Biostar A520 (AM4) não dá video onboard, e já de propósito

Não comprem placas-mães da Biostar com socket AM4 começadas em 520 para usar com processador que tenha vídeo integrado. Comprei e me arrependo amargamente.

As placas Biostar não dão video na porta HDMI onboard. Quando o PC liga, não é possível acessar a BIOS pois o PC não da vídeo. Testei com processador Athlon 3000G, Ryzen 3 3200G e 3400G, Ryzen 5 4600G e 5600G e Ryzen 7 5700G e com nenhum deles deu vídeo na onboard pra ver o setup. Só mesmo ao colocar uma placa de video é que dá pra a acessar o setup dessa placa-mãe.

Comprei 4 computadores no Terabyte com as placas Biostar A520MT, A520MH e A520MH 3.1 e nenhuma delas deu video onboard que deixasse ver o setup. Em todas elas precisei colocar placa de video offboard pra ter acesso à BIOS. Além disso, todas tinham atualizações de BIOS faltando fazer.

Fiz a atualização da BIOS de todas e mesmo assim não resolveu nada. Pior, a BIOS mais nova até tinha recursos a menos e por default deixou o secureboot desativado, tornando a placa incompatível com Windows 11, e ao ativar novamente o recurso na BIOS e salvar, a BIOS até gera telas azuis no Windows. Formatei mas não adiantou, já era. Sempre tela azul sem motivos e em tempos aleatórios. Pode demorar, mas depois de um tempo, dá tela azul inexplicavelmente.

O jeito foi deixar a BIOS em seu padrão com o secureboot desativado mesmo. Enfim, pra aborrecer, na BIOS mais antiga o secureboot era ativado por padrão e não dava telas azuis no Windows. Então…

Outra coisa terrível é que mesmo havendo drivers do Video Onboard no CD da placa-mãe o driver gráfico não é assinado, e ao instalar, seja no Windows 10 ou 11, o driver de video Vegas da AMD não funciona como deveria. O Windows mostra sinal de erro no Gerenciador de dispositivos ( devmgmt.msc ) justamente acusando o driver de video por ele não ser driver assinado. Ao tentar ligar o PC sem a placa de video offboard ainda não dava video na onboard por causa disso.

Por fim, eu tive de dar comandos pra desativar a imposição da assinatura de drivers do Windows e também apliquei um regedit disso. Aí sim o Windows fez dar video na onboard e finalmente pude tirar a placa de video do PC e ele deu video na onboard. Mas mesmo assim não dá vídeo na onboard que deixe entrar no setup.

O PC liga, começa carregando o Windows, e aí sim da video na onboard ( quando carrega o driver de video do Windows), Ou seja, montei 4 PCs que dependerão de uma única placa de video offboard que tenho quando algum dos PCs pare de funcionar, tenho que usar placa de video offboard pra conseguir ver o setup, pois a onboard não dá vídeo que deixe ver o setup.

É brincadeira isso.

Fora o desaforo que é a Biostar (fabricante) ter colocado drivers não assinados no CD da placa-mãe, obrigando o comprador a ter um nivel técnico avançado pra saber que precisa dar os comandos de desativar a imposição de assinatura de drivers do Windows pra só então os drivers dessa placa-mãe funcionar.

Um completo absurdo.

Algo realmente xingling pra te fazer passar raiva.

Obs: no site da terabyte dizia que essas placa mãe ja vinham com a bios atualizada, e dizia apenas que não eram compatíveis com Ryzen 3 , mas que aceitaria qualquer Atlhon, o Ryzen 5 e 7 terminados com a letra G ,

:point_right: também visitei o site da biostar e instalei drivers pelo aplicativo de update automático da marca, mas o aplicativo falha miseravelmente pra instalar drivers sobre o Windows 10 e 11 pois são drivers não assinados e o Windows não deixa instalar ( até deixou mas só depois que dei os comandos pra desativar a imposição da assinatura de drivers)

Também percebi que o aplicativo de atualização de bios do site da Biostar não funciona, é uma mentira, e o próprio site diz pra instalar a bios colocando o arquivo num pendrive e usando o F12 ao ligar o PC, ou seja, update a moda antiga, o app de update de bios de Windows não serve pra nada,

Outra coisa absurda que são placas vendidas dizendo suportar NVME 4.0 e comprei 4.0 , mas na pratica é 2.0. … nem 3.0 não é, nem com Ryzen 5 e 7 os SSD testados não destravaram a velocidade, todos 4 computadores ficaram com velocidade de SSD Sata ( 240Mb/s de leitura e escrita) mesmo sendo SSD NVME 4.0 … sendo que testei esses SSD em uma Foxconn A520M K V2 com Ryzen 5 e na Foxconn a velocidade foi de quase 7 mil megas … evidente que o problema é nas placa mãe da Biostar

Existe uma coisa chamada paragrafos… eles são essenciais para textos desse tamanho…

Geralmente um simples ClearCMOS resolve esse problema. O padrão dessas placas não é o vídeo offboard.

Biostar geralmente é uma marca que presta. Antigamente eles faziam as placas bem highend usadas até pelos melhores overclockers. Atualmente parece que eles estão fabricando mais CxB que vendem melhor.

Quanto à atualizar o BIOS, a Terabyte oferece esse serviço…

Quanto a drivers no CD… tu nem precisa instalar eles pra usar. Apenas conecta na internet e deixa o Windows update instalar as coisas… depois vai no site da fabricante e baixa lá… se o BIOS já não estava atualizado, imagina o CD… hahaha

É meio esperado que tu baixe os drivers atualizados no site da Biostar e da AMD e não ficar usando drivers desatualizados… (Se bem que o WIndows Update já deveria instalar sem problemas).

Vou esperar sair o longa-metragem.

1 Like

O texto não tem um ponto também, geração TikTok é f**a (e se não, pior ainda).

1 Like

O melhor que pude tive paciência de fazer:

Nem sei se é coisa geracional, mas esse não é o único usuário daqui que escreve tão mal que é um exercício de lógica tentar entender o que raios o indivíduo está tentando expressar.

3 Likes

Tentou usar a outra saída de vídeo disponível na placa, a VGA ou a DP?

Normal, todas as marcas mandam com BIOS desatualizada, os notebook da Dell que tenho configurado sempre tem atualização de BIOS e Firmware por fazer quando liga.

Mas quem nesse mundo que mexe com TI usa os Drivers que vem no CD da placa mãe? nem deveria mais vim CD hoje em dia.

Pô, será que o chat GPT não resolve? hue

1 Like

Tentei, coloquei na porta VGA e na DP e também não deu video onboard ao ligar, só colocando placa de video offboard que consegue dar video logo quando liga pra conseguir entrar no setup, mas minha reclamação não é a única, ta cheio de reclamações disso pela internet, acho que o Driver gráfico integrado dos processadores AMD de 3° geração em diante são realmente separados do processador, pois neste caso o processador liga mas a placa de video integrada não liga (apesar de ser dentro do processador), e só quando carrega o Windows ( e carrega o driver de video dentro do Windows) é que liga o video onboard

Este tópico foi fechado automaticamente 90 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.