Banda larga pode aumentar de preço devido a processo da PGR

Originally published at: https://tecnoblog.net/405197/banda-larga-pode-aumentar-de-preco-devido-a-processo-da-pgr/

Operadoras afirmam que internet ficará mais cara se STF derrubar direito de passagem gratuito previsto na Lei das Antenas

Tema complexo. Por um lado é essencial a passagem de mais cabos para ter uma qualidade e expansão melhor de outras operadoras, porém tem lugares que além de ser extremamente feio esteticamente, também prejudica a própria estrutura do poste. Já vi postes sobrecarregados de cabos e que se cair causará um dano muito maior (tanto pra estrutura ao redor ou para os usuários). Ideal seria o crescimento de empresas de redes neutras.

1 curtida

Mesmo o governo cobrando ICMS, PIS, Cofins, FUST e FUNTEL no serviço de de banda larga, esses desocupados da PGR ainda acham que pagamos poucos tributos e que devemos pagar mais um. Com os supersalários que ganham, um imposto a mais ou a menos para eles não faz diferença.

E não duvido ser pressão dos municípios para aumentar a arrecadação a qualquer custo.

1 curtida

amigo, acho que você não leu direito. O que as operadoras querem é poder entrar em propriedades de terceiros para instalar/atualizar antenas. Isso não tem (ou não deveria ter, considerando que as operadoras jogassem limpo) nada a ver com o consumidor final.

é um lance complicado porque aí as empresas decidem como as pessoas vão se relacionar com a cidade (e sim, isso faz uma diferença enorme na qualidade de vida da população)

1 curtida

Se o poste fosse teu, tu acharia certo alguém usar e lucrar em cima dele sem te pagar nada pelo teu investimento?

Eu li direito. Por “propriedade de terceiros”, leia-se via públicas, não propriedade privada. O texto explica isso logo nas primeiras linhas:

O setor de telecomunicações voltou a defender o direito de passagem gratuito, que impede a cobrança de taxas para as operadoras pela presença de infraestrutura em vias públicas.

No final, o texto ratifica que a gratuidade dessa lei engloba cabeamento e equipamentos para banda larga fixa. E não faz nem sentido falar em instalação de antenas para internet fixa. O nome da lei é “Lei Geral das Antenas”, mas não contempla apenas antenas.

A regra também vale para cabos, sistemas, equipamentos e outros elementos de redes de telecomunicações. Ela está prevista na Lei Geral das Antenas (Lei 13.116/2015).

Disse bem, SE o poste fosse meu, mas não é, é do Estado. Eu já pago IPTU, ISS e porventura Contribuição de Melhoria para a prefeitura manter os postes, e pago ICMS, PIS, COFINS na banda larga, sério que você quer que o consumidor pague mais um imposto?

Que diminua a alíquota desses tributos primeiro antes de cobrar mais um, já pagamos impostos demais.

Mas os postes não são do estado, são das concessionarias de energia, e a maioria delas já foi privatizada, por isso dessa pressão por cobrarem pelo seu uso.

1 curtida

Não vai aprovar isso. A não ser que diminuam os outros impostos.

1 curtida

Pode ser, mas o texto fala em infraestrutura de vias públicas, não deve ser só poste, tem que ver o que o texto quer dizer com isso. E de qualquer maneira, onerar o serviço com mais um tributo é inadmissível.

Os postes são, como já dito, em grande maioria das empresas de energia. E várias vias “públicas” que interessam aqui são rodovias concedidas, portanto o direito de uso iria para a concessionária, e não para a União (ou estados).

3 curtidas

Nós já pagamos pela iluminação pública, além de taxas de transmissão, onde o custeio dos postes estão inclusos.

Eu concordo que repassar ainda mais um custo pros consumidores é extremamente horrível, mas de fato, as operadoras de internet usarem a propriedade das concessionárias de energia sem nenhum custo não é muito certo.

Pra mim, o melhor cenário seria o uso e manutenção coletiva da estrutura, mas isso talvez alteraria as regras da concessão e não faço ideia se seria viável/constitucional.

Sem cobranças por uso do espaço publico e dos postes a tendência é disso daqui para pior, se precisa criar um sistema economicamente sustentável para a distribuição dos cabos de telecom.
Precisamos com urgência enterrar o cabeamento, e somente cobrando das Telecom ou proibindo delas utilizarem os postes é que isso seria viável.

image

4 curtidas

O problema é como fazer isso quando não está previsto no projeto da cidade, e ter um custo extremamente alto pra se fazer após estar tudo construído e não abalar nenhum prédio. Infelizmente não é só passar os cabos, precisa ter uma área grande onde ficam os equipamentos (não sei o nome ao certo, talvez galeria), além de que os próprios equipamentos são mais caros e mais difíceis de reparo que as aéreas.

Eu concordo que subterrâneo é a melhor solução estética, mas para implantá-la onde não foi prevista, não sei até que ponto pode ser viável.

2 curtidas

Já falei aqui eu acho, mas eu prefiro meu poste feio com 10 opções de internet do que tudo enterrado com 1 ou 2 opções hehehe.

1 curtida

Abalar os prédios não abala, é normal se ver nas cidades cavarem a rua inteira para fazer novas galerias de escoamento de agua da chuva e esgoto.

Para alguns cenários da para utilizar cabeamento enterrado com armários no nível da calçada, em Porto Alegre a SulGas, passa a tubulação fazendo furos de pontos em pontos e usando um maquinário especial que instala os dutos entre um buraco e outro.
Outra coisa, hoje não existe planejamento para o futuro, ao se reformar ou fazer uma nova avenida não existe legislação obrigando que se enterre o cabeamento, assim as empresas vão empurrando o problema com a barriga.

São técnicas caras, não acho que se justifiquem em qualquer lugar, mas tem muitos pontos que sem pensar em soluções os postes começarão a vir abaixo por excesso de cabos. No link abaixo tem alguns videos interessantes da instalação de tubulações nas ruas.

https://staren.ru/pt/water/a-large-encyclopedia-of-oil-and-gas-trenchless-laying-of-pipes-under-roads-and-other-obstacles.html

Edit: mais um link Até o final de 2016 - Jornal e Revista O Mensageiro

Ai o poste cai e tu fica 1 semana sem internet porque ninguém se acha no emaranhado de cabos dele.
Não precisa enterrar a ultima milha até o cliente, se enterrarem os cabos de backbone resolve 80% do problema.

Não tem problema, aqui os postes caem e é reestabelecido em menos de 10h. O ruim é pagar caro por um serviço sem ter opção.

todos os 10 provedores remontam suas caixas de passagem em menos de 10 horas? impressionante a capacidade de fazerem emendas de fibra desse pessoal;

O ponto é que pagamos uma fortuna pra galera de Brasília e afins, resolver esses problemas. O que falta é governo. Falta o senso de que nosso dinheiro não é capim.

Nossas cidades crescem sem o mínimo de regras estruturais. Não há um plano de modernização de logo prazo.

2 curtidas