Banda larga da Claro e NET fica fora do ar nesta quarta-feira (25)

Originally published at: Banda larga da Claro e NET fica fora do ar nesta quarta-feira (25) – Telecomunicações – Tecnoblog

Clientes de banda larga da Claro e NET relatam dificuldades de acesso nesta quarta-feira (25); saiba como solucionar a falha

Aqui em Goiânia caiu!

Olha aí o que eu falei, a operadora irresponsável vai fazer marketing e aumentar velocidade sem ter infraestrutura para isso. A Claro tá se queimando legal com essa decisão, as queixas contra o serviço só se acumulam. Tudo bem que se o DNS do provedor cair cai pra clientes de fibra também, mas esses problemas de lentidão e instabilidade acontecem mais com tecnologia de HFC, que sofre há tempos com o problema de saturação dos nodes.

1 curtida

O modem da Net daqui de casa não permite alterar as entradas de DNS.

O da TIM permite e já está com CloudFlare primário e Google secundário há tempos. Mas infelizmente o TIM Live está fora há 6 dias em todo meu bairro porque furtaram o cabo e ainda não lançaram cabo novo.

1 curtida

Foi só o problema de DNS?
Não senti nenhuma oscilação aqui.
Mas há muito já uso os DNS do Google…então não me afetou nesse sentido.

É fibra? É o Huawei hg8245q2? Se sim, o usuário “root” não é o administrativo e sim um com menos privilégios. Procure na internet a senha por “modelo modem (caso o modem seja diferente) senha operadora” que abrirá acesso à todas configurações e a possibilidade de alterar mais configurações.

Mudei o DNS no meu roteador da Net e agora nada funciona.
Sem sinal wi-fi e sem sinal Ethernet. Nem IP tá aparecendo :confused:
Me ajudem, por favor

Qual é a marca e modelo? Quais luzes estão acesas?

Em último caso basta fazer um reset pro modem voltar às configurações de fábrica e voltar à funcionar. Depois tente alterar os servidores DNS no próprio Windows, que eu até prefiro por ser mais fácil de reverter caso fique sem conexão após o procedimento.

1 curtida

Tecnologia HFC é coringa, os nodes estão comportando bem a demanda, não esqueça que a Claro é a que mais tem clientes no país.

Olha se arrependimento matasse eu estaria mortinha contratei claro Net a um mês e já fiquei sem internet umas 5 vezes em dias diferentes , fora que me mandaram um chip que nem pedi, mais blz me colocaram um plano pelo combo a princípio bacana porém me deram o número de alguém ou seja que estava sendo utilizado por outro cliente e desde então só dor de cabeça :broken_heart::woman_facepalming:t2:

Internet via cabo da Claro é loteria, tem local que funciona bem mas tem local que é péssima. Nem perca seu tempo com atendente que só vai passar raiva, sugiro anotar protocolo e reclamar na Anatel ou Consumidor.

Pra muitos não estão não, cansei de ver prints do Speedtest de assinantes recebendo velocidade bem abaixo da contratada, além de queixas de alta latência, perda de pacotes e instabilidade na conexão. E justamente por ter mais clientes que esses problemas ocorrem, não adianta aumentar velocidade pra algumas regiões enquanto outras estão com saturação no node.

A Claro não vai investir no DOCSIS 3.1 tão cedo, pelo visto vai morrer nesse 240/20 onde o cliente tem que rezar pro node da sua região não estar saturado e pra não cair no famigerado CGNAT. Quem puder, fuja da Claro HFC e contratem provedor de fibra óptica, internet via fiação de cobre é coisa de museu. Até a Oi fibra, que aumentou upload pra 60Mbps se tornou uma opção mais interessante.

A vantagem do DOCSIS é a questão de combo, que é imbatível no Combo Multi. Hoje eu uso Claro HFC e o serviço é muito bom, e pelo preço, é disparado o melhor custo benefício. Já tive Vivo FTTH, claro que ter um ping ligeiramente menor para o host mais próximo e ter upload mais alto é algo a ser considerado, mas para mim não seria um diferencial (rotas da Claro são melhores que da Vivo, por exemplo). A Oi até tem essa fibra porém a representatividade no mercado é vergonhosa. Minha região tem DOCSIS 3.1, apesar de meu plano ser em 3.0, (3.1 só no plano de 500mbps).
E 240/20 é mais do que suficiente, muitos clientes querem bilhões de Mbps apenas para se aparecer em testes e ver bater km em downloads, sem ter proveito total disso (claro que é interessante, mas não é essencial). Em breve a Claro atualizará os planos atuais, um plano acima de 300mbps está por vir na cartela do HFC atual, e essa tecnologia está pronta para evoluções. Obviamente que novas cidades estão entrando com FTTH mas onde há HFC você consegue evoluir através dos novos protocolos.
E o problema de saturação do node é aquilo, todas as operadoras tem seus lugares bons e lugares podres, com a Claro não é diferente.

Não poderia discordar mais do seu comentário. Cara, 200 ou 240 Mbps de download concordo que são suficientes, mas 20 Mbps de upload é muito pouco. Não é questão de se exibir em benchmark não, é porque é pouco mesmo, não tem o que discutir.

Eu senti mais a diferença agora que estou em casa nessa quarentena, você enviar arquivos pra nuvem e compartilhar torrents a 60Mbps é muito mais rápido.
E pra quem é YouTuber, upload é essencial sim pra enviar vídeos gravados, isso é fato. Até minha mãe comentou como ficou mais rápido enviar vídeos no WhatsApp. Se isso não é tirar proveito de upload mais rápido pra você, então não sei o que é.

E pode esperar deitado a Claro aumentar upload nos planos de HFC, mesmo o de 500Mbps em DOCSIS 3.1 o upload é uma piada, não era nem 50Mbps pelo que me lembre. E com essa crise pode esquecer qualquer investimento nessa tecnologia, o foco agora da empresa é fibra. Eu levanto as mão e dou graças a Deus da Oi ter instalado fibra aqui.

Eu fico com o Combo Multi mesmo, preço imbatível e custo x benefício excelente. Tinha Vivo Fibra aqui FTTH, mas os combos não são atrativos.
Para o usuário comum, 20mbps são muito bem vindos, essa de ficar compartilhando torrent é algo que só existe nessas discussões na internet, a esmagadora maioria não utiliza isso.
Como não sou YouTuber, mais um ponto a favor sobre o que eu disse.
E sobre aumentar upload, conheço bastante do HFC, eu sei que ela não aumentará o upload tão cedo, até porque é da tecnologia (pelo menos em algum dia chegar o DOCSIS 4.0, mas isso é para um futuro não tão perto). O upload do 500mbps fica em 25mbps, o que é baixo em relação ao download, mas completamente usável.
No uso comum, DUVIDO você sentir diferença entre um plano 200/100 ou 300/150 (que eu tive aqui com a Vivo anteriormente) e um plano 240/20 da Claro.

Estou com a claro fibra há 5 dias.
Recém implantada aqui na minha cidade.
Não tive problemas de navegação, mas não consegui usar o TeamViewer.
Tive que mudar pro wi-fi da antiga operadora, que ainda não tirei.

TeamViewer está com problemas nas contas free, foi apenas coincidência não funcionar na rede da Claro.

Faria sentido…
Mas porque teria voltado a funcionar instantaneamente ao mudar de rede wi-fi?

Foi a primeira vez que caiu para mim desde que sou assinante. Só caiu a banda larga. A TV caiu para outras pessoas. Quando consegui falar lá a previsão era de voltar até às 23h (eram 14h). Mas voltou 2 horas depois.
Não tenho problemas com velocidade. Era 120 até semana passada, agora a Claro me deu mais 120 independente de crise do coronavírus. São 240 megas funcionando sem problemas.
Moro em Goiânia.