Bancos tradicionais têm encontrado dificuldade na digitalização ou fazem de propósito?

Troquei de celular e agora preciso ir a uma agência do Santander que fica a 60 km de distância para habilitar o novo aparelho. Um banco digital me pediria uma selfie com um documento ou algo do tipo. Bancos tradicionais tem encontrado dificuldade em se digitalizarem ou eles te obrigam a ir em uma agência de propósito?

8 curtidas

Já tive conta no BB e hoje tenho no Bradesco, nenhum deles me pediu pra ir numa agência, quando precisei ativar um celular novo

4 curtidas

@alisson os bancos tradicionais físicos tem bastante disso, principalmente BB e Caixa, eu tenho três contas na caixa, por obrigação mesmo. Troquei de celular semana passada e tive que ir na caixa com 3 cartões diferentes pra poder liberar o celular pra assinatura digital (além do caixa eletrônico com XP ser extremamente lento), depois criei o pix em duas dessas contas e tive que ir na opção de liberar a funcionalidade na conta também no caixa eletrônico. Então essa questão de ter que ir em agência fisica é uma realidade para muitas pessoas, já tive amigo que comprou e na hr da transferência o banco bloqueou sei la porque e ele teve que na hora ir pra outra cidade pegar fila pra liberar no caixa eletrônico.
Minha esposa trabalha em uma agência e eu vejo por dentro a quantidade de incomodação e de pesoas desisformadas com problemas de tudo quanto é tipo. Coisas que não teria em um banco 100% digital.

4 curtidas

Eu tenho uma conta corrente da Caixa e é necessário eu ir à uma agência para habilitar o meu smartphone para fazer operações virtuais. Até para recuperar a senha alfabética, é necessário ir à agência. Ou seja, é bem anos 90! Um absurdo! Os bancos digitais já fazem tudo isso online. É um saco!

4 curtidas

BB não exige mais ir na agencia liberar o acesso do celular, fiz isso a uns meses atrás numa conta que nunca tinha sido acessada pelo celular e funcionou tudo bem. A caixa sabemos que é berço da burocracia no brasil.

Sabe que eu não gosto 100% disso, acho muito inseguro tu só entrar com uma senha que usa no dia a dia e tirar uma selfie e ter acesso completo ao banco, acho que falta uma camada de segurança, ai, até um daqueles cartões de papel com senhas descartáveis que alguns bancos usavam antigamente seria uma boa ideia.
Uma duvida, tu tem de ir a uma agencia especifica do Santander ou qualquer uma serve? os caixas 24h não servem pra isso?

4 curtidas

Uma mensagem no aplicativo especifica caixas do Santander. Não há uma agência especifica, mas a mais próxima fica 60 km distante.

4 curtidas

O requisito pra eu ter conta em um banco, é não precisar sair de coisa para resolver problemas ou autorizar acesso.

4 curtidas

Banco tradicional não foge desse perigo com senhas. Se a pessoa tiver sua senha ela também consegue acessar sua conta por outras vias. Ter acesso via smartphone é apenas uma comodidade.

4 curtidas

Meu banco tradicional é o banrisul, só consegue movimentar pela internet se liberar o dispositivo usando o cartão do banco com a senha de letras que não é usada pra nenhuma outra transação além de liberar dispositivos, ou seja, muito improvável alguém conseguir essa minha senha. Inclusive o banco fornece leitores do chip do cartão para usar o home banking no computador.

3 curtidas

A gente sabe que não existe sistema 100% seguro. Pode ser letras, números, códigos de verificação etc, sempre tem alguém que consegue burlar e roubar.

3 curtidas

No BB, é realmente muito simples. Você pode ativar recebendo um SMS no número pré-cadastrado.

Agora, no Bradesco, depende muito. Se você ainda tem o celular antigo, é só usar ele pra gerar a chave de segurança e ativar o aparelho novo. Agora, se não tem mais o antigo, precisa ir numa agência ou caixa eletrônico (foi o que tive que fazer recentemente, quando formatei meu celular). Mas eles estão implementando uma função que o app ativa automaticamente com base na localização. Tentei usar essa função e não consegui, e não encontrei muitas informações de como funciona, mas acho que quando amadurecer mais, vai ser possível ativar o aparelho sem maiores dificuldades.

6 curtidas

Acho q é de propósito por comodidade dos bancos. Se tá funcionando assim, por que trocar? E nessa vão enrolando o máximo que pode.

Tiro isso do próprio Itaú (que tem aquele iToken ridículo!). Ele até dá uma de banco moderno, com descrições cheia de gírias e atendimento descolado, mas não passa de um bancão tradicional com atitudes já defasadas, como é o caso do app Credicard, que tem notificações, mas cobram R$6,90 pra enviar mensagens SMS por compra que você faz no cartão, coisa que quaisquer outro banco é grátis via push!

São pequenas coisinhas como as notificações ou até essa de necessitar ir à agência desbloquear um celular que passam despercebido para a maioria dos usuários e o banco lucra (Imagine se eles iriam gastar dinheiro contratando várias outras equipes pra analisar as fotos de cadastro de cada usuário sendo que podem fazer via caixa eletrônico que, como eles já possuem, saem de graça).

7 curtidas

Essa verificação tende a ser automatizada. E só em casos que o algoritmo não der certeza da prova de vida/face match é que entraria alguma triagem manual.

https://idwall.co/face-match/

3 curtidas

Meu cartão de débito do Banco do Brasil venceu e pra pegar o novo teria que ir na minha agência fazer o pedido do novo (hoje moro em outra cidade). Solução: pedi um cartão de crédito que é múltiplo, que foi entregue em uma semana na minha casa, e só desbloqueei a função débito. Fazem de tudo pra dificultar.

2 curtidas

60km é bem longe. Sei que nem toda cidade tem agência bancária, mas o ideal, pra facilitar, é ter conta num banco mais próximo do trabalho ou casa.

Sendo iOS, o restore dos apps é transparente, sem necessidade de ativação.
No Android isso muda um pouco e vc tem que reativar tudo, mesmo restaurando do backup. Pelo menos eu nunca consegui resolver isso no Android.

De todo modo, todo banco tradicional, público ou privado, tem suas burocracias, alguns um pouco mais, outros um pouco menos.
As fintechs tb têm seus problemas e limitações.

3 curtidas

Receber esse tipo de informação por SMS é furada, se teu número for clonado facilita o acesso indevido a conta. No meu caso a cada 4-6 meses vou num caixa eletrônico desbloquear o o BB no celular.

Tenho conta no Santander também, nos 3 anos só precisei desbloquear o celular duas vezes (uma no primeiro acesso). E quase todas as funções são feitas com o gerador de tokens do app. Das poucas vezes que precisei falar com o gerente, foi por telefone/whatsapp

2 curtidas

No Android o desenvolvedor pode optar explicitamente por não permitir o backup automático dos dados do seu app, e de fato, a maioria esmagadora dos apps financeiros faz isso ¯\_(ツ)_/¯

5 curtidas

E na Apple não teria essa opção. É isso?

2 curtidas

Teria que consultar a documentação da Apple pra afirmar com certeza, mas pelo que me recordo, você, como desenvolvedor, deve separar explicitamente os dados do usuário (preferências, credenciais de entrada, etc.) dos dados do app (caches, arquivos temporários, etc.). Dados do usuário são inclusos no backup (tanto na iCloud quanto no iTunes), dados do app são ignorados.

No Android, é tudo ou nada: o backup é controlado por uma flag no manifesto do app, se a flag não foi definida (ou foi explicitamente definida como “true”), todos os dados do app (incluindo caches e arquivos temporários) podem ser salvos em um backup. Se a flag tiver sido explicitamente definida como “false”, como na grande maioria dos apps financeiros, nenhum dado será salvo…

5 curtidas

Os bancos tradicionais tem esse nome por um motivo, são tradicionais mesmo, e o setor bancário tradicional é muito lento em inovações, além de possuir um forte conservadorismo.

Além disso, as maiores instituições do país se enquadram nessa categoria, o que significa que milhões de clientes estão em jogo, não da pra se modernizar do dia pra noite.

Mas isso não quer dizer que eles fazem de propósito, obviamente seria uma super vantagem econômica fechar todas as agências e só resolver tudo via app.

Mas e os clientes daquela cidadezinha do interior do Acre com 5000 habitantes sem internet que nunca viram um app bancário na vida?

Ao contrário das fintechs, os bancos tradicionais tem que lidar com problemas mais tradicionais, e um sistema digital super eficiente é algo que pode dar mais dor de cabeça do que trazer solução pra eles.

Mas é questão de tempo, um dia eles chegam no mesmo nível de uma Nubank e similares.

5 curtidas