Banco Inter terceiriza pagamentos de impostos

Alguém tem conta PJ no banco Inter?
Fui pagar um DAS (documento de arrecadação de empresas do simples nacional).
Mas eles repassam o pagamento pra um banco terceiro (no caso o Santander) e não te emitem um comprovante de pagamento e sim um comprovante de agendamento.

Alguém já passou por isso? O valor, inclusive, já foi debitado da minha conta.

2 curtidas

Que curioso. Até o Nubank aparenta ter pagamento de DAS próprio.

1 curtida

Demorei a achar, mas achei uma reclamação sobre isso, de 2018, no Reclame Aqui.
Minha preocupação é o valor não ser pago e eu ficar com pendência junto à Receita Federal.
Porque numa possível necessidade de comprovação, duvido q a RF ia aceitar um comprovante onde está escrito “agendamento” e no final ainda fala q depende de haver fundos na conta.

1 curtida

vc tem conta no Santander, se tiver, consultando os comprovantes dentro no próprio sistema, não pode achar o comprovante de pagamento.

Se não, acho que somente ligando no banco

1 curtida

Não…é o Inter quem está terceirizando o pagamento de DAS para o Santander. Eu não tenho nada com o Santander.

1 curtida

Confirmo essa informação. Eu trabalho no financeiro de um órgão federal e confirmo que, de fato, apesar de o SIAFI já aceitar convênio de fintech, o Inter é um dos que não reconhecemos para pagamento (morosidade do banco em se regularizar para aceitar, muito provavelmente) de GRU, DAS, DARF, e etc. Eu pessoalmente acho arriscado essa manobra e pode te deixar descoberto em caso de alguma situação com a Receita Federal.

4 curtidas

Muito obrigado pela informação! Concordo. O comprovante de agendamento não me serve, caso eu tenha q comprovar o pagamento junto á RF.
Tô vendo q vou ter q procurar outro banco pra ter conta PJ.

Algum aí q não cobre taxas de cestas de serviço? É pra uma ME, então quanto menos custos me gerar, melhor.

C6 aceita pagamento de DARF, DAS, GRU, etc?

Sendo uma ME, eu até poderia pagar através da minha conta pessoa física, mas a ideia seria não misturar PF com PJ.

1 curtida

É de se esperar que quando o pagamento for efetivado o Inter tenha como te fornecer um recibo de pagamento real.

Mas pqp nem pra aceitarem essas guias, ainda mais que são um ACTUAL BANK.

1 curtida

Era a expectativa. Mas se vc ler o link q eu postei sobre outra pessoa reclamando no Reclame Aqui, vai ver q a pessoa teve q esperar vários dias úteis pra ter acesso ao comprovante.
Bola fora total do Inter - estamos falando de uma fintech, mas de um banco q existe há mais de 20 anos, apesar de ter sido apenas uma financeira da MRV, q é do mesmo grupo.

2 curtidas

Não tenho amplo conhecimento do sistema de pagamento de guias de recolhimento, porém imagino que isso seja devido ao convenio, por exemplo:
Aqui no Paraná, os bancos conveniados para recolherem o pagamento dos débitos do Detran são o Banco do Brasil, Santander, Sicredi, Bancoob (Sicoob) e Rendimento. Ao tentar pagar o boleto nos bancões Caixa e Itau, já trava dizendo que o boleto não é valido; porém no Inter e C6 passam, e aparece quem é a instituição que realmente efetou a quitação (igualzinho o seu relato).
No exemplo abaixo é um licenciamento que paguei no C6, que repassou o pagamento para o Fibank, que provavelmente quitou o débito com algum dos bancos conveniados que citei acima.

Já paguei algumas vezes estas guias de recolhimento de taxas pelo C6 e Inter, e nunca tive problemas, porém imagino em uma hipotética situação onde o pagamento não caia. Se eu cobrar o C6 eles podem alegar que o pagamento for feito e devo verificar com o Detran para baixar o débito. E se eu for no Detran, pode ser que eles falem que não podem baixar, pois o banco que fiz o pagamento não é um banco conveniado, conforme instruções para pagamento. E ai, como ficaria?

2 curtidas

Eu confirmo tbm, paguei uma DAS e aconteceu a mesma coisa. Caiu certinho no final.

1 curtida

Pois é. Acho isso grave, pois caso tenha q comprovar o pagamento junto à Receita, ela pode não aceitar o comprovante do Inter, informando q o pagamento foi terceirizado pra outro banco. Isso geraria um imbróglio desnecessário.
Fosse um pagamento pequeno, da casa de poucos reais, ainda vá, mas estamos falando de uma guia de impostos de alguns milhares de reais, cuja multa por falta de pagamento é bem alta.
De qualquer forma, já estou vendo uma alternativa pra outra conta PJ, mesmo q seja em algum bancão. Os supostos 100 reais q o Inter deixa de cobrar de cesta de serviços é muito pouco frente a um risco de perdas muito, muito maiores, em caso de algum problema.

2 curtidas

Só encerrando o caso, eu tirei aqui agora um extrato no site da Receita e consta o pagamento.
OK, menos mal. Mas ainda me sinto inseguro com essa terceirização de pagamentos. Quando funciona é uma maravilha, mas nem posso imaginar no caso em que surge alguma inconsistência. Não tenho tempo pra me preocupar com isso.
Obrigado a todos que comentaram.

3 curtidas

Fala!

Estou na mesma situação que voce. Minha conta PJ ME está no pagbank (do pagseguro). Funciona direitinho, não pago nada de mensalidade pra eles, tenho pix gratuito (por ser ME) e pago meus impostos direto no app do banco. Nada a reclamar.

Ok, só uma pequena reclamação: O comprovante de pagto que eles emitem é um JPG e não um PDF. Se eu não tivesse uma reclamação, não seria eu, né? :smiley:

Recomendo o banco. Eles sao meio enrolados quando voce precisa de algo que não está no app, mas de resto, tudo ok.

3 curtidas

Só vi o tópico agora.
Tenho PJ no Inter há pelo menos 3 anos, sempre paguei GPS, DAS e FGTS, sempre emitiram um comprovante de pagamento (e não agendamento) além de nunca ter dado nenhum problema nestes pagamentos.

5 curtidas

Desculpe reativar o tópico, mas eu tenho conta lá e o que eu faço é no final do ano, solicitar por e-mail todos os comprovantes e eles enviam pra mim. Assim fico mais tranquilo.

Eu não tenho acesso a esse comprovante. O único disponível é o de agendamento, falando q vai pagar via Santander.
Até pedi pra eles, mas eles pediram 5 dias úteis.
Se todo mês for assim, fica inviável pra mim.

Este é só mais um exemplo de como as fintechs ainda estão bem atrás dos bancos tradicionais em termos de recursos e operações disponíveis.
Temos conta PJ no Nubank e eles não aceitam pagamento de GPS atrasada, nem qualquer outro pagamento sem código de barras. Também não têm DDA - Débito Direto Autorizado, que centraliza todos os seus boletos. Cobrança, protesto? Nem pensar.

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.