Banco do Brasil pode ser privatizado para concorrer com fintechs

Originally published at: Banco do Brasil pode ser privatizado para concorrer com fintechs – Negócios – Tecnoblog

Presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, diz que instituição deve ser privatizada para se adaptar ao modelo de open banking

1 curtida

Precisa e é com urgência. Outro dia mesmo fui numa agência que só atende PJ por aqui e fiquei quase 2 horas esperando atendimento. Isso porque tinham 10 funcionários na agência pra o tipo de atendimento que eu precisava e NENHUM deles queria atender antes que a senha fosse chamada. Por fim quebrei o pau dentro da agência e acabei atendido por um gerente. Os funcionários? Nem se mexeram. E isso que o BB nem é 100% estatal.

E por falta de banco público, já temos a CEF.

5 curtidas

Meu sonho é ver estes concursados igual foi no tempo do Banespa, trabalhando pra uma gestão privada e tendo que tratar bem a população senão perde o emprego.
Muitas vezes o funcionário desta instituição acham que somos animais.

4 curtidas

Poucas coisas são mais previsíveis do que o discurso de privatistas no controle de estatais. A natureza das estatais não permitem que elas sejam eficientes, logo, é necessário vender. Ser de capital privado faz mágica, nunca empresa ou banco privado algum foi gerido de forma ineficiente e faliu.

Será se esse indivíduo, que é nada mais nada menos que o presidente do BB, pode fazer absolutamente nada? Só fala em privatização. Cadê os planos para enfrentar essa concorrência que estar por vir? Parece até que privatista em posição de comando age de forma ineficiente, para gerar sucateamento e justificar a venda.

15 curtidas

Que mensagem mais sem noção.

Primeiro, esse discurso de sucateamento: tu estraga tuas coisas antes de vender pra desvalorizar e vender mais barato?

Segundo, não é questão de mágica, mas qual a motivação de uma empresa pública ser eficiente sendo que o estado vai cobrir qualquer prejuízo?

E por fim, se privatizar, não me interessa quais os planos de enfrentar a concorrência, que se dane. Não envolvendo dinheiro público não me interessa.

4 curtidas

Sou a favor desde que tenha no minimo um banco do governo. Só eles oferecem juros baixo pra financiamentoe imobiliario. Os outros correm atras quando a CEF baixa os juros.

Portanto deixar TODOS os bancos privados teria um risco grande de cartel.
Pivatiza o BB mas deixa a CEF publica.

2 curtidas

Sempre que vou na minha agência, dos cerca de 11 ou 12 balcões de atendimento, acho que nunca vi mais de 3 funcionários atendendo ao mesmo tempo. Já fui de manhã cedo, perto do almoço, logo depois e no fim da tarde, e a cena se repete, a maioria dos guichês fica desocupada, mesmo com uma fila enorme de clientes para serem atendidos.

Mas também já presenciei isso quando a agência estava quase vazia e ficavam esperando a senha em vez de atender logo quem estava esperando.

Se no BB que é uma empresa mista é assim, imagine a desgraça que não deve ser o atendimento da Caixa, onde nada funciona como deveria e tudo é absurdamente burocrático.

Lembrando que, por ironia, o Banco do Brasil é líder em Open Banking no Brasil.

Ainda hoje os únicos bancos brasileiros que disponibilizam API e documentação para tal são o BB (https://developers.bb.com.br) e Original (https://developers.original.com.br).

7 curtidas

Como disse @gutocabral , o BB já é líder em OpenBanking. Além disso, seus serviços online não devem em nada para outros, sendo melhor que Banco Inter. Nunca faço nada fora da internet, até falar com minha gerente de conta, que faço pelo app do banco.
Só acho as taxas excessivamente altas, mas é consequência de sua posição de mercado.

O BB sendo banco de capital aberto, do Novo Mercado, e já trabalhando na prática como banco privado, não vejo o motivo do discurso. É sem sentido. Não vejo motivo até pra sua existência, pois já existe a CEF. Mas esse discurso parece mais tentativa de sucatear o serviço pra poder vender barato.

4 curtidas

Meu sonho é ver estes concursados igual foi no tempo do Banespa, trabalhando pra uma gestão privada e tendo que tratar bem a população senão perde o emprego.
Muitas vezes o funcionário desta instituição acham que somos animais.

Sou clientes de muitos bancos e passei minha vida de mudanças, sendo atendido em diversas agências de diversos bancos públicos e privados pelo país. Nenhum atendeu do jeito que você está falando. Alguns tinham sim problemas de atendimento, com fala crônica de funcionários, mas nenhum tratou assim, “como um animal”. Seu problema ou foi muito pontual (afinal, é um ser humano atendendo você) ou é a mesma mentira que muitos falam por aí pra tentar justificar algo. Eu mesmo já fui ofendido por pessoas quando era estagiário atendendo o público em um órgãos público, com pessoas achando que eu era um escravo e eu tinha a obrigação de fazer mágica, fazendo seus problemas desaparecerem instantaneamente.

Muitas vezes o atendimento físico de bancos privados e públicos são feitos por poucas pessoas, que precisam trabalhar dobrado pra dar conta do serviço, que é sim burocrático por conta a legislação restritiva (que tem seus motivos pra ser assim, inclusive).

9 curtidas

Primeiro eu não menti, realmente venha nas agências da zona norte de SP, o Banco do Brasil tem um péssimo atendimento, minha mãe tem dificuldade visual, você chama o atendente para ajudar eles vem com maior falta de vontade, lá dentro isto na agência de Franco da Rocha que estamos com um processo contra o BB o gerente puxou o histórico do meu tio que faleceu e deixou um testamento pra minha mãe ser a tutora dos bens por ele não ter filhas, com os problemas que ela teve na vista foi depois de um ano, a gerente tirou um print que tinham limpado a conta no print mostrava que o mesmo foi interno a mesma esqueceu de cortar o mesmo e não queria deixar nós sair da agência com a prova, como se fôssemos ladroes, no geral estamos indo pra segunda audiência a primeira ganhamos do banco e sim vão ter que indenizar.
Sem contar as filas e mais filas intermináveis, sim todo banco tem problemas mais Banco do Brasil e caixa são os piores, porque mesmo que você reclame no sac e já fiz o funcionário amanhã estará do mesmo jeito sem mudanças afinal não perde o emprego correto?

@Fabio_Laurindo, qualquer servidor público pode perder o emprego. A estabilidade é pra proteção pra fins de política, quando alguém fala “não vou com sua cara, então está demitido” pra poder colocar amigos pra dentro do serviço público. Mas ainda assim, o BB não possui servidores públicos e sim empregados públicos, que são concursados contratados por CLT e com demissão motivadas, mas sem as mesmas regras da estabilidade. E isso em alguns casos, já que o BB e outras empresas públicas contratam via empresas terceirizadas.

O que acontece é que ninguém vai ser demitido pq “alguém quer”. Como eu disse, a maioria das instituições financeiras públicas e privadas tem falta crônica de pessoal, que tem que trabalhara dobrado e por isso o atendimento demora.

5 curtidas

O atendimento no BB e na Caixa é abaixo da crítica.
Mas os bancos privados não ficam para trás.

Felizmente, não entro em um banco há anos! Tudo meu hoje é online e se por acaso preciso tirar dinheiro vivo, vou em algum caixa em supermercado, farmácia ou shopping center.
Meus investimentos faço todos em corretoras, fora dos bancões.

O APP do BB é o melhor de todos disparado, a quantidade de convênios e o atendimento on line são próximos de tudo que preciso. Agora, esse presidente do Banco aí ta na hora de jogar fora, baita discurso pró mercado e anti empresa, como se o BB fosse uma empresa pública dependente do tesouro de capital fechado, tipo a empresa pública inútil do trem bala que nunca fez o trem.
Isso é a minha percepção como cliente de mais de duas décadas. Agora, pra quem precisa ir em agência, o calvário vai ser igual, seja no Bradesco, no Itaú ou no BB, equipes reduzidas, desmotivadas e cada vez mais cobradas, trabalhar em banco é um inferno e muito desse horror é causado pelos clientes. Alguém já viu alguma pessoa feliz na fila de um banco? se tá ali é para resolver problema, pagar conta que ele fez e tá puto por isso e por aí vai, muita energia negativa. Experiência própria de dois anos de Bradesco, inferno na terra.
Os que cantam que privatizar é o paraíso, olha a Vale aí, ou melhor, pede pra cancelar o seu plano de internet…

6 curtidas

Não posso me furtar em comentar sua postagem.
O objetivo de uma empresa pública é diferente de uma empresa privada. Isso é um equívoco comum. Uma empresa privada visa o lucro para os acionistas ou proprietários. Isso é básico. Já uma empresa pública visa atender alguma lacuna do mercado, ou por falha deste, ou por necessidade de induzir ou privilegiar alguma vertente econômica. Assim, o BB, por exemplo, tem atuação muito forte relativamente ao agronegócio. Nesse aspecto, o eventual prejuízo deve ser suportado pelo benefício. Imagine, por exemplo, uma empresa pública de reciclagem de baterias. Seriam deficitárias, por certo, e a iniciativa privada não se interessaria pela área. Mas sua função é muito importante se a sociedade pretende ter meio ambiente suficiente no futuro.
Quanto ao problema do sucateamento, se você quer vender alguma coisa que é sua, realmente você vai, no mínimo, “dar um tapa” para vender, mesmo que esteja vendendo uma porcaria. No entanto, se a empresa é pública e, infelizmente, entendida como de ninguém na nossa terra, então, por comprometimento ideológico, ela pode sim ser sucateada para ser vendida barato e recuperada posteriormente.

3 curtidas

Há um ponto muito interessante na sua postagem. Realmente, os serviços bancários de varejo no país são cartelizados. Veja, temos praticamente quatro ou cinco bancos que dominam quase a totalidade do mercado. Isso não podia nunca ter acontecido, mas ocorreu em virtude do Proer, na época do Fernando Henrique, e os governos que vieram se omitiram sobre o caso.
Os novos bancos digitais e as fintechs estão começando, finalmente, a rachar esse cartel, em benefício dos usuários.
De qualquer maneira, esse problema não inviabiliza a existência de um banco público.

1 curtida

Esse presidente do Banco do Brasil deve ser bem incompetente para sugerir apenas a privatização como solução para os problemas da empresa…

4 curtidas

Agora uma verdade seja dita: o internet banking do Banco do Brasil é quase perfeito. Tanto o app do BB quanto o do Ourocard funcionam maravilhosamente bem, a interface é intuitiva e tem todos os recursos que preciso.

2 curtidas

Quanta asneira nessa notícia, tanto por parte do presidente do Banco como por parte de quem está comentando aqui. O Banco do Brasil é uma estatal lucrativa, ele devolve dinheiro pro tesouro nacional. Mesmo a Caixa Econômica é lucrativa. O Banco do Brasil teve 18 bilhões de reais de lucro em 2019, se não me engano, e a CEF teve mais de 10 bilhões.
Ambos os bancos são patrimônios do povo brasileiro, foram construídos às custas de muito trabalho ao longo de mais de UM SÉCULO no caso da CEF e de mais de DOIS SÉCULOS no caso do Banco do Brasil. Todos os setores da economia brasileira, praticamente, contam com crédito provido por um desses dois bancos, a juros baixos - coisa impensável para a iniciativa privada no país. Para além disso, toda a folha de pagamento do funcionalismo público federal, e aposto que a maior parte do estadual e municipal, é gerida pelo Banco do Brasil. Bolsas de pesquisa, salários, TUDO. É um absurdo pensar em privatizar um banco LUCRATIVO, e que tem tamanha importância social, econômica e cultural pro país. Na verdade, o Banco do Brasil deveria ser TOTALMENTE estatizado, assim como é a CEF.
A iniciativa privada não contribuiu com nada na construção desses dois bancos, e nem na construção de nenhuma estatal do país. Ela não deu um centavo pra nada. E agora querem vender tudo, provavelmente por preço de banana? Privatizam os lucros e socializam os prejuízos? O Governo Bolsonaro, junto da equipe econômica do Paulo Guedes, é o maior descalabro que já aconteceu na história do país. Vamos em direção ao abismo.

3 curtidas