Banco Central inicia estudos para emitir moeda digital

Originally published at: Banco Central inicia estudos para emitir moeda digital – Finanças – Tecnoblog

Nova moeda faria parte da política monetária do país, diferenciando-se de criptomoedas como o bitcoin

1 curtida

Dependendo de como for projetado e implementado, pode facilitar o rastreio do dinheiro e dificultar fraudes e crimes envolvendo lavagem de dinheiro.

Por isso um sistema desses, que pode ser o primeiro passo para a diminuição massiva do uso do papel moeda, pode ter alguma resistência de “forças ocultas”. :man_shrugging:

2 curtidas

Por forças ocultas leia-se próprio governo, que planeja taxar pagamentos digitais e transações no cartão, estimulando assim o uso de dinheiro em espécie.

1 curtida

Conhecendo bem o Brasil, eles farão alguma presepada sem precedentes que imposssibilitará o rastreamento de certas contas.

Mas no mais, é uma coisa que eu estava querendo que acontecesse… que as cédulas de papel e moedas desaparecessem. VIrando tudo digital… rastreavel.

Mas seria bom se tu pudesse colocar um valor na “carteira” e deixar todo o resto no banco, sem mostrar todo o valor que tu tem. Ai no caso de assalto, era só dar o que estava na carteira que o resto estaria a salvo… (yep, tenho paranoia com levar tiro por causa de 50 reais ou perder os 120 reais que tenho no banco. hahaha)

1 curtida

E qual a diferença da “moeda oficial”? Praticamente nenhum país no mundo ainda tem lastro em ouro da sua moeda.

Mas usam outras commodities, não?

Não.
No máximo usam o dólar americano, mas acho que também é a minoria dos países.
Hoje em dia as moedas praticamente não tem lastro no sentido mais conhecido da palavra.
Pra emitir ou não mais moeda usam basicamente o nível de dívida pública e taxa de inflação em relação à meta da taxa.

O valor da moeda hoje em dia é baseada basicamente na confiança e, em certa medida, na lei.

Não vejo a hora desse sonho se tornar realidade!!! :heart_eyes:

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.