Avaliações suspeitas colocam em dúvida notas de alguns restaurantes no iFood

4 curtidas

iFood é isso. Golpe e fraude um atrás do outro. Quando não é o entregador tentando te empurrar cobrança de delivery que tu já pagou pelo aplicativo é ele (ou loja) te pedindo número de telefone pra dar golpe na entrega (na entrega pede o código, que são os 4 últimos números do telefone). Aí se juntam as avaliações falsas pra alavancar restaurante.

O que sobra: consumidor tem que “se virar nos 30” perdendo tempo analisando avaliação de loja e algo que era pra ser um simples pedido de delivery se torna um exercício de paciência.

E um “causo” que aconteceu comigo dia desses: entregador do iFood logo que recebeu a encomenda mandou no chat: “passa o zap pra facilitar a entrega”. Eu passei o do número comercial (no ifood o cadastro é do residencial) sabendo que o sujeito ia tentar me passar a perna. Dali um pouco o cara chama no chat de novo: “não tô conseguindo mandar mensagem nesse zap, passou o número certo?” e no rastreamento do app dava pra ver que o entregador estava parado do lado do restaurante. Isso só reforçou que o cara tava tentando forçar um golpe. Por fim ele veio fazer a entrega. O sujeito estava num mau humor que dava até medo. Só faltou jogar a comida de dentro da mochila pra cima de mim. E eu falei na cara dele: “dessa vez vou ficar quieto e não vou te denunciar. Mas fica esperto com quem você tenta passar golpe”. O entregador ficou branco igual a uma vela. Montou na moto e saiu correndo como se não houvesse amanhã.

6 curtidas

Isso lembra o caso de resenhas falsas no site da sephora alguns anos atrás :grimacing:

2 curtidas

Possivelmente uma passada de pano mesmo, pois se olhar pro passado naquela tentativa de flood de reviews falsas no Google Restaurantes, a solução existe e não implementação porque não é uma prioridade provavelmente.

1 curtida

Acompanho as avaliações da AppStore e percebi um que algumas empresas depois de receber um monte de avaliações ruins recebem um monte de avaliações sem nexo de 5 estrelas. Isso me leva a crer que as empresas falam ou obrigam os funcionários a fazer tais avaliações.

3 curtidas

Outra coisa extremamente irritante que é agora praticada por quase todo mundo na minha região é desativar os comentários das avaliações, algo que até hoje acho bizarro o iFood ter passado a permitir. Não sei vocês, mas em outras plataformas (ex: Google Maps) eu sempre ignoro avaliações onde só tem a nota sem comentário, pois são inúteis. Uma avaliação de 5 estrelas e nada mais não me diz nada, pode ser a tia do dono ajudando. Da mesma forma que uma avaliação de 1 estrela e mais nada pode ser o concorrente querendo sacanear pq sim.

Logo, os comentários são extremamente úteis para contextualizar e entender porque Fulano deu nota 4 naquela pizza ou nota 2 naquele milk-shake. Sem comentários é tipo abrir um review aqui no Tecnoblog e só ver a nota, ignorando todo o resto. Qual a utilidade disso?

Enfim, prática extremamente lixosa que inutilizou completamente a função de avaliar o restaurante, pelo menos na minha região.

7 curtidas

Isso me lembrou um caso peculiar onde, ao receber um pedido do McDonald’s basicamente destruído e o entregador desconversar ao reclamar no ato da entrega e simplesmente sair vazado e me deixar falando sozinho, o suporte do iFood levou três dias para sequer ler o chat e mais outros três dias úteis pra responder “pedimos desculpas blabla toma o dinheiro de volta”. Isso pra um tipo de solicitação que costumava levar minutos, com 6 fotos anexadas mostrando a tragédia (o copo de refri furou durante a entrega, vazou inteiro no resto do lanche e ficou “incomível”. Talvez o entregador empurrou o pacote pra dentro da bag minúscula dele ou algo assim). Fico imaginando casos mais simples a novela que não deve ser pra resolver.

3 curtidas

Só mais motivos para pedir direto pelo restaurante. iFood virou terra de ninguém a tempos e quanto mais relatos leio mais a plataforma se queima. Esse sistema de avaliações que não obriga a escrever é bem ruim. E não é só no ifood, é em qualquer plataforma.

3 curtidas

Isso é geral na internet, eu sempre avaliava tudo mas de uns tempos pra cá parei de perder meu tempo.

MercadoLivre por ex pode ver que é raro resenha negativa de algum produto, várias vezes avaliei e minha opinião sequer aparece no produto se não for boa (principalmente produtos da própria marca do ML).

Magalu comprei um aspirador robô e tentei fazer uma avaliação recheada de pontos positivos e negativos sequer conseguia enviar e sempre dava erro.

Empresas no Google Maps mesma coisa, tive dois problemas com empresas locais onde fui coagido a remover a negativa pra recuperar meu prejuízo, logicamente que fiz pois não vou pagar pra alertar outras pessoas.

Enfim internet é isso, todo mundo pode falar sobre tudo e nada vem com certificado de autenticidade…

4 curtidas

Agora faz sentido… Pedi uma sopa num restaurante avaliado em 4,6 estrelas e foi a pior sopa que eu tomei na vida… Estava fria e ainda esqueceram os croutons… No chat do restaurante eu falei isso e o atendente falou “fica como crédito no próximo pedido”, como se eu fosse pedir novamente… Lendo a matéria, realmente tem diversas avaliações feitas pelo mesmo usuário no mesmo dia…

2 curtidas

Por incrível que pareça, são os markets places chineses que estão com mais credibilidade nesse quesito. Na shopee por exemplo as avaliações são uma maravilha. Bem organizadas, com fotos e vídeos. Inclusive já é moda dos chinas darem bônus para avaliarmos (seja positiva ou negativa a avaliação)

Acontece inclusive de eu ver a avaliação de um produto na shopee pra depois comprar no mercado livre kk

4 curtidas

Shopee é de Singapura. As avaliações da shopee são as melhores que existem mesmo. Ali também é boa.

1 curtida

Eu percebi isso lá por 2021. Aqui na cidade tem um restaurante péssimo. Que beirava várias vezes 2 estrelas. E magicamente um Eduardo salva o restaurante para 4.5 estrelas com pedidos e avaliações fantásticas seguidamente.

3 curtidas

Isso é uma GRANDE VERDADE, tenho presenciado isso diáriamente. Sou dono de Restaurante no ifood bem antes do ifood ser forte como ele é hoje e essas Fakes avaliações não param de acontecer. Isso prejudica tanto os Consumidores quanto os Restaurantes que trabalham sério. Gostaria que um repórter acompanhasse por um tempo nossas operações para ele flagrar essas irregulariedades que acontecem no dia a dia.

4 curtidas

Por isso que é complicado experiementar novos restaurantes no iFood (e provavelmente qualquer delivery)…

Seria interessante se alguém fizesse uma extensão no Chrome/Firefox que analisasse esse tipo de coisa no iFood. Tu abria o iFood, a extensão ia, carregava a página de resenha e analisava as resenhas…)

1 curtida

Aliexpress tem bastante golpe TMB. Repare que alguns produtos são recheados de avaliações num intervalo de 1 ou 2 dias. Todo mundo pediu junto e recebeu junto.

1 curtida

Teu comentário é excelente pois, vai em um dos pontos centrais dessa questão. Há muita gente limitada e preguiçosa mentalmente, que, ao invés de usar melhor um recurso que inclusive pode melhorar a sua própria experiência no futuro, simplesmente só coloca as estrelas.

São analfabetos funcionais (algo que esse país forma numa quantidade absurda todo ano)

Dá pra ver isso também em diversas reclamações do Reclame Aqui, onde esses limitados descrevem porcamente um problema e depois que a empresa responde, eles não voltam pra dizer como a coisa foi concluída, te deixando no vácuo sobre aquele problema.

1 curtida

É por isso que só levo em conta empresas cujas notas de avaliação possuem comentários bem descritivos. Se não for assim, o lugar já se tona lixo automaticamente.

O mesmo ocorre no Google Maps, por exemplo. Adoro ler e entender os padrões por trás das avaliações. Por exemplo: se um hotel tem 100 avaliações e 30 delas reclamam do chuveiro (exemplo), então há aí um padrão no qual, se você faz questão de um chuveiro (exemplo) bom, é melhor evitar aquele lugar, principalmente se a data dessas reclamações forem recentes. Isso por tabela ajuda a descartar os comentários dos frescos que não se satisfazem com nada, do bôbo alegre que parecem gostar de tudo, mesmo quando a coisa é nitidamente ruim.

É por isso que é importante que quem avalia não seja um analfabeto funcional, ou um preguiçoso mental. Pois o máximo de informações positivas ou negativas sobre o local, enriquece a experiência do usuário.

2 curtidas

ainda bem que não uso ifood

Penso que deveria ter denunciado sim,trabalho com entregas no app e sei que infelizmente há diversas formas de burlar a segurança do app para ficar com o produto, essa é apenas uma delas, pessoas como essa que vc exemplificou tiram proveito dessas falhas e acabam sempre prejudicando alguém (a plataforma, o restaurante, cliente e até outros entregadores).
Eu mesmo não faria isso nunca, pois além de estar arriscando a própria fonte de renda, muitas vezes por um valor irrisório e que em poucas rotas se compraria tranquilamente, há também o senso moral, estar ficando com algo que não é meu e que, além de prejudicar alguém, no meu ponto de vista isso é um roubo e sei que a maioria dos entregadores pensam assim.

2 curtidas