Ativar ligação via Wi-Fi pela Claro

Galera, como não tenho sinal da Claro em casa to tentando ativar a ligação via Wifi, meu aparelho tem suporte e já está ativado (S20 FE), porém mesmo ligando para a operadora eles não sabem como ativar na minha linha.
Um rapaz disse que para isso tanto eu quanto a pessoa pra eu ligar precisa estar com essa função ativada.
Tem alguma maneira que dê menos dor de cabeça do que ligar várias vezes pra Claro e resolver isso? Porque parece que ninguem sabe de nada lá.

Considerando a situação da Claro com o VoLTE (que, se não me falha a memória, é um requisito para o VoWiFi), você provavelmente não vai conseguir fazer funcionar.

O VoLTE da Claro, por exemplo, só funciona em planos pós-pagos específicos, com smartphones homologados, que estejam em regiões específicas, e com um SIM/eSIM compatível, são tantos requerimentos que na prática não existe ¯\_(ツ)_/¯

3 curtidas

Então mano, meu plano é pós 50gb.
A Claro somente libera o VoLTE para planos pós-pagos (meu caso), mas eles nem se quer sabem sobre o VoWiFi

A ativação é a mesma, se a tua linha tem VoLTE ativo o VoWiFi também está.

Problema é conseguir que ativem. E confira se o VoWiFi está ativo no aparelho.

1 curtida

Ah boa, vou tentar ligar e pedir pra ativarem.
Ate onde sei a Claro so ativa o VoLTE pra planos pos-pago.

Na Vivo tive a mesma dor de cabeça. Fiz uma atualização no meu plano e depois disso tinha parado de funcionar. Pra mim esse é um serviço essencial porque trabalho em um local que não tem sinal de celular.

Normalmente os atendentes não sabem que essa função existe em sistema e pelo menos comigo na vivo só consegui reativar depois de muita insistência na loja própria da operadora.

Adicionalmente a informação que te passaram de que a pessoa do outro lado precisar ter a função ativada pra funcionar é uma enrolação. Não precisa não.

1 curtida

Peça para ativarem o “Aprovisionamento Wi-Fi/VoLTE” na sua linha. Dizem que essas são as palavras mágicas para o atendimento entender e ativar o Wi-Fi Calling/VoLTE na Claro.

Só precisa saber se seu plano e seu DDD têm suporte à função.

Até onde eu saiba, isso se aplica somente ao VoLTE: tanto quem faz a ligação quanto quem recebe precisa estar com o VoLTE ativo no momento da ligação, não se aplicando ao VoWiFi.

2 curtidas

Na Vivo tem em todos os planos, se não conseguir abre uma reclamação no Consumidor.gov.br que resolve rapidamente, não se estresse atoa.

Experiência própria :smile:

João,

Abre uma reclamação no Consumidor.gov.br que resolve rapidamente, não se estresse atoa.

Experiência própria :smile:

1 curtida

Não exatamente. No caso, se ambos estiverem com o VoLTE, conseguirão aproveitar das chamadas em HD ou HD+. Mas um vez q o VoLTE esteja ativo, todas as chamadas irão pelo VoLTE

Como saber se VoWifi está ativo na linha?

O ícone exato varia de smartphone para smartphone, mas terá um indicador perto do nível de sinal, no canto da tela…

1 curtida

Farei isso, mas tentei logo pelo SAC deles pra ser mais rápido, pelo jeito não foi o que aconteceu :sweat_smile:

Você tem dois caminhos: pegar o protocolo do SAC e abrir uma reclamação na Ouvidoria e em seguida na Anatel; ou registrar uma solicitação no Procon de sua cidade ou no Consumidor pelo governo.
Como se trata de um recurso relativamente novo (surgiu depois de uns anos que o 4G foi implementado), e no caso da Claro ainda estar restrito a uma lista de DDDs e planos, os atendentes do SAC tem pouca ou nenhuma familiaridade do assunto. Às vezes nem sabem que a rede “cai” para 3G/2G quando acontece uma ligação numa operadora que não tem o VoLTE ativo (o conhecido CSFB).

Depende da fabricante. A Samsung geralmente indica VoWIFI ao lado do indicador de sinal, alguns modelos da Motorola sinalizam um ícone de telefone com o wifi juntos.
Via de regra, todas as linhas da Vivo e alguns DDDs pós-pagos da Claro tem compatibilidade com essa função.
Um teste que pode confirmar que ele realmente está funcionando é ativar o CHAMADAS WI-FI nas configurações das redes móveis, ative o MODO AVIÃO e ligue o WI-FI. Aí tenta fazer uma chamada. Caso não esteja ativado, o sistema não dará nem a possibilidade de clicar no ícone de chamar. Caso sim, a ligação acontecerá normalmente.

1 curtida

Segui a dica do Michael pra ir no consumidor.gov.br e não deu 1 dia que fiz a reclamação e já ativaram.

4 curtidas

Solução mais simples: ligue para *468. É a central de roaming internacional. Diga que viajará para os EUA e precisa do voLTE. A ativação dos dois serviços é conjunta. Ah, pra funcionar o voWifi da Claro, precisa estar em modo avião ou recepção de sinal muito ruim. Você ativa em minutos desse jeito que te disse.

1 curtida


Aparecerá assim, colega.

Não sabia dessa.

Mesmo se o plano não for pós pago?