Assistência técnica Xiaomi - DL

A DL Eletrônicos distribuidora oficial dos produtos Xiaomi, no Brasil se negou a consertar o meu smartphone mesmo pagando, só pq não foi comprado no Brasil.

Aconteceu com mais alguém?

1 curtida

Não me espanta.

E não sei se você tem muita margem pra reclamar, por que o aparelho foi adquirido lá fora e pode até mesmo ser uma variante diferente do modelo que vendem aqui.

Dependendo do que for, melhor tentar consertar em alguma lojinha dessas que consertam celular ou trocar de celular mesmo.

3 curtidas

É como o everton falou, sua única opção é alguma loja “de rua”.
A DL sequer é obrigada a consertar seu aparelho se não foi comprado deles.

Ps: acho q já vi um tópico parecido com esse uma vez.

2 curtidas

Esse comportamento da DL faz sentido, principalmente considerando que não é uma empresa de conserto.

Mesmo pagando? Não faz sentido.

Faz sentido sim. Não é meramente questão de dinheiro.
Pq eles deveriam dar suporte a algo que:
1 - não é vendido por eles
2 - não foi comprado sequer no país?

Aí se da pau a culpa vai ser de quem? Deles, então preferem se resguardar

1 curtida

Todo concerto tem garantia do serviço.

Exatamente por isso que eles não vão pegar um equipamento que eles não vendem.

Se der defeito durante a garantia de conserto, como que eles vão te repor o celular se eles não vendem o modelo que tu tem?

5 curtidas

Eu entendo, mas a diferença entre a versão nacional e importada é apenas na memória RAM e NFC, o resto é exatamente igual.

se der problema, ele vai ter que pagar, porque o aparelho igual a DL não tem

“apenas”

Se o modelo nacional não tem NFC, não vão ter como consertar a bobina de NFC, por exemplo. E fora a questão regulatória, é um modelo diferente e portanto, não homologado pela Anatel.

4 curtidas

Tu aceitaria receber um celular sem NFC e com menos RAM ao mandar consertar o teu?

Você está se fazendo de cínico

@kimpegorini veja isso

Então se o diagnóstico da empresa for que tem de trocar a tua placa do celular, como eles vão fazer isto se eles não tem a tua placa?

Ou se durante o reparo do celular ele sofre algum dano, como vão te mandar um igual ao teu?

Sem falar que a minha experiência com a DL foi que eles simplesmente me mandaram um outro aparelho, IMEI e código de baterias diferentes, não repararam o que eu mandei para lá. Se era novo, se era refurbished ou qual era a origem, nunca vou saber.

4 curtidas

https://www.jusbrasil.com.br/artigos/produto-comprado-no-exterior-consumidor-pode-exigir-conserto-da-empresa-representante-no-brasil/1138763994

Em suma, tem posicionamento do STJ a favor de empresas/representates de empresas fornecerem suporte para produtos deles comprados no exterior mas tem tribunais que não seguem esse posicionamento.
E eu passei por cima, então não sei se tem alguma coisa sobre modelos não vendidos no país.
Então você pode tentar entrar na Justiça e ver se consegue fazer valer o CDC pro seu caso.

De qualquer forma, é compreensível a negativa da DL pelos motivos já mencionados no tópico.

Acho que a questão é bem mais simples que isso. Considerando que é uma importadora, não faz o menor sentido você oferecer um benefício/serviço para quem compra com o seu concorrente, vai canibalizar o próprio negócio.

3 curtidas

As questões comerciais podem ser questionadas na justiça mais facilmente, mas as limitações técnicas ficam mais difíceis, por isso foquei nelas.

Em última saída é fazer um orçamento mais caro do que o celular novo e dizer que o valor são por conta de importar cada componente necessário individualmente, já que ela não vende localmente aquele modelo então não teria peças em estoque, e boa sorte em o cliente provar que a empresa está mentindo sobre isso.

Teoricamente, isso não deveria ser aplicado pelo STJ, mas na prática vai dar cabeça de quem tá julgando.

A única exceção a regra é a Apple

O smartphone é o mesmo vendido pela DL, a única diferença que é importado, não é um serviço de graça, eu iria pagar por ele.