As tentativas de golpe estão melhorando

Dois dias atrás, uma amiga do meu primo teve o celular furtado ou perdido um iPhone 11 Pro, hoje, passaram o dia inteiro ligando e mandando mensagem para ela. Primeiro via e-mail e SMS informando que o celular foi achado, e clicasse no link em que é encaminhando para um site com a interface do iCloud e pedindo para digitar a senha para encontrar o local para retirada.
Depois, passaram a ligar com uma voz robotizada e falando o mesmo assunto: é a Apple que está ligando, que o celular foi achado e pedindo a senha para poder devolver o celular.

Pelo jeito, os malfeitores estão melhorando e aperfeiçoando, e quem não tem conhecimento, conhecimento baixo ou é um pouco ingênuo devem cair fácil nesses golpes.

19 curtidas

Com essa pandemia levando as pessoas a ficarem mais defensivas em relação à aproximação de outras pessoas (isso quando saem de casa), noto que os bandidos estão mudando de especialização: do furto/roubo para o estelionato. Vejamos se com a propagação desses crimes de ardil as pessoas começam a se concientizar e ficam mais espertas.

9 curtidas

Acredito que muitas pessoas devam se conscientizar e com o tempo deva aumentar ainda mais o número de pessoas, mas vejo dois porém, o primeiro é que a grande massa ainda é bastante vulnerável, e o segundo é que a evolução dos crimes está avançando mais rápido que a sociedade e o Estado consegue acompanhar, a nossa sorte é que as empresas e os pesquisadores de seguranças digitais consegue ir junto nessa evolução.

4 curtidas

Pra piorar a situação, existem vários golpes usando truques de engenharia social, aproveitando-se da ingenuidade da maioria das pessoas e da imensa facilidade com que fake news se espalham, para alcançar os objetivos criminosos.

Ou seja, os criminosos inventam os golpes e espalham mensagens sensacionalistas em grupos de Whatsapp (e outros) alertando para os próprios golpes, mas passando instruções “ao contrário” do que as pessoas devem fazer para não serem vítimas.

9 curtidas

Além da maior conscientização das pessoas, como já mencionado acima, o Estado precisa urgentemente aumentar o rigor do código penal para esses golpes.

8 curtidas

Enquanto o maior penalizado for a vítima,o crime sempre vai compensar. E é o que vivenciamos hoje-a bandidagem,seja de qual espécie,não sofre uma punição condizente com seu delito. O estado,por outro lado, continua omisso e blasé .

6 curtidas

Furtaram um iPhone meu em 2016. Bloqueei o celular pelo Find My no mesmo dia. Mas nunca deu sinal de vida. Em 2018 (sim, dois anos depois eles ainda tentavam), eu estava em casa e veio um e-mail informando que meu iPhone havia sido localizado. A pior parte: se não fossem os erros de formatação do e-mail, eu tinha caído, porque até a cor do celular era a mesma.

9 curtidas

Mas engenharia social que é base dos golpes em massa ou especifico, o fator humano é mais vulnerável do que o fator máquina (mesmo sendo construído por humano)

4 curtidas

Eu só cai em um golpe na minha vida e foi um golpe bem bolado.
Em 2016, o Banco do Brasil estava em parceria com a Cielo, então além do cartão Visa, eles enviavam um Cielo junto pra tentar fazer as pessoas aderirem ao Cielo, mas eu não sabia disso.

Eu recebi meu cartão Visa pelo correio e no dia seguinte me ligaram para ativarem meu cartão. Pediram para digitar a senha no celular, eu digitei.
Nesse momento caí no golpe, limparam minha conta e gastaram tudo que podiam.

Basicamente, o cartão da Cielo era desviado e chegava nas mãos dos bandidos. Meu número de celular eu não sei como conseguiram, mas o atendimento parecia muito profissional, o fato de eu ter que discar os números no celular deu mais credibilidade, se fosse alguém me ligando e pedindo pra eu falar a senha, provavelmente eu não teria caído, mas como era um robô pedindo pra digitar, eu fui trouxa e caí.

Pelo menos o BB devolveu todo o dinheiro em cerca de 7 dias, o gerente pediu se eu queria receber esse cartão extra da Cielo e eu disse que não.

7 curtidas

Eu tive um iPhone roubado no Paraná em meados de 2019, Resido em MG, fiz também o bloqueio pelo find my phone, operadora, Boletim de ocorrência, acionei até o Bolsa protegida do Itaú (que prontamente pagou o aparelho valor atual, segunda via do cartão, e da carteira da Ordem) , em meados de 2020 recebi um email falando que acharam, 2021 ligaram de novo.

3 curtidas

Cara de golpe interno, ainda mais do banco devolver tão de boa assim o dinheiro, já tinham visto que tinha rolado algo de muito errado internamente.

2 curtidas

O Blog do Iphone tem um guia muito bom sobre isso, com prints igual o seu, usando a mesma mensagem. Lamentável
Não esqueça sempre de colocar senha no chip. Isso impede eles de muita coisa, principalmente roubar as senhas dos apps de banco.

4 curtidas

Existe todo um “ecossistema” para desvio de cartões de crédito que são enviados pelos Correios. Há um tempo uma quadrilha foi desbaratada, mas provavelmente ainda existem outras.

4 curtidas

Fui assaltado esse final de semana no dia 3/10, e logo uma semana depois comecei a receber ligações pedindo para confirmar dados, ou sorteio que ganhei.
E também comecei a receber links, e até mensagem de verificação de duas etapas.
E vamos de a pessoa tentar desbloquear meu aparelho de alguma forma.

3 curtidas

Como faz pra saber a senha inicial do PIN do chip se não tiver a cartela que veio ele?

1 curtida

As operadoras usam um PIN padrão. Se você não mudou, deve ser um desses:

  • TIM – 1010
  • Claro – 3636
  • OI – 8888
  • VIVO – 8486

Se for outra operadora, só procurar na internet o PIN padrão da operadora em questão.

4 curtidas

Te falar que eu acho que quase cai em um assim a alguns anos atrás. Não me lembro se eu que liguei ou recebi uma ligação, mas no meio ela me lança que precisa que eu digite a senha do meu cartão. Eu digo que não e ela fala que não vai poder continuar o atendimento sem isso e eu bati o pé que não digito senha por telefone. Até hoje se algo precisa de senha eu não digito por telefone.

2 curtidas

Como o @centauro disse. Mas não esquece de mudar esaa senha padrão nas configurações depois. Essas daí qualquer bandido sabe

4 curtidas

Não entendi. No iphone só da para resetar o aparelho se for inserido login e senha do icloud, é isso ?

2 curtidas

Que isso cara, o ladrão é uma vítima da sociedade. O problema é a polícia que prende esses caras. /s