As operadores permitem usar planos ou pacotes de internet móvel e distribuir num roteador?

Explicando a situação. Meus pais moram em uma fazenda, onde só tem internet de operadoras de celular, e com uma antena externa numa torre.

Comprei um modem que roteia o sinal da internet móvel via wi-fi. Como é só pra uso básico, redes sociais e whatsapp, os 4 ou 5gb dos planos controles, Vivo Easy ou até mesmo do pré nos atende. A dúvida é só essa, se as operadoras aplicam alguma restrição em usar esse planos/pacotes em roteadores e se vou precisar contratar um plano só pra internet, consequentemente mais caro.

Gostaria de saber se os colegas sabem alguma informação sobre isso ou se usam de alguma forma.

Se não pudesse usar não existiria ancoramento Wi-Fi no seu smartphone pra você compartilhar seu 4G com quem quisesse. A diferença é somente o equipamento que vai compartilhar o sinal.

1 curtida

Eu até pensei nisso. Mas no caso do ancoramento Wi-Fi é algo esporádico. Em meu caso seria algo contínuo, por isso a dúvida.

1 curtida

Depende. Você quer saber na teoria ou na prática?

Na prática, é isso aí que você mesmo vai concluir, funciona normalmente. Pode usar o próprio smartphone como roteador também.

Na teoria, algumas operadoras incluem o uso fixo (sem mobilidade) como uma das formas de uso abusivo em planos de celular. Cheque o contrato do seu plano e veja se tem isso.

4 curtidas

Antigamente, se não me engano, o contrato previa um limite no uso da rede via tethering.

Mas realmente, na prática, funcionava normalmente.

Vai funcionar e vai descontar de sua franquia principal para a maioria dos planos (pode variar de acordo com sua operadora), então tome cuidado.

O Vivo Easy, por exemplo, vai consumir de sua franquia de dados ao invés de consumir a diária dos apps, mesmo roteando diretamente do celular para o PC (existem maneiras de burlar isso).

Oficialmente e proibido mas quase ninguém fiscaliza isso… (https://www.focus.jor.br/compartilhar-sinal-de-internet-com-vizinho-e-crime-cortez-responde/)
Existem formas de controlar mas o preço das aplicações e os problemas que isso gera (ligações de reclamações) não vale para um provedor.

Eu até tenho um modem 4G com wifi embutido. No manual diz que posso espetar em qualquer carregador USB que vai ligar e rotear o sinal.

Hoje em dia é relativamente comum as empresas usarem 4G como redundância ou backup de conexão para que operações mais sensíveis, normalmente financeiras ou fiscais, não deixem de ser feitas porque caiu um cabo na rua, por exemplo. Existem equipamentos específicos para isso, e no geral a contratação é feita através de planos empresariais.

O @higa citou a questão do uso abusivo. A princípio, já que está sendo consumida uma franquia previamente contratada de dados, não imagino que problema no uso dessa forma.

2 curtidas

Obrigado pela ajuda pessoal.

Seguindo o que a maioria disse, vou pegar um plano qualquer mais barato que me atenda. Se a operadora chiar o máximo que deve acontecer é cancelarem.

Caso isso ocorra assino um plano de internet móvel pra modem tradicional. Esses, apesar de mais caros, creio ser bem melhores em franquia e velocidade do que a última alternativa que temos na zona rural aqui, que é via satélite.

2 curtidas

Essa questão do abuso pelo uso do serviço como “telefonia fixa”, já que o aparelho não sai do lugar, existe mesmo.

Mas isso fazia sentido na época em que a própria telefonia fixa era concorrente.

Duvido que cancelem um contrato só porque a pessoa não se movimenta com o aparelho.

1 curtida

Sobre a “telefonia fixa” posso opinar.

Temos um telefone rural, que nada mais é que um celular de mesa em forma de telefone fixo, que usamos há mais de uns 5 anos na Claro, tanto pré-pago quanto controle e nunca tivemos problemas quanto há isso. Creio que as operados não se importem com isso mais não.

Nem vão. Tenho um plano Pós da Claro com apx 30GB e durante o mês de fevereiro e março, qnd me mudei, passei a usá-lo constantemente como internet residencial. Até pensei em não instalar uma internet fixa e viver de roteador.

Claro que sim. No mercado Livre tem O O modem integrado com WIFI, vc paga por Gigabyte de uso. No Android vc pode compartilhar sua internet via WIFI Hotspot. Agora se quer ter varios celulares conectados vc precisa de um repetidor de sinal.

Bom, eu apostaria no plano da Claro que é ilimitada (há uma redução teórica para 1 Mbps, mas na prática é um pouco melhor), você já tem todo aparato, compraria só o chip. 20 GB por R$69 no débito automático, acredito que compensaria mais que usar um plano controle que geralmente tem um preço parecido. Mas é só uma sugestão! Sobre ser permitido, os contratos geralmente dizem que não, mas na prática é raro algo acontecer.

Este tópico foi fechado automaticamente 14 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.