As 5 linguagens de programação que mais crescem no Brasil, segundo o GitHub

Essa top 5 do brasil não tem como está certo, alguém sabe de onde vieram esses dados? Não encontrei no link(octoverse.github .com) da matéria.

Se a linguagem é nova como pode ser a mais utilizada? Minha opinião: Java , javascript, python, PHP e c#.

Também não encontrei no github onde tem esses dados.

Também achei estranho o rank, a Blade por exemplo é uma linguagem nova ainda em beta, com pouca documentação, duvido muito que superou PHP por exemplo, outro ponto é colocar Typescript como linguagem :smiley:

É mais provável que esse Blade seja o Blade Templates do Laravel do que essa linguagem nova que quase ninguém conhece.

Pessoal, o post foi atualizado. Os dados sobre o Brasil foram divulgados somente para a imprensa, razão pela qual não aparecem no relatório aberto (que reflete o cenário global).

O comunicado brasileiro está ambíguo, razão pela qual dava a entender que se tratava das linguagens mais usadas no país quando, na verdade, retrata as que mais cresceram no Brasil em 2021. Já está corrigido, de qualquer forma, inclusive com um título mais adequado.

4 curtidas

Eu posso estar numa bolha, mas atendo quase 350 empresas de software, a grande maioria utiliza Delphi, eu mesmo uso Delphi, C e Assembly. Sempre escuto que o Delphi morreu e ele nunca aparece em listas de mais utilizados no Brasil. Entendi perfeitamente que essa é uma lista das ferramentas/linguagens que mais cresceram, mas nunca vejo o Delphi em listas e só escuto pêsames em análises, isso sempre me incomodou pois não é o que vejo, de novo, devo estar numa bolha.

Talvez porque Delphi não seja utilizado em projetos Open Source?

1 curtida

Até existem projetos open em Delphi, se pesquisar no git aparecerão vários, mas realmente não tanto como em outras linguagens

o que deve acontecer com você é que você pega muito projeto legado, se for para projetos que iram começar só vai ser em delphi se a equipe inteira mexer em delphi, senão com certeza vai ser uma dessas.

Na verdade eu tenho um programa de acesso remoto e suporte que essas mais de 350 empresas de software utilizam, quando vendo sempre pergunto que ferramentas utilizam para desenvolver os seus, acaba que a grande maioria usa Delphi, tanto que tenho exemplos de como se comunicar com meu agente em Delphi, que passo a eles, raras vezes precisei ajudar nessa comunicação em outras linguagens.

Ontem mesmo vendi para mais duas empresas e as duas utilizam Delphi, até lembrei do comentário que fiz aqui

As 350 empresas com as quais você trabalha provavelmente não usam Github ou, se usam, não colocam projetos em Delphi o suficiente na plataforma para aparecer nas estatísticas das 10 linguagens mais utilizadas.

1 curtida

Sim sim, concordo

Show Emerson! Vi essa notícia sendo mencionada em outros sites, e sempre usando linguagens mais usadas, e achei estranho a falta da fonte dos dados.

Vc foi o primeiro que vi corrigindo e explicando de onde vieram essas infos.

Valeu!

1 curtida

Como o.amigo mencionou. Provavelmente essas empresas ja trabalham a bastante tempo com projetos em Delphi e ja tem um suporte mais dedicado. A lista do post é mais uma referência das linguagens no Github. Provavelmente la o pessoal prefere linguagens mais “abertas” e postam la.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.