Arquiteto do PS5, Mark Cerny recomenda SSD que custa a partir de R$ 1 mil

…soluções de armazenamento são conhecidas por ganhar reduções de preço constantes, conforme o tempo passa.

Em qual multiverso isso acontece? No Brasilverso tá acontecendo o contrário…

4 curtidas

Arquiteto do PS5, Mark Cerny recomenda SSD que custa a partir de R$ 1 mil

Ah… boa parte dos SSDs M.2 custam nessa faixa… hahaha

Porque ele “recomendou” o preço sobe.

O pessoal se esquece que todo lançamento de tecnologia é caro mesmo, mas quando há concorrência e economia de escala, a tendência é dos preços baixarem a longo prazo, enquanto formatos proprietários como o do Xbox Series continuarão eternamente caros.

Só ver o exemplo dos cartões de memória do PS Vita, que nunca baixaram de preço. Eu que já tive celular Sony Ericsson que usava o infame Memory Stick Micro (M2), formato proprietário da Sony, sofria com os altos preços, enquanto um microSD de mesma capacidade era bem mais barato na época, em meados dos anos 2000.

Além disso, embora o cartão de expansão do console da Microsoft realmente esteja mais barato que M.2 NVMe PCIe 4.0, ele está limitado a 2.4GB/s de leitura e escrita, qualquer SSD desses é mais rápido, com taxas de leitura ultrapassando os 7GB/s. Na verdade, até meu SSD PCIe 3.0 da XPG é mais rápido, com 3.5/2.4 GB/s de leitura/escrita, sendo que paguei 430 reais por um modelo de 512GB, no final de janeiro.

E na minha opinião, a Sony está fazendo muito hype sobre esse SSD do PS5, na prática acredito que o tempo de carregamento dos jogos com esses SSDs de terceiros será quase o mesmo.

1 curtida

Brasil não é nunca foi parâmetro de preço de produtos de tecnologia, óbvio que isso só vale lá fora na civilização. Mas mesmo aqui na Banânia SSD tinha baixado bem o preço, mas a alta do dólar e a escassez de chips com a pandemia estragaram tudo, estamos numa situação atípica.

1 curtida

É “caro” porque os m.4 PCIe 4 são novos, se não me engano começaram a sair ano passado só; olhando no kabum o modelo de 1TB tá agora 1.859,90 , já se procurar o cartão proprietário de expansão do novo Xbox tá a bagatela de 2.999,90 , esse sim duvido que vai abaixar tão cedo

1 curtida

Spoiler: não vai, já que não tem concorrência, por hora só a Seagate fabrica. E duvido que outras fabricantes vão investir em linhas de produção para produzir um SSD que só serve em um único produto, enquanto um M.2 NVMe convencional serve no PS5, desktops, laptops e servidores ou seja, há uma grande economia de escala.

1 curtida

Teremos que aguardar a salvação dos nossos amigos chineses. Uma hora vão inventar um adaptador ou vão fabricar uma versão alternativa.
Se não fizerem, esse preço aí não vai cair nunca.

1 curtida

Sei não, a Microsoft deve cair em cima dos fabricantes desses adaptadores, e provavelmente vai ter uma queda de velocidade. Se bem que SSD PCIe 4.0 é tão rápido que ainda seria mais rápido que esse cartão exclusivo do Xbox Series.

Como não? Só comparar o preço de um Nvme de 1TB uns anos atrás pra hoje, mesmo com pandemia e escassez está bem mais barato que na infância da tecnologia.

Mas compara com o preço dos SSDs em 2018/2019… hahaha

Logicamente.

1 curtida

Sim, sim, mas tá quase o mesmo preço de quando lançaram. hahaha

Vc devia ver nos EUA, lá o MSRP foi pro brejo das coisas, virou até meme, placas de 400 dólares sendo vendidas por 1000 ou mais.

Ah… tipo as placas de vídeo no Brasil sendo vendidas à preço de carro com 1 ano de uso… e nem é na mão de scalper…

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.