Como vocês podem ver na imagem a seguir, o aparelho tem mais de 160 GB de “outros arquivos”. E esse número tem aumentado consideravelmente, preenchendo boa parte do armazenamento do celular.
Pesquisei e vi que se tratava de dados de apps, ou cache, etc. Mas não. Eu fiz a soma do tamanho dos maiores aplicativos e não chega nem perto da metade. Fora que eu exclui os dados de dois dos mais pesados e não alterou em nada nos “outros arquivos”.
Talvez tenha a ver com o sistema, não sei, mas acredito que, se fosse, estaria na categoria “Sistema”. Alguém teria uma ideia do que seria?
[ATT] Intrigado, eu fui pesquisar mais a respeito, e baixei esse gerenciador de arquivos, CX File Explorer. E, depois de analisar, descobri que os tais “outros arquivos” são basicamente vídeos que eu já excluí. E isso, desde que eu comprei o celular, em outubro do ano passado. Isto é, nenhum arquivo que eu apaguei, após os 30 dias na lixeira, foi deletado permanentemente depois.
Ou seja, me parece que a galeria não está funcionando corretamente. Se eu apago um arquivo, ele vai pra lixeira. Depois de 30 dias ele “sai” da lixeira e entra num “limbo” em algum lugar do sistema e fica lá, se acumulando. Agora eu consegui apagar vários desses arquivos, mas gostaria que eu não tivesse que fazê-lo manualmente assim.
Detalhe: vocês estão vendo no caminho dos arquivos “Android/.Trash”. Mas a lixeira já foi esvaziada. Não há nada lá. Pelo menos não na “lixeira convencional”.
Mas a pergunta que fica é: por que isso está acontecendo? E como consertar?
Galaxy S24 Ultra. Eu uso todos os apps (de arquivos e galeria) nativos.
E, aproveitando a deixa, vo atualizar com mais uma informação: eu baixei o “Files by Google”. Ativei os arquivos ocultos, e encontrei a tal pasta .Trash. Apaguei ela (levou alguns minutos). E logo depois:
Uma vez aconteceu algo parecido com um amigo, o celular de 256gb estava com mais de 150gb sendo utilizado pelo aplicativo do e-mail. O e-mail sincronizava todos os e-mails e até os anexos no celular dele.
Ele estava excluindo um monte de arquivos pra liberar memória, mas o tempo todo a memória ficava cheia.