Arm64EC é a arma da Microsoft para o Windows 11 rodar bem com chip Arm

2 curtidas

Meu proximo notebook espero comprar em 10 anos.

E ele será ARM ou RISC-V

3 curtidas

Na ideia é bom. Um software complexo poder ser migrado aos poucos. Agora tem que ver se na outra ponta o consumidor vai adquirir hardware ARM com Windows 11.

Fazendo uma “analogia”, é meio que uma gangorra. O consumidor pode se interessar em hardware com ARM porque tem um software que ele costuma usar. Por outro lado o desenvolvedor vê que tem gente interessado em hardware ARM com W11 e resolve começar a criar versão que rode nesse hardware.

Tomara que dessa vez a MS não faça trapalhada como fez com o Windows Phone e enterrou algo que tinha condições de deixar o Android pra trás.

2 curtidas

Uma dúvida de quem entende pouco: eu conseguiria rodar aquele Extra! Personal Client sem problemas nesse Windows 11 naquele notebook Samsung que vem com processador Snapdragon?

E eu esperando que fosse um Rosetta2 só que da Microsoft…

2 curtidas

Não é a mesma coisa. Apple está abandonando o x86 para arm e o Windows terá que rodar as duas arquiteturas ao mesmo tempo. Para não ser necessário duas versões do mesmo aplicativo, ela usará essa instrução para emular a arquitetura que o computador usa.

3 curtidas

Tenho essa fé também!

3 curtidas

É algo bem necessário para facilitar os milhares e milhares de softwares baseados exclusivamente em X86. O grande problema é que não vejo tanto empenho das fabricantes em disponibilizar máquinas em ARM, geralmente são bem caras, e cai nesse velho problema que pode ter alguma dor de cabeça dependendo as ferramentas que faz uso.
Já vi muitos tocando no tema de que a Microsoft deveria ter seu “rosetta” como a Apple, ou pelo que seu atual sistema de conversão fosse tão eficiente, mas aí são dois mundos bemmm distintos! O mundo Windows é muito mais complexo, eterogêneo e não tão centralizado…Eu vejo que o Windows ARM vai pegar, só que não vai ser tão rápido e sem turbulências como foi para a Apple.

1 curtida

Todos os Processaodores hoje usam 2 arquiteturas.
CISC e RISC(que emula CISC), ARM é um tipo de RISC.
Você já comprou a anos um computador dom windows e “quase ARM”
só não sabia rsrsrsrs

E não, não precisa ser ARM, pode ser só RISC mesmo, bastando poucas mudanças.

Ou fazer como a Apple, usar tudo que esta livre(patente caiu) da ARM para fazer melhores RISC que já existem.

1 curtida

Vi falar de uns projetos bem loucos com RISC-V

Né? Mas imagina… se a MS ousaria não reinventar a roda…

Ten years old ! :man_white_haired:t2:

Comprei um notebook mês passado.
Eu não jogo, nem tenho interesse nisso!

Eu só edito uns vídeos e neste posso editar bem em 4k de boa.
E programo em Node.

10 anos para esse notebook é o tempo ideal

Não é o contrário não? Por exemplo, a intel coloca um RISC dentro do CISC dela

Nenhum dos dois, o CISC traz instruções prontas para inúmeras tarefas, como cálculo de algoritmo de Hash, processamento de vídeo e virtualização, já no RISC essas instruções são mais simples ou inexistentes, nele você precisa criar a maioria das instruções em código de máquina.

O que a AMD e Intel fazem é colocar outra CPU no SoC para controlar determinados serviços, como a criptografia, o próprio x86, IA e redes.

Nos processadores Epyc da AMD eles implementaram um ARM que verifica se a assinatura da BIOS bate com a assinatura que ele foi programado e se não bater, ele não inicia a máquina. É uma camada de segurança bem chata contra malware de firmware.

O que eu quis dizer que é que os processadores RISC precisam emular CISC(emular o conjunto de instruções) para serem compativeis com tudo que temos hoje e são para CISC.

Eu acho que processadores X86/X64 não vão sumir tão cedo do mercado, ARM é focado em eficiência energética, que cai muito bem em dispositivos portáteis como tablets, notebooks, smartphones, etc, pois esses aparelhos necessitam de bateria, que quanto mais tempo durar, melhor. Agora, Desktops, creio que eles continuarão usando soluções X86/X64, pois esses chips tem muito desempenho, já é uma tecnologia dominada e mais “barata” de ser produzida em comparação aos chips M1 da Apple, e eficiência energética pra desktop, só se for com o objetivo de economizar na conta de luz, pois esses equipamentos são ligados na rede elétrica e podemos usar o tanto de tempo que quisermos sem se preocupar com bateria.

Desktop já é segmento de nicho, quando os notebooks migrarem para ARM os desktop ou vão compartilhar peças de servidores ou vão virar ARM também, pq não vão investir desenvolvimento de novos componentes em um segmento de baixo retorno.

2 curtidas

Na verdade não, a Intel já faz alguns anos possui um RISC interno em seus processadores e dependendo do que está sendo executado traduz de CISC pra RISC de forma independente do programador.

Entendi o que você quis dizer, mas a palavra emulação não é a mais adequada aqui. O que acontece na verdade é a tradução/decodificação de uma instrução CISC em um conjunto de instruções RISC.

E na verdade a maioria da coisas que temos hoje não necessariamente é CISC, porque apenas x86 e x64 (computadores de uso diário) fazem uso disso. Microcontroladores, smartphones, GPUs usam tecnologias muito próximas da filosofia RISC.

ARM realmente consome menos energia, mas não quer dizer que perca em desempenho. Atualmente o supercomputador mais rápido, Fugaku, usa processador baseado em ARM. Isso depende muito mais da Intel e AMD por quererem continuar a usar x86, enquanto outros fabricantes já estão mirando em ARM, RISC-V e outros