Ar-condicionado portátil vale a pena?

Originally published at: Ar-condicionado portátil vale a pena? – Gadgets – Tecnoblog

Não espere um ar-condicionado tão silencioso ou potente quanto um split, mas um portátil resolve o problema do calor

2 curtidas

Portátil ou split, mas, e quanto ao modelo tradicional. O split, pelo que vi, precisa de instalação especializada (e cara), além de demandar mais manutenção (também cara). Meu apartamento já tem a caixa para o modelo convencional antigo. Entre o portátil e o modelo antigo, seria melhor este último?

Comprei um essa semana mas acabei devolvendo.
Mesmo portátil, é um trambolho, tem aquela chatice de adaptar a saída de ar na sua janela.
Cheguei à conclusão de que ia perder a paciência e encostar, só pelo trabalho de montar e desmontar (quartos pequenos, não tem como deixar fixo).

Tá aí o trambolho.

Eu desisti de instalar o split quando me mudei por isso. O trabalho e a obra, pois aqui no condominio a tubulação precisa ficar toda escondida. Como em mudança para um apto recém adquirido, você já gasta com tudo e mais um pouco, optei por ficar com os meus antigos mesmo.

Mas em questão de conforto, eficiência energética (consumo) e beleza, claro que um split ganha.

Aí as suas avaliações são pessoais. :slight_smile:

A minha experiência foi bastante parecida com a do Higa.
Tenho um portátil da marca Gree que comprei no verão de 2019.
Meu apto é pequeno, 46m², com paredes estruturais (não podem ser quebradas ou furadas senão o prédio cai) e minha única opção era o portátil.

Para mim ele é bastante satisfatório, porque no final da tarde, quando chego em casa, parece que estou entrando em um forno. Ligo ele perto de mim e em pouco tempo o ambiente já dá uma melhorada. Eu gosto mais de calor do que de frio, então uma simples refrescada com um ar mas fresco para mim já está bom.

As minhas janelas são todas de mesma altura, então fica fácil para eu encaixar a placa com a mangueira de saída de ar. Mas é realmente um porre ter de ficar movimentando ele. O cabo de energia do meu é bem curto e por ele usar bastante energia, as tomadas onde vc for ligar ele precisam ser de pino grosso (20 Amperes). Daí tive de fazer uma extensão para 20A para poder usar onde eu queria.

Essa semana aqui em Americana está um inferno de quente e todo dia estou usando ele para dormir.
No ano passado, teve um mês que usei ele quase todos os dias para dormir (8hrs ligado direto). A conta de energia aumentou mais ou menos R$90,00. É um dinheiro considerável, mas pelo conforto e qualidade de sono esse valor se pagou.

1 curtida

Eu tenho portátil da Comfee, é muito ruidoso mas quebra um galho, principalmente porque o meu quarto pega o sol da tarde. Não dá para dormir com ele ligado.
O ar está tão seco que ele nem solta agua, só umas gotas.

Eu já tive portátil, a menos que você realmente não possa instalar um split ou janela, ele é um dinheiro jogado fora, além de ser barulhento ele consome muito mais que um normal, e a menos que ele use um sistema de dois dutos de ventilação, ele é fisicamente ineficiente.

Bom, foi apenas mencionado e não é o foco do texto, mas meu conselho é que se você mora em um local seco, dê uma chance aos climatizadores.
São bem bons pra dar aquela refrescada e umidificam o ar (dãã) por uma fração do consumo de energia (já que é basicamente um ventilador e, no máximo, uma bomba d’água) se comparado com um ar-condicionado.

O porém é que eles não conseguem resfriar um ambiente inteiro tão bem quanto um ar-condicionado, mas é muito bom deixar um climatizador ligado na sua direção. :smiley:
Eu deixo um climatizador fixo no quarto e outro eu deixo livre pra colocar no cômodo em que eu for ficar por algum tempo.

1 curtida

Cara, fez besteira, esse é um dos melhores e mais econômicos ares portáteis, se bem
configurado é maravilhoso (eu disse SE bem configurado).

Depende, os Olimpia Splendid consomem pouquíssima coisa a mais, e não são muito mais barulhentos que um ar normal de janelas.

Eu tive um Olimpia Splendid se bem configurado não faz um barulho tão grande a ponto de impedir o sono, vendi pro meu irmão pra pagar umas dívidas de fim de ano
(e também pq ele já é um senhor). Os níveis de ruído são: 16º C, a menor e mais ruidosa temperatura; 18º C, intermediário com um ruído que dá pra dormir; 20º C um pouco mais ruidoso que o de janela. 22º C = mesmo nível de ruído dos de janela. Eu dormia com 20º C.

1 curtida

Você se beneficiaria de uma pequena reforma na faixada do quarto. Cobrir as paredes externas com um isolante térmico ajuda muito a não deixar o calor do sol aquecer as paredes internas.

1 curtida

Se vc me arrumar um apartamento maior eu compro de novo.

O negócio é o seguinte: Pode quebrar a parede? Compra Split!
Não pode, PESQUISE bem por um bom modelo de Ar portátil.
O Olimpia Splendid é bom, mas QUALQUER Ar portátil fará mais
barulho que o de janelas/Split.

1 curtida

O Higa falou tudo… É grande, barulhento e menos eficiente do que um Split. Vale a pena? SIM, vale… Mas apenas se você não puder colocar um Split. Se vc pode por Split, não pense duas vezes, vai de Split.

1 curtida

Mudei de ideia, vc fez um excelente negócio, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Comprar Apê? Cê é louco? kkkkk

O Split sempre valerá mais apenas pq é mais eficiente até do que o de janela.

A marca é boa mesmo. Eu especifico para meus clientes.
Mas não coube no meu quarto.
E, como disse, pouco prático pra ficar tirando e colocando a saída de ar quente.
Eu ia acabar encostando.

Coloquei insulfilm nas minhas janelas e bloqueou uma parte boa do calor.

Muita gente mora em apartamento. Se você quer viver numa grande cidade, a chance de ter que morar num apartamento é enorme, já que as casas tem preços mais altos e são menos seguras.