Apps Affinity Photo, Design e Publisher são bons?

Sou suspeito para falar da suite de aplicativos. Se colocar na ponta do lápis são R$ 360 reais para a suite inteira - o equivalente a UM MÊS de assinatura da Creative Cloud para empresas (meu caso).

Da versão 1.5 quando “embarquei” na proposta da Serif - para a atual 1.8.3 a evolução dos aplicativos é elogiável a ponto de me sentir seguro a largar a suite Adobe sem medos (um processo que demorou 1 ano). Para meu trabalho - design gráfico e publicidade, os aplicativos se mostram bastante maduros e com uma curva de aprendizado bastante rápida. A otimização dos aplicativos para rodar no MacOS é perfeita - é perceptível a diferença de desempenho ao trabalhar com arquivos pesados em iMacs mais antigos.

Pontos positivos:

Photo: recorte de imagens utiliza metodologia antiga do Photoshop, com máscara ajustada por pincel, muito mais precisa que o modelo atual. O app trabalha com arquivos vetoriais sem perda de desempenho e sem necessidade de renderização a cada movimento na imagem. Ferramentas mais intuitiva e layout geral limpo, sem excesso de funções pouco utilizadas.

Design: inserção de arquivos de imagem na prancheta não causa perda de desempenho. Ferramenta de desenho para visão isométrica e para replicação de padrão.

Publisher: Trabalho de editoração com imagens em alta resolução não diminuem o desempenho. Edição de arquivos externos dentro do aplicativo. Compatibilidade com arquivos IDML vindos do InDesign. Exportação de arquivos completa, com conversão de fontes em curvas automática, facilidade de mudança de perfil de cores e afins.

Porém, nem tudo são flores, pontos negativos no momento:

Photo: compatibilidade com smart objects do Photoshop que ainda deixa a desejar e precisa melhorar muito.

Design: Curva de aprendizado um pouco demorada, é preciso reinterpretar como trabalhar vetores. Problemas de leitura em alguns arquivos EPS " vindos de bancos de imagem, quebrando" as composições. Ferramenta de mesh para degradê precisa melhorar.

Publisher: a consolidação de projetos (salvar pasta de projeto) não existe. O paliativo no momento é incorporar todos links ao arquivo final ou ser mega organizado. Biblioteca de cores e visualização de prova da saída são pouco intuitivas.

Enfim, no mais, com tempo voltarei a atualizar este breve relato.

6 curtidas

Inclua como “defeito” a não-capacidade de exportar para PDF/x-1A:2001, o que é exigência de muitas gráficas aqui no BR. Eu tinha adquirido o Publisher agora na promoção mas pedi reembolso justamente por não apresentar essa possibilidade. E nos fóruns da Seriff já rolaram várias discussões e parece que os desenvolvedores não pretendem implementar a exportação pra essa versão.

Sim, sei que tem gráficas que usam padrões mais recentes mas o meu custo com impressos sofreria um aumento em torno de 20% pra mais basicamente por ter que contornar essa “limitação”. Com o Publisher eu basicamente dispensaria pagar a um terceiro só pra “dar um tapa” nas artes padrão que eu já tenho prontas (cartões de visita no geral) e economizaria algum.

O Publisher lida (lê, edita) arquivos Asset Library (.indl)? Se não, ele possui algo semelhante?

@trovalds Nenhum deles consegue exportar em X-1a:2001? Ele exporta a partir de qual padrão?

Peguei nessa promoção, vou tentar me adaptar

Não digo substituir, mas o Photo e o Design reduz a dependência do Photoshop/Illustrator? Já tem um tempo que estou de olho nessa suite e acho que vou pegar nessa promoção, mas gostaria de saber se dá para usar ela como app principal.

Pra mim, o que “mata” é a falta de compatibilidade com os Smart Objects. É um dos recursos que mais uso no dia a dia trabalhando com Photoshop e não ter isso no Affinity (até tem, mas super limitado) faz com que eu ainda precise usar os programas da Adobe.

Queria muito que trabalhassem nisso, porque mudaria sem pensar duas vezes para o Affinity de vez. Como você disse, os apps rodam bem mais suaves no Mac em comparação com a suíte Adobe (e olha que tenho um MacBook Pro dos mais novos).

Os apps do iPad mesmo são bem mais completos que as soluções que Adobe oferece na plataforma — o tal Photoshop CC que lançaram para o iPadOS é uma chacota por enquanto, praticamente um editor básico de imagens. Quase todos os recursos estão marcados como “em breve”.

1 curtida

Sim, na versão atual 1.8.3 ele faz leitura de arquivos .idml (formato compatibilidade do InDesign.

Eu deixei a suite Adobe depois de 15 anos para adotar os apps da suite Affinity. O processo inteiro de transição de arquivos durou cerca de 1 ano até eu poder cancelar totalmente a assinatura da Adobe. Agora, por um valor menor, você pode arriscar no Pixelmator (versão não PRO) que traz 2 ferramentas em uma - Pixelmator e Vectormator. Não sei o preço atual na Apple Store.

A maneira como está implementado depende muito do arquivo original do Photoshop. O Photo lê o smart object como uma camada de perspectiva, então depende demais da maneira que foi implementada e dos filtros que o arquivo original usou. No meu processo de transição, nem isto havia, então precisei refazer minha biblioteca de mockups do zero.

Sobre os apps para iPad, realmente são uma mão na roda. Em outra entrada daqui fórum comentei minha experiência de trabalho / mochillão usando apenas um iPad Pro com apps da Serif + LumaFusion

Vi isso no seu post, mas minha dúvida não é sobre o IMDL, e sim o INDL.
São bibliotecas de assets, onde posso salvar um objeto ou um conjunto deles, de forma que podem ser reaproveitados (e posteriormente editados) em um arquivo separado (o INDL).

Ah sim. pensei que havia sido erro de digitação rsrs Nos fóruns costumam colocar o changelog, não encontrei nada a respeito, infelizmente.

1 curtida

Interessante, se importa em responder algumas perguntas?
Na transição de arquivos, você teve que refazer muita coisa?
Li aqui no tópico que a suite Affinity não exporta para PDF/x-1A:2001, então como você fecha arquivos de material impresso?
E como a suite se comporta com mesas digitalizadoras? Tenho uma Wacom Intuos básica e gostaria de saber se os apps da Affinity precisam de alguma gambiarra para ela funcionar.

Sobre transição: refiz apenas alguns projetos do Indesign, pois o Publisher ainda não era compatível com IDML e alguns mockups com smart objects. Descobri mais tarde que os apps abrem qualquer PDF como arquivo editável, então o passei a salvar os projetos da Adobe como pdf para compatibilidade, reabrindo e salvando no formato Affinity.

Sobre PDF: ele salva como PDF X1a 2003 (1.4) neste padrão ele aceita o uso de transparências, mas na hora de exportar ele rasteriza estas transparências, tornando o pdf tecnicamente um padrão X1a 2001. Até hoje não tive problemas de saída com nenhuma gráfica com a qual trabalho.

Sobre Pen Tablets: aqui no estúdio tenho uma Bamboo Connect em um iMac rodando High Sierra e uma Intuos S 2018 em um MacBook Pro rodando Catalina. Não necessitou de nenhuma configuração especial, a Intuos conta com suporte a reconhecimento de pressão mais apurado, até por ter drivers mais novos, na Bamboo isto é bem limitado, principalmente por culpa do driver legado. Se fuçar as configurações é possível mudar a maneira como é reconhecido o traço, mas confesso que nunca tive paciência para fazer um setup certinho.

2 curtidas

Muito obrigado! Vi aqui que eles estão oferecendo um trial de 90 dias. Vou pegar e testar, ver se me acostumo.

1 curtida

Olha, eu comprei hoje o Affinity Photo com a promoção de 50%. Tá sendo uma curva de aprendizado forte, já que atalhos não são os mesmos do photoshop que estava acostumado. No meu uso valeu a pena, principalmente pelo preço. É uma pena ter uma licença pra Windows e outra pra macOS :frowning:

E se não me engano a licença pra iPadOS é separada também.

Sim, eles vendem o app de cada plataforma separadamente. Mas considerando que não é uma assinatura e sim uma compra única, não é tão ruim. Se comprar o Affinity Photo nas três plataformas no preço atual, vai sair uns R$230. O plano de fotografia da Adobe CC (que inclui o Photoshop e o Lightroom) custa R$43 por mês. Com 6 meses de assinatura você compra o Affinity Photo pra Mac, iPad e Windows, e o resto é lucro (pra quem consegue trabalhar só com Affinity, claro, haha).

1 curtida

Curiosamente o LTT fez um vídeo justamente sobre o quanto os seus funcionários da edição, arte e afins seriam mais (ou menos) produtivos usando ferramentas diversas as da Adobe. E no frigir dos ovos a economia não vale exatamente a pena.

Migrei do Pixelmator Pro (trial) para o Affinity Photo. Posso dizer que estou sentindo bastante dificuldade nesses primeiros dias, especialmente por causa dos atalhos. Além disso, parece que o app não tem “Trim”. Isso me deixou meio decepcionado, confesso, porque uso bastante esse recurso.

1 curtida

Eu trabalhei por 11 anos na Suite da Adobe, e depois de 1 ano e meio eu consegui fazer toda a transição para Affinity Photo/Design, substitui o Ligthroom pelo Luminar (transição um pouco mais demorada). Os softwares, claro, são diferentes, mas muito poderosos e não perdem em nada para os da Adobe.

Em termos de atalhos, realmente quem vem da Adobe vai sofre um pouco, mas é totalmente normal em uma transição desse tipo, e pelo menos pra mim valeu muito a pena e meu custo mensal com software diminuiu, custo esse que pelo menos pra mim em tempos de “vacas magras” pesava um pouco no orçamento.

Em minha opinião, eu recomendo!