Apple Watch não terá mostradores de terceiros tão cedo

Lynch explica que o controle da Apple sobre os mostradores é para que os usuários “não precisem se preocupar se o mostrador vai continuar funcionando a cada grande atualização do watchOS”.

Como se todos os desenvolvedores fossem deixar abandonado os mostradores que fizeram. Sem contar que por baixo dos panos raramente o código usado nesta área deve ser alterado, então é um desculpa bem fraca.

A verdade mesmo é que a Apple gosta de ter tudo sob controle no seu mundinho fechado, e talvez abrir essa porta gere alguns efeitos negativos, como gastar mais a bateria do relógio, o que não cai bem para um produto premium.

9 curtidas

O mostrador é também a cara desse produto, permitir mostradores de terceiros seria perder o controle sobre a estética do produto. Ia virar bagunça, e isso custaria o status premium que o relógio tem.

2 curtidas

Isso tudo é por pura exclusividade. Não nos esqueçamos que uma das principais novidades do Apple Watch Series 7 era ter uma watchface exclusiva.

A mesma coisa acontece nos Watchs da Hermès e acontecia nos Watchs da Nike (que agora foram descontinuados).

A cada nova atualização também anunciam uma ou outra watchface como novidade.

Liberar watchfaces de terceiros acabaria com essa exclusividade de cada Apple Watch

3 curtidas

Tem um outro lance aí que envolve marketing. Se a Apple liberasse para terceiros, uma Fossil, Tissot ou qualquer marca que seja, poderia fazer uma watchface e cobrar por ela. Com exclusividade da Apple, ela consegue tirar uma graninha nessa parte - além da comissão da app store.

1 curtida

Além disso tudo que já foi dito acima, @giovannistrosa acho que sua pergunta é respondida pela matéria :smile: acho que um dos motivos de eles terem explicado o porque da não permissão de mostradores de terceiros é exatamente o pedido por parte dos usuários, aí eles demonstraram que aceitam receber feedback e só implementam quando eles acharem que será de utilidade para a empresa e não para os usuários.

Só mais da :apple: sendo :apple:

Não é deixar abandonado, mas nem sempre existem atualizações prévias.

Te dar um exemplo, uso um app chamado ShareX, sempre tem atualizações (Changelog - ShareX), porém quando teve umas atualizações grandes do Windows que quebrou a ferramenta e pra usuário que usa isso todo dia foi horrível. Pra mim por exemplo que tive que esperar o dev consertar, o que levou uns 3 dias, mas nesse meio termo estava quebrado.

Então isso acontece mais do que você imagina.

Relaxamento ou software de empresa pequena que não testou no Windows Insider pra ver se a atualização iria quebrar.
É por esse motivo que a Apple anunciou o WatchOS 10, mas vai liberar pro publico só daqui um tempo.

1 curtida

Complicação mesmo é engolir essa desculpa esfarrapada da Apple, mas enfim…

1 curtida

Creio que um problema que a Apple nem quer se preocupar em ter é ter watchfaces que pirateiam design de relógios. Seria mais uma coisa para a Apple validar em cada watchface.

Eu entendo o seu ponto, e ele fica ainda mais grave quando transpomos para um relógio, que é algo usado diariamente.

Mas veja que estamos falando de um mostrador, não é algo super complexo, e que tampouco a Apple deve alterar os códigos com frequência.

No pior dos casos, o watchOS detectaria a incompatibilidade com o mostrador de terceiro após a atualização não compatível e voltaria para o mostrador padrão.

Além disso, 3 dias até que foi uma correção rápida, tem muita coisa por aí que só recebeu atualização após anos. :joy:

1 curtida

Cara, em um SO relógio importa pra muitas coisas, inclusive pra certificados de segurança, não sou dev, então não posso falar com propriedade, mas é melhor ir pelo seguro do que liberar pra qualquer um.

Lembrando que Apple é uma das empresas que mais se preocupa com usabilidade e percepção das coisas pelo os usuários

Imagina o flood um dia que quebrar o relógio e floodar as redes sociais com erros no relógio, não ia dar bom!

Estamos falando de um mostrador. Não é um sistema operacional, mas sim uma simples camada visual, assim como os temas do seu navegador de internet.

Tudo o que o mostrador faz é organizar visualmente os dados enviados por outras partes do sistema. Desconsiderando algum aspecto de performance, ele basicamente não altera em nada os processos que rodam no Apple Watch.

4 curtidas

E o pior é que os usuários amam e ficam tranquilo mesmo. Hoje mesmo eu vi uma daquelas propagandas tipo “meu nome é fulano e eu mudei pro iPhone”, em que a justificativa da moça é que no iPhone ela encontrou tudo mais fácil de achar, estava tudo no lugar e tal, em se tratando dos apps.

E pensar que os usuários pensam exatamente assim…

1 curtida

No dia que abrirem isso aí vai virar um negócio multimilionário da noite pro dia. Pois é o tipo de coisa que as pessoas colecionariam.

O pior que eles até que escutam os usuários às vezes. Olha o caso do MacBook que agora voltou a ter o MagSafe e até HDMI.

Mas não dá pra usar o app Facer para usar watchface personalizado?