Apple rejeita apps sobre coronavírus para barrar informações falsas

Originally published at: https://tecnoblog.net/328299/apple-rejeita-apps-sobre-coronavirus-para-barrar-informacoes-falsas/

O Google fez algo semelhante, mas apenas ao não exibir apps em buscas

Descobri isso da pior forma: tendo meu app barrado.

Desenvolvemos um app que mostrava o número de casos oficiais no Brasil em tempo real (puxados de uma universidade americana), além de informações de órgãos públicos sobre a doença, prevenção e grupos de risco.

Na hora de publicar na Play Store… simplesmente não publicavam e não falavam o motivo. Depois tentamos publicar na App Store e pelo menos tivemos uma descrição da reprovação: Eles não aceitam apps sobre assuntos mundialmente delicados em termos de saúde, a não ser que você seja uma instituição reconhecida (governo, hospital, perito no assunto comprovado, etc).

Eu sinceramente entendo o lado da Apple e Google. É difícil filtrar quais apps trazem informações reais e quais podem trazer fake news, ou induzir ao pânico com um texto sensacionalista. Nesse caso, o melhor é barrar tudo mesmo.

Foi um projeto bem legal de um fim de semana que infelizmente não foi pra frente, mas deu pra sair com um aprendizado: Jamais perca tempo fazendo apps sobre doenças ou assuntos “polêmicos” no momento, mesmo usando informações oficiais!

Seguem imagens do “finado” app, a quem se interessar:

2 curtidas

Este tópico foi automaticamente fechado após 60 dias. Novas respostas não são mais permitidas.