Apple Pay e App Store são alvos de investigação antitruste na Europa

Originally published at: Apple Pay e App Store são alvos de investigação antitruste na Europa – Negócios – Tecnoblog

Comissão Europeia abre investigações sobre App Store, após queixa do Spotify e Kobo; e sobre serviço de pagamento Apple Pay

Aí aí, essa comissão… ZzZzzZzzZzzZzZZzZzZzzZzzZzzZzZZz

Curioso pois a Google trabalha exatamente com as mesmas taxas…

Mas a Apple realmente merece um destaque, visto que a priorização dos serviços próprios é a base de seu ecossistema

Isso que acontece com monopólio de mercado, ainda que não seja um mas é quase, começam os abusos. Por isso torço para outros SOs de outras empresas ganharem um pouco de força. Principalmente iniciativas realmente livres.

Nos anos 90 foi a Microsoft vs Netscape que evidenciou antitruste dos navegadores.

Mas aí alguns falam que o sistema é dela, faz o que quiser. Uma vez que você abre seu sistema para outros desenvolvedores produzirem conteúdo (apps), não é justo nem correto favorecer um ou outro.

Por isso tem que punir mesmo, porque muito sucesso desses sistemas se dá devido aos aplicativos que nele rodam.

1 curtida

O problema não é inteiro sobre a taxa, mas dar opção ao usuário.

No caso a Google tem se não me engano o mesmo conceito de taxas pra vendas ou assinatura dentro da Google Play, mas não impede que as mesmas criem métodos de assinar o serviço “por fora” para o consumidor, como um redirecionamento a página do navegador ou como a Época fez, instalar fora da loja, tem opções, a Apple não.

Essa questão é bem complicada. Só que tem um detalhe: a Apple é uma empresa de sistema fechado e quem compra seus produtos sabe disso. Mesma coisa vale pra quem quer desenvolver apps pro seu sistema. A Apple prega muito essa questão da “segurança” e por isso eu acredito que ela prefira deixar essa questão das assinaturas dentro da própria App Store do que permitir que o desenvolvedor abra um canal de vendas fora do “muro” da App Store. Enfim, vamos ver no que vai dar essa história…

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.