Apple Music HiFi. Resposta ao Spotify HiFi?

Foram encontradas algumas referências no beta 1 do iOS14.6 a um possível streaming sem perdas no serviço da Apple.

Por mais que seja difícil, para a maioria das pessoas, diferenciar um flac de um mp3/aac bem encodado, pode-se sim, com bons fones, ter um ganho de qualidade. E se mantiverem o preço como diz o texto, será um diferencial e tanto.

3 curtidas

Talvez. Concorrência sempre é bom aos consumidores!

Se realmente não tiver aumento de preço, vai ser matador. Acho que vai dar uma sacudida bem a estratégia dos concorrentes

Mais provável que mantenha os 9.90, já contando que a pessoa assina o Apple One (para pagar o extra do HiFi), se for assinatura individual, aí deve ser uns 19.90 ( Music + o HiFi)

1 curtida

Não me surpreenderia se liberarem HiFi pra todo mundo, como diz o rumor. Outras lojas de filmes costumam cobrar mais caro pelas versões em 4K, mas a Apple simplesmente substituiu todos os filmes em 1080p por 4K na loja sem subir o preço (e ainda fez o upgrade de quem já tinha comprado as versões HD).

3 curtidas

Pra ela não seria tão difícil, já que ela usaria seu próprio codec, o alac. Eu só ficaria curioso é em relação aos airpods Max. Ela disponibilizaria uma atualização de software para suportar as taxas mais altas ou lançaria uma nova versão dos fones? Fica a dúvida.

Boa pergunta. Eu acho que seria possível liberarem uma atualização de firmware com suporte ao ALAC. Por ser codec deles, talvez seja mais fácil atualizar sem precisar de um hardware novo.

1 curtida

Material não falta, sem sombra de dúvidas: neste link, para que artistas tenham músicas publicadas, a Apple solicita que o arquivo seja enviado usando compressão FLAC ou ALAC.

As músicas que a Apple disponibiliza para compras no iTunes já são em formato ALAC. Não sei porquê essa demora ainda na liberação do HiFi.

1 curtida

Mais evidências de que tá vindo aí: Apple Music for Android preps for lossless audio streaming - 9to5Google

1 curtida

Dois formatos lossless. Essa foi surpresa.

Bom, agora já dá pra considerar praticamente confirmado. A Apple acaba colocar um banner no Apple Music com “o jeito de ouvir música vai mudar em breve”. :eye:

Acabei de ver aqui. Agora não tem como esconder mais.

Eu torço para que a Apple, que praticamente forçou o mercado de smartphones a virar a chave para o áudio BT, adote o codec LDAC da SONY, para quem quiser desfrutar do áudio losless dessa forma. Até porque ele já está implantado no mercado e em vários aparelhos.

Se ela criar um codec ALAC só pra ouvir com airpods, vai ser broxante. E ela é bem capaz disso.

A Apple tem tentado fortemente fazer com que seus serviços caiam no gosto das pessoas. Manter o preço igual para um plano HI-FI parece-me uma estratégia interessante. Torço para que o CODEC a ser utilizado no serviço seja o mais usado nestew momento.

Aí usar os proprietários, porque é onde ela consegue extrair o máximo do hardware e software que desenvolve.

dúvida:
Faz tanta diferença na qualidade assim pra vocês o HiFi ?

Falo isso pois assinei o Tidal no plano HiFi e não vi muita diferença nas músicas que tinham esse recurso.

É necessário que o equipamento no qual ouvirá as músicas também seja Hi-Fi. Aí é show!

Ela teria que implantar o ALAC, por exemplo. E dependeria do surgimento de novos produtos no mercado com o codec, ou faria o que eu disse acima; focar apenas nos airpods.

Sobre codecs, não precisa necessariamente ser um codec proprietário para funcionar bem. O próprio AAC que ela utiliza, não é. Mas é perfeitamente integrado ao iOS. Basta que as outras partes envolvidas (música e fone) utilizem o mesmo codec (e estes dois não precisam ser controlados pela Apple). Isso garante uma otimização maior.

PORÉM nesse caso, é provável que ela se feche. Não existe música em LDAC e isso afetaria essa unidade de codecs.

HiFi por si só não significa absolutamente nada pra qualidade.

Não basta o arquivo em si não ter compressão. O equipamento precisa ser capaz de reproduzir por completo todas as faixas. Porém o nosso ouvido não é capaz de perceber todas as faixas, então só ser HiFI não diz muito.

Acho que a Apple vai levar esse HiFI para o lado do áudio espacial, onde ela consegue explorar o hardware e o software.

Como em breve vou perder o Deezer de graça, fiz justamente um teste para ver se a qualidade mudava mesmo, e tambem não vi(?) diferença, eu testei usando o meu JBL 450BT que é o fone que uso no dia-a-dia.

Não, Spotify na qualidade máxima já é suficiente. A graça do Tidal é escutar master diferente.