Apple mandou aviões cheios de iPhones da Índia aos EUA antes do “tarifaço”

Antes das tarifas… Mas vai vender pelo valor de “antes das tarifas”? Kkkkk. Vai socar ainda mais margem de lucro pros trouxas pagarem.

5 Likes

Essas empresas chinesas, viu… Fazendo de tudo pra contrabandear e lotar o Ocidente com suas bugig… Ops… é uma empresa da terra do Tio Sam…

Ironias à parte, do jeito que andam as coisas, com até mesmo CEOs e bilionários começando a reclamar das tarifas, não sei se vai ter comprador pra esse “lote emergencial de iPhones”.

2 Likes

E mesmo com as reclamações dos seus aliados o Trump não desiste do seu tarifaço.

Nos EUA até que fazem sentido usar essa tática, desenvolver o mercado americano, estimular novos processos e a indústria nacional.

Porém esse processo veio antes da hora e sem criar a base para isso. Então a indústria vai ter que se ajeitar no tranco. Algumas vão se reinventar e fortalecer a base dos EUA, outras podem simplesmente quebrar por falta de competitividade.

Mas isso porque EUA é auto suficiente em muita coisa.
Agora na República das bananas não se produz nada tecnológico aqui, tá protegendo nada e vem uma taxa efetiva de 84%.

Taxar um PS5 em mais de 60% para proteger a indústria nacional é humilhação. E ainda tem alienado que defende isso.

Aí os EUA vão cobrar 10% e os acéfalos vão achar isso controle ou guerra de taxas, mas tudo bem o BR taxar 80% os outros…

N faz sentido nenhum essa manobra. E se fosse uma boa estratégia esse rolê, o mercado financeiro (pelo menos o interno) teria reagido de forma otimista e não o desastre q tá sendo.

Trump tá fazendo isso por puro ego e orgulho, n preparou e nem planejou nada. Tanto é q ele foi questionado sobre algumas coisas relacionadas a isto e a resposta foi: “não sei” (com uma cara de bunda alaranjada).

Por fim, EUA não será autossuficiente pq lá não se produz toda a matéria prima necessária pra eles se manterem e, principalmente, os próprios estadunidenses não quererem subempregos combando com o Trump n querendo ninguém imigrando pra lá. Então fica difícil desenvolver essa autossuficiência.

5 Likes

Só a Apple fazendo applices :joy:

Amiguinho, a taxa de importação para empresas não é a mesma de consumidor final comprar nas lojas virtuais. As empresas importam por bem menos q os 84% para revender aqui. Inclusive o valor de importação não é taxado em cima do valor revendido, mas o valor de custo de produção. É como se o PS5 fosse importado por metade do preço em dólares, com uma taxa bem menor também.

4 Likes

Esse é o elefante na sala que o Laranjão evita a todo custo falar. Mesmo num cenário onde os EUA tivessem toda a tecnologia em matéria-prima em casa, não resolveria esse pepino que é arranjar mão de obra em conta e capacitada, um mimo que só a globalização proporciona.

E ainda há quem acredite que os preços dos bens e serviços vão ficar acessiveis, além de oferta de emprego a um salário digno.

EDIT: Deixa me retificar um pouco, pois é fácil demais soltar um “mão de obra barata” por força do hábito. O problema da mão de obra tá mais em torno da capacitação do que o custo dela em si. Treinar gente competente (e digo gente cabeça, engenheiro mesmo) não se faz da noite pro dia. Se até mesmo nos tempos de guerra fria e quente os EUA precisou saber recepcionar gente de fora, não vai ser agora que isso vai mudar, nem se tu colocar o tema de Team America pra tocar no talo.

2 Likes

Nem mesmo as lâmpadas da General Electric são fabricadas nos EUA mais. Fábricas levam anos para serem abertas e começarem a funcionar. Junte nessa receita a necessidade de alta tecnologia (como chips, que por sua vez precisam de litografia nanoscópica, que por sua vez precisam de maquinário e indústrias tão específicas que só existem duas no mundo, a ASML na Europa e a TSMC na China/Taiwan) e a complexidade para iniciar uma nova cadeia total de suprimentos simplesmente poderia levar décadas.

O único sentido nessas tarifas e políticas, ao meu ver, é uma mistura de dump and pump (provoca-se a queda de ações e bolsas no mundo inteiro, que então são compradas a preço de banana pelos bilionários, que então poderão segurar pra vender e/ou lucrar quando tais assets voltarem a subir por algum rumor “positivo” no mercado) misturado com uma tática hegeliana (tese e antítese formando a síntese: cria-se um problema, apresenta-se o problema e então vem com a solução do problema criado, de forma a passar uma imagem de “herói”).

7 Likes

Voce foi muito acertivo na teoria. Trump ja “voltou atras” e as ações ja estao subindo. Os amigos bilionarios dele lucraram muito…

1 Like