Apple, Google e Amazon preparam padrão de casa conectada para 2021

Originally published at: Apple, Google e Amazon preparam padrão de casa conectada para 2021 – Gadgets – Tecnoblog

Projeto para a criação do novo protocolo já está em desenvolvimento e pretende facilitar o uso de dispositivos inteligentes

3 curtidas

Ótima noticia, vai facilitar as instalações e baratear muito os equipamentos de casa conectada.

2 curtidas

Já não era sem tempo !!!

O HOME KIT da Apple é compatível com 0,0001% de todas as tralhas de automação residencial da china…

Hoje vamos automatizando tudo, desbravando mato. Cheio de tecnologia proprietário, a gente passa fazendo gambiarra.

Já algum tempo, que tenho ciência que tudo que estou montando hoje, vai pro lixo em pouco anos. Gambiarra não se sustenta. E que, sei lá, de 2025 em diante, as coisas já padronizadas, tudo em seu lugar. Tenderá a se montar uma casa, um carro automatizado, com tudo padronizado, com todos fabricantes interligados e se entendendo, permitindo usar por longo prazo sem imprevistos.

3 curtidas

Percepção dividida: por um lado é uma ótima notícia padronizar tudo. Por outro lado, precisava esperar todo esse tempo e já termos tantos produtos no mercado? Tem hora que parece que fazem de propósito pra causar obsolescência programada… (sem conspirações aqui, só um desabafo mesmo)

1 curtida

Criar um padrão é sempre complicado porque envolve muitos interesses.
Quem participa e conflitos de interesses entre os participantes acabam afetando a tomada de decisões cruciais nessa empreitada, como os termos do licenciamento, divisão de custos e receitas (caso tenha) entre os membros, além dos aspectos técnicos.

Então não surpreende demorar.
E pras empresas não faz sentido esperar sair o padrão pra começar a lançar produtos, ainda mais quando não se tem uma perspectiva de data de lançamento desse padrão.

1 curtida

Demorou de mais.

Modem 56kbps demoraram menos de um ano pra correr e padronizar o V90.

Nesse tempo, quem comprou USR ou Motorola com suas tecnologias proprietárias se ralou.

Mas agora, passou-se 5 anos sem ação nenhuma. O mercado por conta própria tapado de coisas proprietárias. Muito ruim. Bem estranho mesmo.

A Web lá no início dos 90 já até nasceu com o HTTP padronizado.

1 curtida

@anamarques, consegue comentar um pouco sobre os padrões existentes e como funcionam, tipo Zigbee?
Esse é um assunto pouco conhecido por todos (acredito eu); sei que o homekit da Apple é o padrão mais seguro por ser “ponto a ponto”, porém, acaba sendo o mais congelado, por isso a pouca aderência.
Abraços!

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.