Apple é proibida de vender iPhone sem carregador e leva multa de R$ 12 milhões

4 curtidas

Multinha troco de pinga.

Ficar proibida de vender o produto mais rentável da empresa é troco de pinga?

13 curtidas

A multa é pequena, mas ficar sem poder vender é um prejuízo muito pior.

9 curtidas

Pra quem acabou de fazer a transição pro iOS e teve que pagar R$150,00 pra poder usar o celular um dia depois, acho POUCO!

Aquele carregador safado de 5w já seguraria a onda numa boa, ainda mais com a bateria dos iPhones sendo pequena.

5 curtidas

Falei da multa não da proibição.

1 curtida

A questão nem é tanto com a multa, mas o quanto eles vão deixar de faturar por serem proibidos de comercializar por falta de um acessório básico!

Eles vem com a bandeirinha do eco-friendly, mas na verdade eles encontraram uma forma de faturar ainda mais. Vende-se o telefone sem carregador, não abaixa o preço e se quiser o carregador, tem que pagar (uma fortuna) à parte.

Eles até podem pagar a multa e deixar pra lá, mas não podem burlar uma proibição até que criem vergonha na cara e entreguem o produto com todos os equipamentos mínimos para funcionar.

11 curtidas

A Samsung que se cuide que o dela vem logo…ou ela já se “corrigiu” com o lance do carregador nos modelos atuais?

Quanto a Apple, tirar a homologação do carro-chefe pode não doer agora, mas vai doer a longo prazo se a maça não se mexer. A multa? Troco de pinga. A Apple paga e ainda deixa o troco pro caixinha.

Quando empresas de porte global se usam de premissas falsas para ( tentar ) ludibriar o consumidor eu sou muito a favor que elas sofram com a intervenção estatal, mesmo. Obviamente que não vai dar em muita coisa. Mas pelo menos a Apple vai aprender a mentir melhor, e ter o entendimento ( por menor que seja ) de que há limites no livre-mercado.

6 curtidas

Eu tenho uma opinião impopular, mas acho muito, mas muito errado o MJ intervir no que uma empresa precisa entregar junto dos seus produtos. Se não existe lei determinando e a única regra é que na embalagem do produto esteja claro o que ela contém – o consumidor não pode alegar que foi enganado pela falta da informação. O que realiza o carregamento do aparelho é o cabo, que vem incluso. O adaptador de tomada é apenas um meio, é possível usar o cabo na porta USB-C USB-A de um notebook, TV, videogame, aparelho de som, carro, filtro de linha, entre outros. Há um claro prejuízo de usabilidade, mas não a ponto de impedir o uso do produto.

Não vou entrar na questão de “apelo ecológico”, corte de custos sem repasse ao consumidor e afins, pois independente de ser Apple, Samsung, Xiaomi, entre outros, a questão está no Estado intervir no que sua empresa deve vender.

8 curtidas

Claro a apple repassa este custo ao consumidor final, o governo caso seja paga e nao jogada pra debaixo dos panos se fortalece e usam pra beneficios próprios em todas vias só o consumidor que se lasca.
Estado em ação da nisto, falsa impressão de segurança e proteção.

4 curtidas

Cara, tu já tinha falado e eu já tinha mandado o link. A Samsung dá o carregador! Só pedir no site. Isso já livra a cara dela.

7 curtidas

A minha percepção mais liberal concorda com você. Mas no ponto de vista do Procon (que eu também acho válida), é que o produto tem que ser vendido de uma forma que mantenha o funcionamento. Se você tem que comprar outro produto pra manter o funcionamento do primeiro, configura venda casada.

Se você compra o aparelho, não tem carregador e tem que comprar um, já era. E não tá errado isso. Se você compra uma TV, ela vem com os cabos de força, fontes, etc. para que o funcionamento seja mantido. O mesmo vale pro aparelho celular.

12 curtidas

De fato. Acabei de achar o tal site inclusive.
Trampo desnecessário dado o preço atual, mas como disse, livra a cara dela.

2 curtidas

É um baita trampo b**** e que pouca gente deve utilizar. Mas por fins jurídicos, já isenta, né?

5 curtidas

Você está certíssimo. Tua opinião é impopular mesmo.

8 curtidas

Óbvio q n! Empresas repassam custo operacional. Já entra no cálculo uma reserva pra gastos inesperados, ou seja… independente da empresa ter ou não gastos assim, veja bem… A GENTE JÁ TÁ PAGANDO POR ISTO. E se no final do ano fiscal a empresa não precisar gastar esta reserva, ótimo pra ela, é uma grana q entra pro bolso. E não, esta gordurinha n volta pro cliente.

Vou fazer o “advogado do diabo” aqui, mas: quem hoje em dia não tem um carregador com tecnologia relativamente atual pra carregar um iPhone (ou Samsung)? Eu tenho aqui pelo menos uns 5 carregadores parados na gaveta, sem uso. E, recentemente, comprei um carregador terceiro por causa da necessidade da carga via cabo USB-C/USB-C, que nenhum dos meus outros carregadores ofereciam (e, de quebra, conhecer os carregadores fabricados com GaN, que são menores em comparação com os “normais” que são oferecidos hoje em dia).

E de mais a mais, você não é obrigado a comprar um carregador da Apple. Existem dezenas de marcas com centenas de modelos diferentes certificados pela Apple (MFi) pra você escolher se você faz questão de ter um carregador novo pra carregar seu smartphone novo.

E em tempo: meu smartphone atual é um Samsung Galaxy S8+. O único iPhone que tive foi um 4S, há milênios atrás.

4 curtidas

Como é: MJ proíbe venda de iPhone e multa Apple em R$ 12 mi por falta de carregador
.
Como eu li: Michael Jackson proíbe venda de iPhone e multa Apple em R$ 12 mi por falta de carregador :sweat_smile:

7 curtidas

Mas aí que tá, até entendo a parte ambiental, mesmo que para Apple isso é dinheiro e não ambiental, o problema é que quando Apple fez, o cabo era USB-C, mas os carregadores era USB-A e as pessoas foram obrigadas a comprarem um novo carregador assim como você. Esse argumento da Apple de ambiental cai por se só