Apple é alvo de ação da Gradiente no STF pela marca iPhone

Originally published at: Apple é alvo de ação da Gradiente no STF pela marca iPhone – Negócios – Tecnoblog

IGB Eletrônica, ex-Gradiente, perdeu exclusividade da marca iPhone no Brasil; empresa abriu processo no STF contra Apple

A ex-Gradiente ainda tá nessa de que a tábua de salvação da recuperação judicial é resgatar uma marca que um concorrente muito maior adotou? Eles acham mesmo que se detiverem a exclusividade do nome iPhone no BR vão se tornar uma empresa milionária da noite pro dia?

A Apple vai é enterrar a empresa e o STF com tanta coisa que o processo vai se arrastar por anos a fio. E mesmo que a ex-Gradiente ganhe, eles vão ter que gastar uma verdadeira fortuna em marketing pra conseguir imprimir no coletivo que o “novo” iPhone é de uma marca que “morreu” no século passado, praticamente e que só vive na nostalgia da geração que passou pelo menos dos 40 anos.

2 curtidas

A gradiente com 1 bilhao em dividas não fara nada com a marca. Só quer indenização, ou seja só quer por grana no bolso vendendo os direitos da marca, fazendo um acordo. Talvez quitar um pouco do que deve de previdência.

3 curtidas

A IGB tem direito sobre a marca. Pois registrou antes.
O correto é a Apple pagar uma mensalidade para a IGB não usar a marca de sua propriedade.
Ou seja, a Apple tem exclusividade de uso. Mas paga a IGB para ter esta exclusividade.
Nada mais justo.

6 curtidas

Nossa, pensei que esse problema já tivesse sido resolvido.

Aliás, a Gradiente basicamente só tá vendendo aparelhos de som Bluetooth hoje, né?

A última vez que fui no site deles, só tinha uma caixinha de som a venda.

1 curtida

Isso, mesmo, só som.

Nada de TV, smartphone ou tablet.

https://gradiente.com.br/

1 curtida

Direito é Direito. Se registrou e utilizou em algum momento a Gradiente tem direito ao uso pelo período legal. No caso, a Apple deve pagar, da mesma forma que já pagou em outros países. Aqui não pode ser diferente. Mas…

3 curtidas

Provavelmente nosso mercado não é interessante o suficiente pra Apple querer fazer um acordo.

1 curtida

Exato.

IGB (Gradiente) provavelmente não vai voltar a fabricar e vender eletrônicos, mas está querendo receber “royalties” sobre a marca “Iphone” e ganhar algum valor para quitar suas dividas.

E tem muitas empresas e pessoas “especializadas” em registrar, comprar e vender “marcas”.

Exemplo: Cesar Filho, apresentador da Record, é um desses, ele tem uma empresa que tem o direito sobre o registros de vários quadros e programas de radio e TV.

2 curtidas

Gradiente deveria gastar esse dinheiro das custas e advogados, para pagar seus credores. Essa é uma luta perdida, a primazia da realidade não é favorável a ela. Simplesmente vão afundar, e na merd@.

Certeza que a Apple ofereceu uma boa grana pelo uso da marca, mas a ganância da Gradiente resolveu fazer isso na justiça. Vai perder mais dinheiro do que tem.

Tem certeza? À uns anos atras tinha gente fraudando bolsa familia pra comprar iPhone/iPad do ano…
Pessoal no Brasil paga essas besteiras, mesmo tendo comprar em parcelas à perder de vista… hahaha

Não, não tenho. Talvez o valor elevado que ela cobra por aqui realmente seja mais que o suficiente pra se manter no país. Mas acho estranho tanto tempo nessa enrolação.

Também é uma possibilidade. Mas me parece que a Gradiente, numa situação moribunda dessas, aceitaria uma oferta razoável. Se ela recusou mesmo, não surpreende o buraco que a Gradiente está. Porém, ainda acho estranho ambas empresas deixarem pra resolver isso judicialmente depois de tanto tempo. Ainda mais num país com a justiça acostumada a tomar decisões… criativas. Enfim…

Não é tão difícil encontrar iPhone recente com bom preço.

Só ficar de olho em B2W e Magazine Luiza que você adquire iPhone recentes e até duas gerações atrás por muito menos que o preço sugerido.

E ainda tem um ótimo cashback.

Isso tudo aconteceu graças à incompetência e burocracia deste órgão regulador. Desisti de registrar uma patente industrial por causa da morosidade e custos envolvidos.
Coisa de terceiro mundo… É proposital a burocracia envolvida, para que você seja forçado a contratar empresas “especializadas no assunto” (se é que vocês me entendem…). Processo semelhante ao que existia nos Detrans, onde você era obrigado a contratar despachantes para obter uma simples renovação de documentos.
Comparem a quantidade de patentes registradas de qualquer país minimamente sério com a do Brasil. Nossos números estão abaixo da régua do ridículo.

E se fosse ao contrário . a Apple fosse brasileira e a gradiente americana o desfecho seria igual? Iriam aplicar a dialética hegeliana. justica seja feita Brasil e o quintal dos americanos pesquisem sobre os medicamentos de altíssimo custo americanos para muitas doenças .estão ganhando bilhões com a morte .um só exemplo medicamento sofosbuvir feito pela Gilead custa média de 50.000 cx com 28 comprimidos e o Brasil não pode fabricar o remédio por causa da patente e para piorar agora o rendesivir da mesma Gilead custa 2.600 $ a dose e o Brasil foi excluído de novo

A redução de preço dos Android é bem maior, o que reduz a margem deles, obviamente. Até um topo de linha lançado hoje já é encontrado em promoções bastante interessantes em 2-3 meses.

1 curtida

Em um olhar mais atento ,re observa como INP funciona , 8 anos para dar direito ao registro de uma marca … eu sempre acreditei em algo assombroso nesse órgão, tipo vc entra um pedido , os caras lá já sabem de todas as marcas e nomes q existe então quando algo novo chega , com certeza errolam o máximo que podem para gerar propinas, claro que antes fazem uma oferta. Do novo q chegou à grandes industria, então a empresa de fora registra a marca , de enquanto os corrupto do órgão seguram o processo aqui . , Levar 8 anos para finalizar um registro deixa isso muito claro