Apple diz que App Store não é monopólio porque a web é aberta

Originally published at: Apple diz que App Store não é monopólio porque a web é aberta – Negócios – Tecnoblog

Em investigação na Austrália, Apple diz que App Store concorre com sites e lojas que não podem ser acessadas no iOS

É o famoso “errada ela não está”.

1 curtida

A Apple não é santa, mas criou todo um ecossistema em torno do IOS, o que eu considero como sua maior qualidade.

Da forma como colocam, seria a mesma coisa da justiça processar a BMW, porque vc não pode usar peças de Volvo ou de outra marca nos seus carros.

seria a mesma coisa da justiça processar a BMW, porque vc não pode usar peças de Volvo ou de outra marca nos seus carros

Essa comparação foi bem infeliz. Volvo e BMW são marcas de carro diferentes, com peças diferentes. o Texto fala de aplicativos pra iOS. Não importa qual loja faça a venda, o aplicativo é o mesmo, criado pelo mesmo desenvolvedor, o que é bem diferente das peças de Volvo e BMW.

6 curtidas

Não sou fã da maçã, não tenho nenhum produto da maçã, não gosto da forma como ela gerencia seu ecossistema e muito menos dos preços praticados por ela. Eu, assim como muitos outros, não me sinto confortável com a forma com que ela trabalha, e por isso uso aparelho e ecossistema de outra plataforma. Mas entendo que isso tudo (menos os preços) é pela segurança e estabilidade do ecossistema da empresa, e governos e outras empresas não deveriam meter o dedo nisso. Não gosta? É só não usar/desenvolver pra plataforma da maçã. E vida que segue. Nada como o tempo e a concorrência pra dizer quem está fazendo certo ou errado.

A Apple sim pratica monopólio quando força os desenvolvedores a ter como única forma de pagamento o Applepay. Ficamos refem da tarifa de 30%. Muitos produtos não saem por causa desta taxa, enquanto em um cartão de crédito normal se paga 4% na pior das hipoteses.

A falta de lojas concorrentes faz com que não tenha concorrencia e a taxa acima não pode ser reduzida por outro player.

Outro problema grave é o sistema de aferição de apps, que é SUPER injusto, pois ele prioriza os grandes players e barra os pequenos apps. As vezes empresas chegam a contratar consultorias apenas para fazer o envio de apps as lojas.

Esse argumento da web nem cola, pois um dos requisitos dos apps é “não pode ser igual ao site”. Outro ponto que se isso fosse real a Apple teria aderido aos PWAs ela não faz isso justamente para poder ter controle dos apps que rodam no ecossistema.

1 curtida

Sabia q nao demoraria alguem a aparecer nao entendendo analogia…é o normal aqui…nao é a primeira vez.

E infeliz pq? Te ofendeu?

Se vc quer usa o IOS, é assim q terá q usar. Não quer? Use Android, simples assim…
Quer usar BMW? Use como veio o carro! Quer usar uma peça de Volvo q não se encaixa num BMW? Chore! Simples assim. Ou compre um Volvo.

O Apple Pay não tem relação com isso.

Para quem fatura um milhão de dólares a taxa é de 30%. Para faturamento inferior, 15%. Segundo ano consecutivo de assinatura de algum app, 15%, independente do faturamento.

A plataforma é dela, as diretrizes a ela pertencem. Abrir para outros não traria benefícios para o usuário e modificaria o modelo de negócios da empresa, o que não cabe a nenhum órgão de governo interferir.

Tem muita coisa errada nas politiconas da App Store, tem. Mas abrir não é a solução. Já tem um tempo que existem canais dentro da Apple para contestar regras que o dev considera injusta, e as vezes essa contestação é acatada e políticas internas mudam. Está longe de ser perfeito, mas de alguns anos pra cá, já melhorou bastante e os agentes principais responsáveis pela App Store estão sendo substituídos por outros executivos mais em linha com a realidade atual.

1 curtida

“A Apple enfrenta restrições competitivas de alternativas de distribuição dentro do ecossistema iOS (incluindo sites de desenvolvedores e outros meios através dos quais os consumidores podem obter aplicativos de terceiros e usá-los em seus dispositivos iOS)”

Ué dona maçã, não é você que proíbe o uso de outras lojas no seu sistema, que segundo comentaram ali em cima dificulta o isso de pwa’s

Eu discordo, pois, além de obrigar o uso da sua loja para a distribuição de apps ela obriga o isso de sei sistema de pagamentos.
-mas a Google faz o mesmo! Sim porém o OS da gigante de Montain view permite o uso de outras lojas e por isso formas pagamento alternativas(fora da Google play)

A analogia ficou um pouco desconexa pois há uma variedade de OS’s(Android e Windows, distros Linux/GNU) permite “peças de outras montadoras” . Windows assim como o IOS tem sua própria loja e sistema de pagamentos porém não obriga o uso de sua loja para a distribuição de programas para o seu OS

1 curtida

O que estou tentando clarificar é que o Apple Pay é outra coisa, é um serviço disponível ao usuário. O sistema interno de processamento de pagamentos da App Store, não é o Apple Pay.

Corrigindo a analogia que ele fez,
Seria a msm coisa da justiça processar a BMW pq ela não deixa vc comprar as peças para a BMW fora das lojas dela, sendo que na loja dela o preço é mais caro que nas outras lojas. E ambas as lojas a peça é exatamente igual.

1 curtida

Eu já desisti de entender a lógica Apple. Na qual o que não está certo faz sentido.

Dizer que App Store não é monopólio porque a web é aberta é quase a mesma coisa que dizer que o gato não late porque a bicicleta tem roda quadrada.

3 curtidas

Não é novidade para ninguém o péssimo suporte que ela entrega na web, com limitações propositais para impedir a concorrência. Nem mesmo um outra engine é possível instalar no iOS, o uso do safari é obrigatório.

A Apple com seu monopólio está matando o desenvolvimento Web para beneficio próprio.

Título: Apple diz que App Store não é monopólio porque a web é aberta

Opinião: A Web é aberta, até você usar em algum lugar sem autoridade… Usa para ver o que acontece… Kkk

Tenho a mesma opinião sobre a Apple. Porém como desenvolvedor discordo da sua colocação. O processo de publicação da Apple é muito burocrático e apesar de alegarem “segurança”, é muito comum eles aprovarem e reprovarem uma mesma versão de um aplicativo. Essa segurança é só papo. No fim mesmo, o que eles querem é ter todo o lucro para eles. Se eu deixar de publicar apps na plataforma deles, quem perde na verdade sou eu, pois deixo de vender, e o cliente que fica sem variedade de aplicativos.

1 curtida

A lógica desse argumento é mais ou menos como dizer que um repositório do Linux não é monopólio porque você pode usar o Windows.
Eles não estão olhando o próprio ecossistema como um universo solitário, eles estão olhando o ecossistema deles inserido num universo onde existem outros escossistemas com os quais eles competem.

Se olhar desta forma, dá para dizer que o monopólio de uma empresa no Brasil não é um monopólio porque existem outros paises com outras alternativas… A Apple simplesmente está mudando o foco da questão.

Sim, ela está mudando o foco.
Com essa mudança de foco ela também está deixando implícita a pergunta: por que eu tenho que abrir o meu ecossistema que eu mesmo criei para qualquer um de graça?
Imagino que a MS tenha feito uma pergunta parecida lá nos anos 2000 na Europa quando estava naquela briga de a MS mandar os seus próprios programas (no caso o IE) embarcados no sistema. A MS que criou o Windows, qual o problema dela mandar os seus próprios programas embarcados? Naquela época já existia alternativa funcional ao IE, assim como existia alternativa funcional ao Windows.