Apple deve estrear processador ARM no MacBook Pro e iMac

Originally published at: https://tecnoblog.net/347115/apple-deve-estrear-processador-arm-no-macbook-pro-e-imac/

Apple planeja novos MacBook Pro de 13 polegadas e iMac de 24 polegadas com processador ARM, diz analista

1 Curtida

RIP hackintosh e outras brincadeiras com Mac.
Achei que a Apple poderia adotar os Ryzen 4000…

Estou me esforçando pra não julgar sem assistir o evento antes. Mas o que estou sentindo até agora não é legal.

Deve ser vontade de ir no banheiro.

E a Apple usava processadores PowerPC anos atrás (que não tinham nada de compatível com a Intel). Apenas vão retornar ao modelo de negócios antigo com processadores diferentes do que o mercado de PCs adota. A diferença é que agora provavelmente vão usar processadores de projeto próprio, já que os PowerPC eram fabricados pela IBM.

1 Curtida

Tão vendendo ARM como salvador da lavoura. Se vc falar que não é bem assim, fã da Apple te trucida.

2 Curtidas

Acho que os computadores da Apple ficarão mais caros com a transição do macOS para a arquitetura ARM.
O maior problema é convencer os desenvolvedores do macOS a fazerem apps para ARM caso o macOS não passe a ser uma adaptação do iOS para computadores, A Apple também tem adotado ultimamente itens proprietários que afastaram desenvolvedores da plataforma Mac, como o driver gráfico Metal. Parece que é questão de tempo para a extinção do macOS e o uso massivo do iOS e suas adaptações para cada dispositivo fabricado pela Apple.
Quanto ao hackintosh, isso dependerá do suporte dado aos computadores x86 da Apple para ser extinto. Ainda teremos uns 2 ou 3 anos de hackintosh. A não ser se a Apple encerre de vez o suporte do mac a x86, uma decisão extremamente radical.

4 Curtidas

Hoje tem muita gente que desenvolve em macOS, estou curioso pra saber se todas essas ferramentas que usamos no dia a dia de desenvolvimento vão funcionar direito com processadores ARM, to ligado que uma boa parte do mercado de MacBook é a galera desenvolvedora

Pois é, eu imagino que a meta da Apple seja ter um sistema único entre todas as plataformas (desktop, laptop, smartphone, tablet, smartwatch e talvez o suposto smartglass).

A Apple pretende renomear o iOS pra iPhoneOS (dessa vez, tudo junto). :joy:

O macOS não vai morrer não.

Aliás:

Quero ver como vai ser a compatibilidade com aplicações x86.

Na verdade o macOS já é uma plataforma só. Todo o código do iOS, watchOS, iPadOS roda nativamente no macOS. Não existe emulação durante o desenvolvimento de aplicativos para as plataformas da Apple. Por isso não existem nenhum emulador no mercado para desenvolvimento para iOS e afins ( :sob:) ao contrario do Android. Apple só esta padronizando todas as interfaces.
Isso foi comentado no WWDC de um ou dois anos atrás.
Tem esse video do Fabio Akita tbm.

1 Curtida

Verdade. E analisando melhor a Apple só esta indo na mesma direção que a MS e o mundo Linux já estavam indo. Já existe uma porrada de notebooks Linux com processadores ARM e MS já tem o Win 10X. A Apple só vai acelerar e melhorar a competição. O único porem é a que já existe, Macs com preços altos e plataforma mais fechada. Mas, é com restrições que surgem evoluções, quero ver o que a comunidade hacker vai inventar.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.