Apple cria jeito de rodar IA no iPhone sem depender da nuvem

Será que isso faria com que as memórias internas dos smartphones se aproximem da de PCs em quantidade?

Pode ser uma solução meio termo para a Apple, mas não acho que vai conseguir competir com um Google Pixel por exemplo, que tem toda liberdade e acesso a poderosos servidores em nuvem. Vai agradar defensores de uma maior privacidade na troca de dados, só na prática vai deixar a Apple ainda mais longe de seus concorrentes (sobretudo o Google).

Acho que destaque para Apple será (novamente) os casos de uso profissional. Há empresas proibindo o uso do ChatGPT por exemplo por seus funcionários para realizar algo relaciono ao trabalho devido ao risco de expor dados ou informações que não deveria, mas no caso aí de rodar tudo internamente não terá esse problema. No final de tudo a Apple consegue fidelizar ainda mais o seu público, e trazer uma boa quantidade pra dentro.

3 curtidas

Bom, se for isso mesmo não sei o que irá matar o iphone mais rapidamente, se é a famigerada bateria, a obsolecencia programada da Apple ou o TBW da Nand de memória.
Não esqueçamos dos MACBooks de 8GB de RAM que estavam fazendo swap que duraram 2 anos com falhas na NAND.

Pensei a mesma coisa, mas já vejo a consequência de aumento da RAM

Sim, as empresas querem distância de ChatGBT e afins abertos, mas estão profundamente usando IA nos sistemas da IBM, Microsoft, Google e Amazon, acho que a Apple ainda está engatinhando nesse quesito. Me lembra um pouco a Nokia quando surgiu o Iphone.

É quem nem falo diretamente das empresas, falo dos funcionários dessas empresas sabe, que teriam a opção de usar convenientemente IA pra ajudar em alguma atividade ou análise ali no trabalho, mas sem isso devido a tal risco hoje acaba não usando
É algo bem específico mesmo, acho que de fato não terá assim tanta vantagem e pessoalmente não vai me fazer migrar pra Apple por conta disso, mas é apenas um ponto positivo que acho que se encaixa bem no perfil dos usuários atuais da marca, e como eu disse, pode atrair outros

E outro ponto positivo claro é a visão de inovar ou tentar fazer algo um pouco diferente, se é algo que vai dá certo ou não, não sei, mas eu curto ver isso

  • Método inovador: A Apple desenvolveu um método que permite a execução de modelos de linguagens grandes (LLMs) diretamente em smartphones, usando memória Flash no lugar da RAM.

Coisa que já existe nos gerador de imagem como o AUTOMATIC1111 e o Easy Diffusion desde metade do ano ou antes… funciona, gasta menos VRAM, mas é super lerdo… Tipo 10 vezes mais lerdo…

1 curtida