Apple cai para quinto lugar na China e Huawei assume a liderança

taí o motivo dos embargos dos EUA :upside_down_face:

3 curtidas

Isso foi adiantado por muitos que fazem análises sérias de mercado. A Apple vai continuar perdendo mercado, e as chances de recuperar é zero! Eu abomino o regime Chinês e tudo o que o PCC representa, mas ficou óbvio que foi dado a ordem de retirar de forma gradativa a Apple do mercado Chinês. Vai ter muita gente que vai desdenhar das quedas da Apple na China, mas o tamanho do estrago é gigantesco!! Excluindo o mercado dos EUA, a China em disparado vem na segunda posição de mercado do iPhone, impactando em cheio a galinha dos ovos de ouro da empresa.

Não podemos esquecer que a Apple foi obrigada a retirar whatsapp, telegram, signal e outros apps da loja dela. Isso não aconteceu com o Android. Pode ser uma forma de indiretamente os consumidores chineses perderem o interesse e migrarem para as soluções locais com Android, como Oppo, Xiaomi, Huawei, etc.

2 curtidas

Sim, eu acho que foi uma estratégia governamental gradual de extinguir a Apple ao cidadão local, tirando recursos e limitando seu uso. Eles só não fizeram isso junto ao veto da Huawei lá atrás pela boa relação com a Apple, além da montagem dos aparelhos na China.

Corrija-me se eu estiver errado, mas a grande muralha não bloqueava o WhatsApp e o Threads? hahaha

Sim, mas permitia que estivesse na AppStore da China. Você baixava, mas não podia usar, só com VPN. Agora retiraram da loja. Sem novas atualizações. E diferente do Android que permite instalar apk fora da loja, Apple bloqueia. Quem quiser usar esses apps, provavelmente vai migrar para Android.

Não sei como foi feito esse bloqueio. Se foi via IMEI, via número de telefone de celular chinês, etc. Mas provavelmente a China deve ter ordenado de uma forma que Iphones vendidos na China não possam ter acesso a esses apps via Appstore.

Pavel Durov, dono do Telegram, um dos apps afetados, disse no canal dele nessa mesma linha:

":medal_sports: Telegram é o aplicativo mais baixado na China no Android, de acordo com o Google Play. O acesso ao Telegram requer uma VPN na China, mas os chineses são inteligentes – eles gostam do Telegram e encontram uma maneira de usá-lo.

:cn: Na semana passada, a China forçou a Apple a remover aplicativos como o Telegram de sua App Store chinesa. Não vimos nenhuma diminuição nos downloads vindos da China — e não creio que o Telegram tenha sido o principal alvo dessa mudança.

:apple: Foi uma medida contra a própria Apple: as autoridades chinesas estão a forçar mais cidadãos a mudarem de iPhones para smartphones Android produzidos por empresas chinesas como a Xiaomi. Ao contrário dos iPhones, a maioria dos telefones Android permite o carregamento lateral de aplicativos fora das lojas de aplicativos – como a versão direta do Telegram – para que mais usuários da China migrem para o Android.

Mais uma vez, a Apple deu um tiro no pé com suas políticas centralizadas de aplicativos de “jardim murado”. Como resultado desta mudança, a quota de mercado do iPhone na China continuará a diminuir. Priorizar os lucros em vez da liberdade dos usuários não é uma boa estratégia de longo prazo. :point_up_2: — Pavel Durov"

A retirada das apps da app store chinesa nao impacta em nada o comercio local. Chineses nao usam esses aplicativos. A Huwaei vem crescendo desde que emplacou o chipset novo. Provavelmente, melhor usabilidade a preços menores. Na real, antes do embargo estado-unidense à Huawei, a empresa apresentava a única qualidade de ecossistema similar ao que a Apple entrega, colocando a Samsung no chinelo. Nem tudo é geopolítica, as vezes os produtos só não tão interessantes mesmo.

ps: a china deveria fazer mais com as empresas ocidentais perante ao que o ocidente vem fazendo com as empresas chinesas, não faz porque depende do dinheiro delas nas montagens, mas, na diplomacia, reciprocidade é tudo.

1 curtida

Já diz o ditado:
Passarinho que acompanha morcego acorda de ponta cabeça.
A Apple está começando a colher os frutos do boicote descabido aos produtos chineses iniciado ainda na era de Trump e agravado por Joe Biden.
Todas as Big Six de tecnologia tiveram queda de lucros no último trimestre fiscal, a NVidia mais de 30%… Isso vai longe e aí dar ruim para os EUA.

2 curtidas

Concordo no sentido que o ecossistema Huawei é muito mais adequado ao Chinês, ele se integra muito melhor com as carteiras deles, com os apps locais. Agora, está sim acontecendo uma mudança das posições do PCC, alguns locais e diversos funcionários não podem mais usar/adentrar com seus iPhones…E claro, seu ponto é válido, a Huawei ficou anos sem topo de linha, pelas sanções de hardware, situação que vem mudando.
Uma coisa é praticamente certa, o iPhone vai virar nicho na China, com o passar do tempo manter uma posição de 5% de mercado e olhe lá!

Pra elas já é bom o mercado precificar agora porque depender da China a longo prazo seria horrível, poderiam bloquear tudo do nada e seria bem pior.