Apple anuncia AirTags com Bluetooth para rastrear objetos perdidos

Originally published at: Apple lança AirTags com Bluetooth para rastrear objetos perdidos – Gadgets – Tecnoblog

Rastreador da Apple é similar às tags da Tile e permite encontrar objetos como chaves e carteiras facilmente

Dólar da Apple chegando a novos patamares.

Olha, a tecnologia é MUITO legal mesmo. Mas a questão da privacidade ficou bem difícil de conciliar.

Se eu quiser rastrear algum desafeto, eu só preciso jogar uma dessas tags dentro da bolsa dele, ou colar debaixo do carro, sem ele saber… E em algumas horas eu vou conseguir saber onde ele mora. 300 reais não me parece muita grana para “queimar” por uma informação desse tipo.

Nunca foi tão fácil rastrear Juízes, Políticos, Grandes empresários e Celebridades.

Não. A pessoa será notificado que tem uma AirTags ao redor dela que não faz parte do seu ID e poderá desativa-la.

Segundo, as AirTags emitem barulho quando separadas do seu dono por algum período de tempo (esse tempo pode variar já que vai depender das estatísticas de uso reais).

Terceiro, não é possível reparear uma AirTag encontrada.

Existem uma série de outros detalhes de privacidade e segurança.

A pessoa só será notificada se ela tiver um iPhone, certo?

Silenciar a AirTag deve ser incrivelmente simples. Provavelmente ela tem um buzzer (é a forma mais compacta de fazer bastante barulho), e um buzzer pode ser facilmente silenciado apenas tapando o buraco por onde o som sai (com fita adesiva ou cola).

Isso não impede o rastreamento indesejado.

Ela não possui buracos. Mas entendi seu ponto.

Não, mas impede que alguém roube com a intenção de reutilizar.

Até onde sei elas são visíveis para dispositivos Androids também.

Cara, eu acho bastante improvável que um aparelho Android, do nada, mostre uma notificação dizendo: Hey, a AirTag “Maldito Ricardão” está próxima de você a muito tempo. Talvez você esteja sendo rastreado sem consentimento.

Isso teria que estar na raiz do Android (tal qual está no iOS). Não é um recurso que aparece do dia para a noite. E provavelmente é um recurso que a Apple não vai liberar para o Android nunca.

Assim… Eu sei que é paranoia minha com privacidade, e eu sei que existem outros tipos de aparelhos especificamente criados para esse fim (rastreadores baseados em GPS, com LoRa ou GSM). São até mais baratos. Mas o meu ponto é: Esse da Apple tornou a espionagem muito mais simples e acessível.

Dessa forma não. Mas existem algumas formas de interação com ela. Um usuário Android pode aproximar o aparelho e acionar o NFC para acessar um link com informações sobre a AirTag.

Esse é uma das formas de interação.

De fato, o que foi anunciado é que será possível ler mensagens do AirTag com um dispositivo Android que tenha NFC ativado.

O problema é que é NFC, ou seja, precisa, primeiro, estar com o NFC ativo no aparelho Android e, segundo, precisa estar dentro do campo de comunicação do NFC, o que não é muito grande.

E sobre o alarme, a pessoa pode definir depois de quanto tempo ele irá soar. O padrão parece ser 3 dias depois de ficar longe do dispositivo original e se for movido.

Enfim, é esperar pra ver de fato como vai funcionar.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.