Apple acusa Epic de pedir tratamento preferencial para Fortnite

Originally published at: https://tecnoblog.net/361134/apple-acusa-epic-de-pedir-tratamento-preferencial-para-fortnite/

Apple questiona pedido de liminar; Epic Games será removida de plataformas de desenvolvedores do iOS e Mac em 28 de agosto

1 curtida

Como comentado pela própria Apple, é uma prática feita nas outras lojas digitais também…a Epic não tá brigando por direitos, ela só quer aumentar a receita

2 curtidas

O único ponto que a Apple parece fazer diferente das outras lojas é obrigar todas as transações dentro do app a passarem pela Apple Pay, o que acaba incidindo em taxas a serem pagas para a Apple.
Playstation, Xbox e Switch não forçam algo parecido porque nenhuma delas possuem algo semelhante ao AP (mas eu não sei como são as regras pras transações dentro do app nessas lojas).
Google, Amazon e Steam eu não sei como funciona também, mas eu imagino que não tenha essa obrigação.

Mas não é difícil argumentar a favor dessa obrigação que a Apple coloca.
Dá pra falar que é basicamente um mecanismo de segurança. Serve pra impedir que apps redirecionem o usuário para um site não-seguro pra realizar uma transação inescrupulosas.

A verdade é que todos querem sua fatia de lucro.

Até podemos argumentar que a Apple está errada em cobrar os 30%, porém todo mundo faz igual, a Apple é só um alvo grande o bastante, pra ganhar visibilidade.

Acho sim que a Apple errou em não aproveitar essa WWDC para liderar um movimento, junto dos dev para chegarem a um consenso. Ao mesmo tempo eu compreendo que agora seria o pior momento para você fazer uma mudança dessas. Só geraria mais incerteza e especulação maldosa.

Porém mais cedo ou mais tarde ela terá que tomar essa atitude. Com a saída do Phil Schiller ela sinaliza que está aberta a essa mudança.

Eu como usuário acho a mecânica da App Store ótima. Não preciso me preocupar com segurança ou com ficar preenchendo credenciais de dados sensíveis para comprar apps. Por mim esse sistema de pagamento interno poderia se expandir para todos os apps, como Uber, ifood.

Outro ponto que me agrada é saber que o que tem na App Store, vai respeitar as políticas de privacidade (bem como guidelines de design, updates) e com isso consigo um controle melhor sobre meus dados.

A Apple não é a mocinha e nem a vilã da novela, é só uma empresa que cresceu porque seus clientes veem valor nos seus produtos e confiam na sua marca, e ela não tem que ser punida só porque se tornou grande. Esse pensamento de que “ você agora é grande de mais, prejudica a competição, vamos te desmembrar” chega a ser triste vermos gente pensar assim.

4 curtidas

EPIC, seja bem vinda ao mundo minha jovem, a vida é assim, se você achar ruim fabrique seu próprio smartphone. Esses 30% é o preço que se paga para a Apple produzir processadores, arquitetura e outras features para rodar jogos como o seu, a Apple quer lucro, e se a Epic questiona que 30% é muito, deveria repensar no valor que cobra por “recompensas” não tangíveis para um jogo virtual que não agrega valor, se o primeiro for injusto o segundo também é.

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.