App do Nubank vai bloquear ligações de golpe do falso call center

1 curtida

Só faltou falar duas coisas:

  1. informar como esse bloqueio vai funcionar e como os clientes devem agir em caso de dúvidas (pq certamente não vão pegar todos os casos)

  2. dar clareza no uso de dados, pois esse acesso TMB permite extrair contatos da agenda (real intenção dessa funcionalidade) para melhorar (ou não) o perfil de crédito dos clientes.

1 curtida

E a privacidade, fica aonde?
Vai dar todas as tuas informações de contato pra um banco???
Loucura.
Aquela velha maxima, “se você não paga por um serviço, você é o produto”.

Eu já uso esse filtro, se chama “não atendo ligação de número desconhecido.”

Spam e golpe simplesmente me fizeram deixar de atender qualquer ligação que eu não saiba exatamente de onde é. Se realmente precisarem falar comigo, vão ter que mandar mensagem no WhatsApp e se identificar.

Engraçado é a galera falando de um golpe que um desconhecido liga por chamada de video pelado e tira print da tela. Sério, quem é que atende ligação de vídeo de um desconhecido pelo amor de Deus?! É muita vontade de cair em golpe.

2 curtidas

O tanto de dados que os bancos já tem dos clientes, saber da agenda de contatos não me soa ‘tão abusivo’ assim. Considero informações financeiras bem mais sensíveis que os contatos. Fora o Open Banking também…

Mas eles já tem acesso a isso. O app do Nubank tem uma permissão separada para acessar os contatos, praticamente desde que lançaram a conta de pagamentos.

A permissão adicional, que esse “Alô protegido” solicita, permite que o app intercepte a chamada e opcionalmente desligue ou mostre avisos na tela, e alguns outros bancos também oferecem o mesmo recurso (por exemplo, Itaú)…

2 curtidas

Acho que vou continuar usando o sistema nativo so discador mesmo. O app vai coletar todos os números do cel.

Pode ter certeza que eles já sabem o seu número mesmo sem você informar, se pra uma pessoa comum já é algo “fácil” de conseguir, imagina um banco bilionário.

Logico que sabem seu número mas o que eles querem são seus contatos. Telefone das pessoas que vc mais se relaciona. Se tiver alguém com esse número no cadastro deles eles conseguem tracar um perfil de crédito melhor e com isso dar ou tirar limite.

Lembra daquela ditado: “diga-me com quem andas que te direi quem és?”

Então, mais ou menos isso mas agora na época digital.

1 curtida

Sim eles já pediram antes, mas antes era opcional. Pra essa feature não.

Mas continua opcional. Aqui no meu app perguntou se eu queria ativar o Alô Protegido, não forçaram nada, inclusive tinha um botão “não, obrigado”…

2 curtidas

Não é a agenda, é histórico de contatos com outras pessoas/empresas(Português não ajuda nessa hora), ligações no caso.
Com informações de quem, quando e por quanto tempo você fala com alguém, o banco consegue extrair bastante informação, tanto de você quanto da outra pessoa. E isso fica ainda pior quando se adiciona as informações que o banco já tem(movimentações financeiras, localização, etc).

Se você liga pra um médico por exemplo, o banco pode vender essa informação pra empresa de ads te anunciar medicamentos e farmácias, e isso é só o primeiro exemplo que veio a mente.

E o que isso difere de tantos outros apps que fazem a mesma coisa? Tudo o que fazemos no smartphone é rastreado pra vender publicidade. Ainda continuo achando ‘ok’, visto do que já damos de informação pra rede.

Nada de novo sobre o sol, só o povo surtando e fazendo escandalo por pouca coisa coisa.

Aka apps da Meta que coletam absolutamente tudo sobre sua vida sem sequer uma justificativa plausível e todo mundo usa sem reclamar.

Correto, mas isso se você der autorização de tudo pra qualquer app.
Se você for mais seletivo, já consegue reduzir consideravelmente a quantidade de informações coletadas.

E não é porque a informação já é acessível que você deve entregar tudo de mão beijada pra empresa. O teu CPF provavelmente está disponível em algum lugar da internet, mas se alguém te perguntar ele na rua você não vai falar. Porque seria diferente online?