Após configuração do técnico, velocidade caiu muito. Como corrigir?

A minha conexão é de 50Mb FTTH. Após o técnico mexer no roteador, a velocidade não chega mais nos 50mb.
O técnico voltou aqui e disse que é assim mesmo. A velocidade só bate até 30mb, no 2.4G. No 5G, nem chega aos 50Mb.
Esse print é de um teste que fiz mês passado, no 2.4G. A velocidade sempre chegava nos 50Mb.
Alguem sabe qual é o problema?

Vamos começar do começo… por que o técnico teve de ir arrumar o roteador?

Porque a conexão vivia parando de funcionar por alguns segundos.

tenta o speedtest.net com um servidor próximo.

Mas no caso, tua rede wi-fi pode estar numa frequência mais congestionada.

Eu acho que deve ser congestionamento mesmo. A rua tá abarrotada de wifi. Todo mundo passa por isso? Creio que sim porque as redes wifi vivem crescendo por causa da massificação da Internet.

Se tu tiver acesso às configs do roteador, veja se o sinal está forte e se tu consegue trocar o canal dele.

Primeira coisa é testar no cabo, já que no 5g era pra alcançar pelo menos 100 Mbps.

Quanto ao 2,4G tu pode escolher velocidade ou estabilidade, os 2 não tem como ter em uma vizinhança cheia de outros wifi.

Depois que o técnico mexeu no roteador, ao acessar o menu do roteador, aparece essa mensagem.

Por que tudo mudou após a visita técnica? Antes a velocidade estava normal.

Testa com cabo, como o Felipe disse, se continuar não chegando 50mbps, reclama com a empresa.

Ainda to tentando entender o que esse doido fez… como é essa rede? modem=>roteador=>repetidores/mesh?

Capture+_2020-12-15-11-32-45

Roteador e modem

só o técnico pra te dizer no que ele mexeu.

Pra podermos te ajuda a melhorar a tua situação tu precisa fazer os testes como descrito, eles tem um proposito de isolar diferentes possíveis problemas. A minha duvida no momento é se tu está ou não recebendo os 50 Mbps.

Não tenho computador.

instala isso e vê qual canal está mais livre. Ai troca pra esse canal.

Manda um print das configurações da rede de 5 Ghz.

Capture+_2020-12-15-11-37-06

Não tô achando esse APP na loja.

consegue mudar a largura de canal na configuração do 5g?

Sim, pra qual?