Após bronca de Torvalds, defensor da linguagem Rust no Linux sai do projeto

pronto, resolvido o “problema”

8 Likes

Esse dev rust deu uma de criança!
O cara foi a público falar sobre o outro…

Isso é coisa de criança.
E ele sair do projeto depois da bronca, diz mais ainda que é super criança.

Eu pessoalmente não acho RUST uma linguagem MADURA o suficiente AINDA para um projeto como o Linux.

Precisa evoluir mais um tanto e ser menos chata de programar.

9 Likes

Realmente este tipo de problema tem que ser resolvido dentro de casa ou no caso dentro de comunidade do Projeto conversando e dialogando sobre com argumentos claros.

Pegou mal até para o Linux este tipo de atitude, mas enfim a discussão é saudável, só o meio usado que não e a forma também devia ser outra.

Trabalho com uma ferramenta Open Source e não concordo com tudo que fazem, mas não vou sair na rede social falando mal de algumas pessoas, mas sim passar meus pontos e argumentos nos discussões ligadas ao projeto para ver se a maioria concorda em adotar algumas ideias.

12 Likes

“Da mesma forma que não foram para a política”.

Lúcido pra c*ralho! Nossa, como é bom ouvir alguém inteligente de vez em quando.

8 Likes

Se não tiver briga, não tem Linux.

9 Likes

Bom, no final das contas o Rust permanece e as coisas continuam como estão. Mas o Kernel perde porque um mantenedor importante se desligou.

3 Likes

Quem perde é o Linux. Que vai continuar com códigos defasados e ruins. Já não pensa em integrar IA. Agora não quer enxugar e otimizar o Kernel, pq a linguagem é complexa :joy:

3 Likes

Os cara programam desde quando memória ram eram 10 circuitos flip-flop, usam C pra ter um controle absurdo do hardware, o projeto funciona bem por anos em milhares de hardwares e arquiteturas. Ai vem uns caras que programam em uma linguagem com automatização que os caras são os melhores do mundo, argumentando que vcs não são tão bons quanto isso aqui que tá no hype, e quando tecnicamente não emplaca tenta vencer na firulagem de rede social, fofoquinha, cancelamento a lá geração woke, e essas baboseiras todas … Tá me zuando né? Tinha que cair fora mesmo, se fosse profissional mesmo ia provar os bugs, tentar atacar e mostrar pra comunidade a superioridade da solução na prática e não ficar soltando palavras genéricas que são um grande vazio. Linux sempre foi ou vc faz uma implementacao estilo NASA, ou tá fora, não seria diferente agora.

15 Likes

Maior problema do Rust ainda continua sendo seus usuários extremamente chatos, esse aí reforçou mais uma vez isso. Se tivesse peito mesmo teria feito um fork.

5 Likes

C: funciona.

“Quando eu leio comentários e sugestões sobre qual direção a linguagem C deveria seguir, eu agradeço por não ter a desenvolvido sob uma comunidade global”.

Dennis Ritchie

8 Likes

Os Enzos programmer, se não for minha hype langague eu fico #chateado.
Nunca fizeram nada de verdade e acham que são melhores que a geração Que realmente fez alguma coisa.

4 Likes

Cara, a discussão n é nem essa! Mas vamos lá assim mesmo…

C n é defasado, é uma lang fácil de usar, robusta, solida, confiável, altamente testada e segura. Mas pode ser q Rust seja uma opção melhor? Sim! Pode ser q o C seja substituído pelo Rust em todo o kernel, sim! Mas este tá longe de ser o ponto dessa matéria.

Linus n falou q n irá usar Rust, Linus só deu uma pq o cara foi a público reclamar, algo q realmente n faz sentido algum.

3 Likes

Quero só ver quando o Torvalds morrer

1 Like

Aí vão ripar o linux :sweat_smile:

4 Likes

O problema não é a linguagem ser complexa… Curiosamente, exatamente o que torna Rust bom para muitas coisas, que é o seu gerenciamento Memory-Safe, é que torna o código Rust complexo no kernel…

O kernel é um dos primeiros componentes de software (normalmente o primeiro) com o qual o hardware irá lidar. Se faz necessário que nessa camada, o software seja o mais simples possível. O sistema do Rust de gerenciamento de memória põe uma complexidade desnecessária no Kernel do Linux, ou ao menos em boa parte dele.

Quatno a enxugar e otimizar o Kernel, isso tem sido feito bastante, com várias arquiteturas não tendo mais suporte. Além disso, você pode compilar o Kernel para ser enxuto e otimizado para sua plataforma: apenas coloque os drivers que você irá usar, como é sugerido, por exemplo, no Linux From Scratch e no Gentoo.

Agora, quando a integrar IA… Qual a necessidade de integrar IA em um kernel? Que cada distro tome sua decisão de criar a próxima falha de segurança embutida (Lembram do Copilot?)

13 Likes

Tem bem gente que entende o kernel o bastante. Claro que haveria um impacto, talvez surgissem forks… Mas a comunidade seguiria em frente… O código está lá, é só (entre muitas aspas) forkar e estudar

Tecnicamente nada impede

O pessoal aqui dos comentários não tá entendendo uma coisa.
C tem um problema CRÔNICO com gerenciamento de memória, e isso é usado com exploits.
Linus já tinha falado anteriormente que não iria substituir o kernel inteiro por Rust (como o que o pessoal aqui provavelmente está pensando) e sim partes de segurança do Kernel.

O infeliz problema de comunidade é esse, terá pessoas que irão discordar de sua opinião, e isso é normal. That’s good.

GNOME tá aí, até hoje pra colocar Triple Buffering no DE simplesmente pq os desenvolvedores não entram num consenso, e empurra isso pra próxima versão, isso desde o GNOME 42. Estamos batendo na porta do GNOME 48.

E a treta é a coisa mais bizarra.
Hector enviava os commits para fazer Merge.
Hellwig barrava esses commits pois chama Rust de câncer, e não quer tal câncer no Kernel ou perto de seu environment.

Se fosse um argumento melhor que isso, tudo bem, mas é só um velha guarda que acha que a linguagem que ele trabalhou metade da vida inteira é a linguagem definitiva permanente e nada pode alterar isso.
E essa não é a primeira vez que Hellwig causa dentro do Linux, só não aparece na mídia.
É cansativo trabalhar com um cara assim, ainda mais que programação não é só apertar um botão e sai 3806 linhas de códigos pontinhas, otimizadas e sem problema algum de syntax.

Se até a Microsoft tá atualizando o WinNT pra Rust para que possa reforçar ainda mais a segurança (que estampam como a melhor coisa do Windows 11), pq não fazer o mesmo com Linux?

5 Likes