Aos 20 anos de idade, o Facebook não vai a lugar nenhum

2 Likes

Tiraram os streamers e deixaram aquele povo pedindo pixbet, jogos de azar e falando de política usando teorias da conspiração. Um pena que mataram a possibilidade de competir com a twitch

2 Likes

Foi curiosa essa fase em que Big Techs tentaram competir com a Twitch. Não só o Facebook Gaming, que chegou trazendo streamers grandes que fecharam contratos de exclusividade por um tempo, mas lembra do Mixer? Foi a tentativa da Microsoft concorrer nesse segmento. Rolou a mesma coisa: chegaram com o pé na porta, trazendo streamers grandes da Twitch para serem exclusivos (tipo o Ninja), mas não conseguiram se manter no longo prazo e fecharam em 2020. Aparentemente só a Twitch consegue se manter no jogo, e ainda assim aos trancos e barrancos.

1 Like

Dentre os potenciais concorrentes, a Microsoft tinha tudo para criar uma rival para a Twitch: a comunidade gamer do Windows e Xbox; a tecnologia e servidores do Azure; e a confiabilidade de uma big tech.

Infelizmente a teoria não se traduz sempre na realidade. Manter uma plataforma dessas é extremamente custoso, e se nem a própria Twitch, que é a nº1, consegue fechar no azul, não vai ser a Mixer no posto de vice que iria vingar.

O Facebook até que se mexeu para tentar pegar esse público, e até poderia ter dado certo em algum nível, mas com uma operação completamente desastrosa nesta área, não conseguiu despertar interesse de público e streamers para alguma adesão substancial.

Com isso, só restou como alternativa o bom e velho conhecido de todos que assistem vídeos online: o YouTube. Bizarramente, ao longo de todos esses anos, o Google nunca deu muita atenção para este setor, tendo se preocupado mais em combater o TikTok e seus vídeos curtos.

No fim, essa é uma batalha já ganha pela Twitch, assim como o Youtube já venceu com os vídeos online. Sendo a mais antiga e consolidada, não vejo grandes ameaças que tirem a roxinha do seu posto.

1 Like

Lembrei do YouTube Gaming, acho que o Google até esqueceu disso. Nunca mais vi nenhum merchan. Bater de frente com a Twitch, mesmo com suas polêmicas, ainda é complicado.

1 Like