Ao adotar bitcoin, El Salvador deve limitar rede da criptomoeda

Sim! O Bitcoin é quase tão ruím para pagamentos quanto o Ouro. Como você compraria uma fazenda, ou um shopping, ou um imóvel, ou um carro que seja, por exemplo, com Ouro? Certamente não seria tão prático quanto fazer um PIX. Você teria que contratar uma empresa particular de transporte de valores, segurança, correria risco de ser assaltado, roubado, teria que esconder os valores transportados, dificilmente seria uma transação, digamos, “tranquila”. As pessoas ainda não entenderam que o Bitcoin não está aí para substituir o Dólar, ou o Euro, ou o Real. O Bitcoin é OURO DIGITAL. É outra parada! Para substituír Euro, Dólar e Real existem outras criptos. Outros protocolos! Outras propostas. O que El Salvador fez, foi dizer para seus cidadãos para pagarem suas contas com OURO. É loucura mesmo, pois, até o OURO (físico, clássico, não o digital) sofre oscilações e tem uma tendência secular de valorização, dada a sua escassez. O Bitcoin tem as mesmas propriedades. Enfim… realmente, não é o ideal.

O relatório está enganado. Bitcoin pode servir como pagamento sim, basta utilizar uma camada de pagamentos que atua sobre a blockchain como, por exemplo, a Lighting Network.
Mais uma vez instituições financeiras tradicionais inventando problemas em sistemas melhores e descentralizados que o deles.

1 curtida

Gustavo, você está enganado. Pesquise sobre a “Lighting Network” e verá que é possível realizar muitas transações de bitcoin a um preço baixo.
Basta não usar a camada principal do bitcoin, mas sim uma subcamada.

nao entendi nada agora… até entao sempre divulgou-se que o futuro seria o bitcoin sendo usado a torto e a direito como moeda no comercio e ela nem tem estrutura pra isso?

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.