Antena direcional para Wi-Fi funciona?

Pessoal, faço parte de uma ONG que criou e administra um parque ambiental e estamos querendo colocar wifi para os visitantes, em 3 pontos: na recepção, onde ficará o roteador; em um outro ambiente interno, a uns 30 metros; e num ponto distante 400 metros e sem energia elétrica, onde fica a principal atração.
Não temos dinheiro para nada, e teremos que achar uma solução barata e razoável. Estou pensando na seguinte abordagem, e gostaria de conhecer as opiniões de vocês:

  • Instalar um roteador “poderoso” (qual modelo??) na recepção, e uma antena direcional (qual modelo?) apontando para o ponto da atração principal; no outro ambiente, instalar um repetidor do sinal que vem da recepção.
    Será que isso funcionaria? Não sei qual o roteador mais indicado, nem se antenas direcionais funcionam bem para esse tipo de uso…
    Se alguém puder me ajudar, fico grato! Não temos recursos para errar na solução e tentar novamente…
2 curtidas

Faltou mencionar se vai ter muito obstáculo (árvore, muro, construção, etc) para o sinal…

Tem de lembrar que não é só enviar o sinal do roteador pros aparelhos, mas também precisa receber o sinal dos aparelhos…

2 curtidas

Existem access points para uso outdoor e que tem sinal mais direcional. Como é um parque ambiental, até acho que usar em 2,4GHz não deve ser tão problemático por que não vai haver tanta interferência como em áreas urbanas.

E eu evitaria usar antenas externas, por que pode caracterizar modificação de equipamento e violar a homologação.

Mas acho que a maior sinuca de bico aqui é que você precisa cobrir um local sem energia elétrica e que é muito longe para usar cabos de rede normais.
Colocar um painel solar e uma bateria é uma opção?

1 curtida

Obrigado pela resposta, Keaton. Entre o roteador/antena e o local de interesse haverá algumas árvores, mas não muitas, pois o local fica em posição cerca de 100 metros mais elevada que o roteador. Ou seja, 400 m de distância, sendo 100 m de desnível.
A antena direcional ajudaria a captar o sinal dos aparelhos também, não?

Olha, seria melhor também considerar o que o Everton falou sobre violar homologação, que é bem problemático.

Mas se for muito longe, complica demais… 400m é longe. O que talvez daria pra fazer para evitar o gasto com painel solar/repetidor poderia ser fibra ótica (até 550m) e uma linha de energia ou PowerOverEthernet próxima… mas ai poderia requerer alguma escavação para ocultar o fio… (ethernet não funcionaria sem repetidor por mais de 100m). O contra é que fibra óptica é frágil demais…

1 curtida

Minha preocupação é justamente evitar alguma multa.

Se é pra enterrar cabo por 400m, melhor enterrar logo fiação elétrica junto, mas imagino que o licenciamento ambiental disso seria um terror.

Se o local tivesse eletricidade seria relativamente fácil, usa um par de Ubiquiti ou similares pra formar um link entre os dois pontos e um access point no local. Como não tem, sugeri justamente baterias e painel solar.

Obrigado, Everton! O roteador ficará a cerca de 400 m da atração, que fica em um ponto mais ou menos 100 m mais elevado.
Além do custo de um sistema fotovoltaico+bateria, no local há árvores que dificultariam obter a insolação necessária para a placa. Portanto, o ideal seria conseguirmos evitar a necessidade disso, se possível.
Vc indicaria algum equipamento específico?

Além disso, parece que não é permitido colocar cabo de energia e de dados no mesmo encanamento… por isso o PoE… hahaha

1 curtida

Distância muito longa, limite de distância do Ethernet por pares trançados é 100m.

Mais negócio passar uma fibra ou fazer sem fio.

Infelizmente me parece uma situação que seria melhor mesmo o auxílio de alguém profissional.

1 curtida

Dar palpite sem conhecer a realidade enfrentada é ruim, no entanto, eu acho que vocês poderiam usar essa “deficiência” como algo bom.
Poderiam criar uma comunicação de “desconecte-se e aproveite a natureza”.

Dado todas dificuldades técnicas, algo nesse estilo não ficará barato, principalmente pelo local não ter nenhuma infraestrutura disponível.

2 curtidas

Então, eu deixei essas coisas escritas lá em cima. Mas o PoE só para não precisar de 2 canos… hahaha

1 curtida

Seria mais negócio daí meter a fibra no duto da eletricidade.

Mas como é um parque ambiental, enterrar dutos provavelmente precisaria de licenciamento ambiental, e aí a burocracia e o custo disparam.

Tem isso também.

Eu realmente não consigo pensar em nada que não envolva equipamento semiprofissional, fora as outras encrencas.

@gpAzevedo não rola fazer algum tipo de acordo com algum provedor local não? Talvez botar uma plaquinha “Internet oferecida por [Nome do provedor]” ou algo assim. Eles provavelmente vão ter algum know-how do equipamento necessário.

4 curtidas

Alias… lembrei duma coisa… será que aqueles negócio de ethernet via energia não funcionariam?

1 curtida

É, talvez a solução seja colocar um bom roteador na recepção do parque e esquecer a ideia de transmitir até o ponto a 400 m.
Vc indicaria um modelo de roteador com uma boa relação entre preço e alcance?

Esse tipo de equipamento você não pode olhar apenas pra alcance, pois se será público, ele tem que suportar múltiplos dispositivos conectados ao mesmo tempo.

Qualquer roteador residencial, por mais avançado que seja, com 100 conexões simultâneas já começa a arregar.
Uma solução que atende o que precisa, seria Ubiquiti, mas, chutando por baixo, vai de R$ 5 mil pra mais.

A ideia do @evefavretto é ótima. Como é uma ONG, 3° setor, é mais fácil fazer uma parceria com uma empresa.
A exemplo, aqui na minha cidade, tem um parque de exposições, todo aniversário da cidade uma operadora local disponibiliza wi-fi grátis, e em todo local tem publicidade deles.

O provedor local já irá fornecer o acesso até a recepção do parque, mas não parece ter know how para equacionar esse tipo de situação. Talvez devamos esquecer a ideia de transmitir o sinal por 400 m e ficarmos apenas nas imediações da recepção, com um bom roteador, não?

Nesse caso, um roteador bom seria algo neste estilo:

1 curtida

Obrigado pelas respostas, Xavier , @Keaton , @evefavretto !
Creio que optaremos mesmo pela compra do Dream Router. Valeu!!

Como que vão entregar a internet na recepção do parque? Vai ser via fibra ou rádio?

Se for fibra, é só pedir para eles estenderem uma fibra até o ponto mais distante por cima das árvores mesmo, cabo drop é barato e da para fazer emendas nele, provavelmente vai durar alguns anos até ter de ser substituído.

Felipe, será por rádio, com a antena na entrada do parque.
Agradeço o interesse.