ANPD enfim se pronuncia sobre vazamento de 220 milhões de CPFs

Originally published at: ANPD enfim se pronuncia sobre vazamento de 220 milhões de CPFs – Antivírus e Segurança – Tecnoblog

ANPD foi criada no âmbito da LGPD; entidade investiga vazamento de dados pessoais que afetou 223 milhões de brasileiros

Uma hipótese que poderíamos considerar seria no fato dos servidores dos órgãos não terem aplicado a segurança de dados devida (Muitos sites por exemplo, nem tinham HTTPS no domínio).

Outra hipótese seria no app da Caixa que criaram para o auxílio, conseguiram derrubar alguns meses atrás por causa de DDoS.

Não podemos descartar essa possibilidade. Porque pra conseguir os dados de todos nós, além de quem já faleceu, é muito estranho

3 curtidas

“Em comunicado ao Tecnoblog, a ANPD diz que está apurando tecnicamente informações sobre o caso, e vai cooperar com os órgãos de investigação competentes […]; Feito isto, a ANPD vai sugerir as medidas cabíveis previstas na LGPD para “a responsabilização e a punição dos envolvidos”, junto aos demais órgãos competentes.”

Aparentemente não vai ficar tão impune quanto imaginei. :thinking:

1 curtida

Se conseguiram solicitar o pedido de auxilio no nome de famosos, imagina pra nós meros mortais.

3 curtidas

Para que serve aplicar uma multa de 2% do faturamento se vão limitar em 50 milhões? Uma empresa que fature 100 bilhões vai pagar o mesmo que fature 1 bilhão…

2 curtidas

Não querendo ser pessimista mas, analisando com base nas demais agências “reguladoras” que o Brasil possui, chuto que no fim das contas não dará em muita coisa. A ANPD só poderá começar a aplicar punições em agosto de 2021, ainda temos 7 meses até lá, sendo que o vazamento já ocorreu. Além disso, sabemos que se houver um culpado condenado, esse irá recorrer infinitamente na justiça e no fim das contas a punição poderá ser convertida em acordos que não punem de fato (estilo o que a Anatel adora fazer).

Não confio que a ANPD conseguirá ser diferente da maioria das agências que pouco protegem os interesses de quem deveria ser protegido. Espero que ela me prove o contrário.

2 curtidas

Todo mundo falando dos vazamentos dos dados e eu só imaginando a cara dos administradores dos servidores que pensavam que linux era mais seguro que windows.

Teorias da conspiração à parte, não sei até que ponto próximo à realidade a publicação do The Intercept de 08/12/2020 já alertava sobre uma mega base de dados que o Governo (leia-se ABIN e mais 27 órgãos federais), criou por decreto presidencial: o Cadastro Base do Cidadão, que é uma integração entre diferentes bases de dados e registros, que vão de CPF às informações de emprego, passando por saúde e até dados biométricos. Lembrando que segurança não é muito forte, visto o vazamento de senha do ministério da saúde, expôs 16 milhões de pacientes de Covid-19. Para respeitar as normas de conduta e evitar click bait, não vou colocar os links das fontes, basta um google. Abraços, e espero que eu esteja totalmente enganado. :slight_smile:

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.