Anime nos anos 90: não, não temos saudade dessa época

Originally published at: Anime nos anos 90: não, não temos saudade dessa época – Tecnoblog

Ver anime nos anos 90 era realmente melhor? Que tal esperar um mês para receber uma fita com novos episódios por correio?

Não, não tenho saudade de ver animê com abertura e encerramentos horrendamente picotados na Globo (Cardcaptor Sakura na Loading ficou linda). Não tenho saudade de entrar no mIRC durante a madrugada e usar algum Download Accelerator para baixar um episódio de hentai no pulso único.

Não tenho saudade de acordar cedo pela manhã e rezar para que o SBT local exiba Magic Knight Rayearth ou DQ: As Aventuras de Fly. Não tenho saudade de esperar o programa religioso terminar para assistir a Slayers na Band.

Só tenho saudade de rever na Manchete Yu Yu Hakushō com a dublagem original da AudioNews e suas aberturas e encerramentos completas lindas bem adaptadas para o Brasil. Espero algum dia poder comprar o Blu-ray de YYH como o fiz com Saint Seiya (obrigado, PlayArte).

Confesso que assino Crunchyroll desde a chegada na Brasil pois tenho peso na consciência pela ruma de animê que baixei até termos um serviço decente de streaming.

4 curtidas

Anos 90 você tinha que migalhar mixaria pra poder ver anime.

Hoje você vê qualquer anime quando, como é onde quiser.

Zero saudades dessa época nesse ponto.

No final da matéria citam que o filme de Kimetsu no Yaiba/Demon Slayer vai sair com atraso, mas todos os filmes de animes são assim, só saem por aqui depois de 6 meses, quando liberam o blu-ray ou algo assim (faz tempo que vi a explicação). Isso se algum fansub se interessar em legenda, porque o filme de BEM eu tive que ver com legendas em inglês. Pelo menos o filme de KnY vai sair em uma plataforma e com legendas em pt.

Que tal esse?

(Vou deixar com a thumb, só pra tu lembrar mentalmente dessa tortura chinesa misturada com cacofonia. hahaha)

Que, por sinal, nunca foi terminado… hahaha
Mas agora fizeram um reboot e parece que vão terminar desta vez.
Mesma coisa para Shaman King.

Assista Slayers na integra em algum site de streaming (não sei se o Crunchy tem).
Slayers estava para a Band assim como Rurouni Kenshin estava para a Globo… fizeram um monte de censura tosca (eles conseguiram colocar os três primeiros episodios em um só), tiraram de ordem (incluindo passar duas ou três temporadas misturadas)…

Mas voltando ao tópico. eu não sinto falta da época dos anos 90-00, no quisito obter animes. Era uma luta só, lembra a época de dial-up? Eu deixava a noite toda no pulso único num K6 233 com 30MB de RAM com fonte genérica e placa mãe da PCBoard baixando os epis de animes em RMVB. E torcia para que eu não dormisse demais e estourasse a conta de telefone…
Eram seis horas para baixar, acordava desligava a internet, deixava convertendo para então gravar em CD usando o NERO e ia para escola. Levava umas seis horas para converter para poder finalmente assistir na TV, no PC frameava demais… hahaha

Eu sentia que tinha animes que teria de reassistir/terminar de assistir devido às atrocidades que fizeram na época. Principalmente à dublagem horrenda que tinha na época ou porque as emissoras tratavam os animes como se fosse pernalonga… e depois alguns anos, eu fiquei sabendo que eles tinham censurado muita coisa…

YYH… A dublagem (se comparado com o original) era horrivel e fizeram vários cortes inúteis… Mas depois de começar à reassistir, nem consegui terminar porque virou DBZ misturado com CdZ… (lutas intermináveis e poderes tirados do nariz. hahaha)

Slayers, que era um anime de comédia, ficou com menos sentido ainda. Lembro que a Naga apareceu durante a run original de Slayers… foi triste.
Retalharam o retalhador…
Bucky (Jibaku Kun) nunca chegou a passar por completo…

Outros que eu tinha de terminar de assistir: El Hazard e Tenchi Muyo.

Mas teve outros animes da época que não sei se chegaram à passar na TV, mas que são excelentes: Gokudou, Onizuka, Desert Punk, (depois lembro de outros)… que eu só conheci nessa década. Tem uns que eu queria encontrar para ver, mas nunca acho… tipo KochiKame e/ou Kyuuketsuki Miyu.

tl;dr: Atualmente é muito mais comodo assistir os animes favoritos no CrunchyRoll e Funimation. Não sinto falta das dificuldades de assistir animes, mas tive de (re)assistir alguns animes.

Também não sinto saudades dessa parte dos anos 90.
As emissoras não passavam os capítulos de forma linear, era tudo no aleatório, censura nonsense, aberturas muitas vezes inexistentes, etc.

E se conseguir VHSs era algo difícil pra quem morava nas capitais e grandes centros, era praticamente impossível conseguir algo aqui, no interiorzão do Paraná.

Baixar anime era outro parto, caçando no mIRC ou algum site obscuro com gifs de caveiras verdes rodando pela tela.
Depois de baixar aquele RMVB com incríveis 30MB, era torcer pro K6-III dar conta de rodar sem dropar muito, e as legendas não estarem bugadas. Se travava muito, lá ia converter para algum outro formato.

O que sinto falta eram as conversas na escola sobre os episódios, especulações do que poderia acontecer, e desacreditar do maluco que falava que tinha o Dragon Ball AF no Japão, com o Goku SSJ macacão branco.

4 curtidas

Quanto vacilo essa sobreposição, que distribuição tem a ver com qualidade de anime?

Os filmes atualmente são um problema grave que ainda temos em streaming, eles estão se tornando bem mais populares no japão mas não costumam sair facilmente em streamings, salvo algumas exceções

Outro problema que vejo é: muitos animes chegam na versão TV e não são atualizados posteriormente para versões definitivas como as que saem em blu-rays, alguns casos a versão de TV pode possuir desde censura em algumas cenas, ter alguns cortes extras pra caber no slot de transmissão ou mesmo ter algumas cenas refeitas e melhoradas na versão de BD, além disso tem a porcaria do filtro de imagens com luzes e flashes que deixa cinza, bem ruim de qualidade, na versão BD não possui esse filtro.

Maioria dos streamings não liga pra essa versão e acaba deixando a versão de TV mesmo depois de anos, poderiam atualizar depois pra versão de home video e sem censuras, muitas pessoas ainda recorrem a pirataria ainda quando o conteúdo é censurado na TV e em streamings.

A qualidade de audio e video seria outro ponto que posso afirmar que deveriam melhorar, principalmente na parte de audio, mesmo não tendo equipamentos de alta qualidade por aqui, percebo uma qualidade bem ruim, principalmente na crunchyroll, isso poderia ser melhorado facilmente sem alterar muita coisa na quantidade de dados por episódio, seria um aumento na faixa de 10mb a mais por episódio, boa parte disso é herança do flash player e das limitações que existiam antes.

Enfim, serviço de streaming tá melhorando muito do que era, mas ainda tem muitas coisas a melhorar

Palavras de quem já chegou a fazer fansub por vários anos, tanto no brasil quanto no cenário internacional.

2 curtidas

Eu curto tanto anime que Otaku, Goku, Pokémon, Dragon Ball, Pikachu, Esferas do Dragão, Super Saiyajin, Naruto, Digimon e Cavaleiros do Zodíaco pra mim, é tudo a mesma coisa.

#MeJulguem
:joy::joy::joy:

A qualidade das traduções e do vídeo/áudio é que me faz não assinar serviços de streaming. Dependendo do anime que eu estou a fim de ver espero sair o BluRay.

Saudade de quando o MAL tinha listado as fansubs no fim da página, me ajudou a descobrir muita coisa excelente como as fansubs lendárias de Monogatari.

O texto ficou excelente. Me fez voltar no tempo.
A única coisa ruim é que ele acaba.
Realmente temos muito mais acesso e diversidade de animes hoje.
Mas se por um lado ganhamos em acessibilidade, perdemos em socialização.
Claro, com a pandemia isso se agravou. Mas era diferente sair de casa e ir até uma locadora, encontrar pessoas, conversar “olho no olho”. Hoje não tem mais a elegância de enviar uma carta escrita à mão pra um amigo de outra cidade, outro estado, contando sobre novidades, enviando desenhos etc. Você até pode mandar, mas os tempos são outros. Porque temos a facilidade de fazer tudo mais rápido pela internet. Mas também estamos mais imediatistas enquanto sociedade, e mais ansiosos.
Vivi a época do VHS, da locadora, das revistas sobre anime e mangá.
E não posso deixar de lembrar aqui o nome da Anime Do, revista especializada em animes e mangás.
E também de agradecer a Eduardo Miranda, chefe da divisão de cinema da Rede Manchete e responsável por trazer ao Brasil animes como Os Cavaleiros do Zodíaco, Yu Yu Hakusho e Sailor Moon.
Grande texto, sr. Felipe Vinha!
Gostaria muito de ver um texto tão rico assim sobre Chaves e Chapolin aqui no Tecnoblog.
Até mais.

Eu sou dessa época tb, mas acho que se esqueceu um ponto importante, não era um sofrimento tão grande assim, afinal, computador era raro, internet então nem se fala, logo a maior parte de nós sequer sabia que tinha mais capítulos, quando ia chegar ou algo do tipo, assistia o que tinha, quando tinha e partia pra outro.
Então a ansiedade por mais e mais é algo atual. E julgar a necessidade imediatista atual, com o anos 80/90 é estranho.
Eu gostava do jeito do era, e eu gosto do jeito que é. Cada um de acordo com o tempo, velocidade e jovens de sua respectiva época.
Eu preferia antigamente, pois aquela era a idade que eu mais aproveitei, hoje pra mim tá que nem fast food, como qndo quero, sem grande apego, afinal tai solto, super fácil de ver.

Cara, assino Netflix, Prime e Crunchyroll, mas vez ou outra tenho que piratear por causa da censura. Em JoJo’s Bizarre Adventure não tem como, devido às referências musicais eles censuram os nomes dos personagens e dos poderes.

Não consegui gostar de JoJo, mas sério? Por referências? Absurdamente ridiculo isso. pqp

Cara, pois é. Os nomes dos poderes, principalmente. Tem o Man in the mirror, Red Hot Chilli Peppers, Aerosmith, King Crimson, etc. Eu até entendo a censura, mas porra, as referências do anime me fizeram descobrir novos músicos e bandas.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.