No Reddit várias pessoas falam que a bateria adaptável piora a autonomia da bateria, principalmente nos subreddits dos Galaxy S, que têm uma bateria com bem pouca capacidade, e que esses dispositivos conseguem mais horas de uso desativando tal recurso. Além disso, falam que a suspensão profunda também piora o rendimento da bateria, já que é necessário mais processamento para iniciar o app de novo; até que isso faz sentido. Mas realmente essas afirmações procedem?
Acredito que esse consumo é irrelevante. Se o app entra em suspensão profunda, é justamente porque está sendo pouco usado, então a frequência de reabertura deve ser bem baixa a ponto de interferir.
Também acho que não deva ter relevância, o fato de implementarem bateria adaptável é justamente para aumentar a autonomia. (Tanto que a Samsung é a mais agressiva nesse quesito no site Don’t Kill My App, que lista o que cada fabricante faz para tentar espremer mais da bateria, afetando a usabilidade)
Você consegue fazer esse teste você mesmo sem grandes dificuldades.
Eu não sei como o pessoal do Reddit chegou na conclusão de que piora a autonomia, mas é bom lembrar que a bateria adaptável demora um tempo pra se tornar eficiente.
O que essa opção faz é aprender os hábitos de uso e recarga do usuário e adaptar as configurações de gasto de energia de acordo com o perfil. Portanto, quanto mais regular for o seu uso (principalmente no quesito recarga, ou seja, sempre recarrega mais ou menos no mesmo horário), mais eficiente vai ser a bateria adaptável.
Eu não sei se tem diferença entre suspensão profunda e simplesmente matar o aplicativo, mas duas coisas pra lembrar.
Primeiro que mesmo que a suspensão profunda gaste mais energia para iniciar o app, enquanto ele estiver em suspensão ele vai gastar menos energia do que o aplicativo que não estava em suspenão profunda. Então aqui entra a variável tempo.
Um exemplo numérico simples pra entender:
Supunhetemos que pra voltar da suspensão profunda seja necessário gastar 10 de energia, mas que enquanto está em suspensão profunda o aplicativo gaste 0 por hora. Supunhetemos que para voltar da suspensão normal o aplicativo gaste 1 de energia mas que gaste 2 por hora enquanto está suspenso em segundo plano. Assim fica bem simples de ver que o aplicativo que está suspenso normal em segundo plano vai gastar 11 de energia se ele for iniciado novamente depois de apenas 5 horas. Nesse caso vale a pena deixar em suspensão profunda se for deixar o aplicativo de lado por mais do que 5 horas.
Essa é a primeira coisa a se lembrar. A segunda coisa a se lembrar é que se o próprio sistema tiver a opção de gerenciar quais aplicativos vão para a suspensão profunda e quais não, o sistema deve ter usado os seus hábitos de utilização dos aplicativos para decidir quais aplicativos valem a pena mandar pra suspensão profunda e quais não baseado na média de quanto tempo você deixa cada aplicativo em segundo plano. Aqui, novamente, entra a questão de dar tempo para o sistema coletar os dados e também ter um uso consistente.
Eu percebi kkkkkkkkk
No Mi A2, que tem uma bateria péssima, é perceptível o quanto a bateria adaptável estende o uso de dia a dia, pós reset, fica péssimo o descarregar e depois de uma semana e meia já é perceptível a melhora
Ah, eu deixo essa suspensão automática desativada e eu mesmo suspendo apps que não uso muito pra evitar o problema do Don’t Kill My App.
Este tópico foi fechado automaticamente 90 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.