[ANDROID] É possível substituir os apps principais por opensource?

Existe uma boa lista de apps opensource que possam substituir os apps atuais?

  • Fazer ligação (Telefone)
  • Mensagens (SMS)
  • Tarefas / Bloco de Notas (Google Tarefas/Keep)
  • Mensageiro Online (Whatsapp)
  • Gerenciador de arquivos
  • Relógio ?
  • Browser
  • Teclado ?
  • Loja (Playstore)
  • Assitir vídeos (YouTube)
  • Mapas ? (GMaps)

Caso não tenha sugestão, aproveito e deixo uma segunda pergunta (bônus)

  • Apps opensource se tornaram um nicho?
1 curtida

Existe o F-Droid que é uma loja de aplicativos que contém apenas apps open source.

O principal problema de apps open source pra mim é que existe um interesse comercial por trás dos apps fechados de tornar a experiência o melhor possível. Nos apps open source muitas vezes quem está envolvido são apenas desenvolvedores deixando de lado outros papéis essenciais para um produto ter uma boa experiência.

Como designer eu digo que ambos os lados tem culpa, a comunidade open source é muito focada em desenvolvedores e parece nao ter muito interesse em trazer gente de produto ou design em grande parte mas também conheço muito pouco designer que já tentou de alguma maneira contribuir para projetos open source.

Então no geral, respondendo sua pergunta, sim open source é nicho. São raros os apps massificados que são open source, o público geral nem conhece as vantagens de um apps open source então só vai ver algo com a interface e uso pior que não justifica a mudança do seu app de costume.

6 curtidas

No F-Droid eu acho que tem app pra todas essas funções.
O pessoal do Simple Mobile Tools tem aplicativos na loja pra várias dessas funções que você listou como ligação (Simple Dialer), SMS (Simple SMS Messenger), Bloco de notas (Simple Notes), gerenciador de arquivos (Simple File Manager), relógio (Simple clock) e vários outros aplicativos “Simple” (deu pra ver o padrão, né?). Eu não sei por que eles não colocam o link pro F-Droid no site, mas os aplicativos estão lá.

Browser tem aos montes, vai do gosto do freguês.
Teclado também tem alguns, inclusive um Simple Keyboard.
Loja é o F-Droid.
Vídeos depende da plataforma que você quer assistir, mas não tem nenhuma plataforma open-source de hospedagem de vídeo que eu saiba.
Mapas tem o OSM e o Maps.

Então, sim, é possível substituir os apps principais (e não principais também) por alternativas open source.
Pra mensageiro online, você tem alternativas que usam XMPP ou Matrix.
Aplicativo open source que use a rede Whatsapp não tem (e nem sei se é permitido, acho que não).

1 curtida

Se você quer uma implementação open-source do WhatsApp, isso não existe e é uma violação dos Termos de Uso se existisse. Existiam gambiarras pra usar o WhatsApp pelo Pidgin, mas acho que não funcionam mais.

Se quer substituir o WhatsApp, o Telegram é parcialmente open source e o Signal é inteiramente open source.

1 curtida

eu tento usar muitos opensource, mas um que não consegui trocar de jeito nenhum foi o teclado, tentei durante dias, mas não consegui me adaptar e voltei pro swiftkey, o restante tenho usado programas livres

1 curtida

Eu diria que só os projetos open surce comerciais são capazes de bancar um designer pra melhorar o seu produto, como muitos projetos open surce são comunitários, acabam se envolvendo neles quase que só programadores.

1 curtida

Então exato, é um problema de quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha. Porque muito pouco designer se interessa em entrar em projetos open source comunitários e a comunidade de devs open source valoriza muito pouco o trabalho de designers.

No final grande parte dos open source não comerciais são realmente só “O que deu pra fazer” em questão de experiência de uso mas também outros quesitos.

2 curtidas

é o conceito de se não te agrada você é livre para pegar o código, fazer um fork e entregar para a comunidade um produto melhor.
O mundo é movido pelo dinheiro, já me admira o quanto de soluções open source que temos hoje em dia, mesmo a maioria não sendo perfeita.

Então, esse é exatamente o problema. Eu como designer, não consigo fazer nada com isso hahaha a comunidade open source é toda montada em código colaborativo mas não em experiência. Para eu atuar de fato em um projeto eu teria que ser além de designer um puta front end e talvez mais.

Acho que faltam ferramentas de colaboração inter-disciplinares para permitir inputs de novas áreas que não só abrir o github e fazer um PR.

Eu já cheguei a contribuir em coisas no Hacktoberfest só que como meu conhecimento de programação é básico minhas contribuições são também bem superficiais. Refiz alguns icones, deu um tapa numas imagens que estavam super mal otimizadas mas tudo isso sem poder mexer muito no core do negocio.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.