Android Auto em 2022 & futuro

Estou no iPhone 12 no momento e morrendo de vontade de migrar para o Google Pixel 7, enjoei um pouco do iOS.

Porém, uso demais mesmo o CarPlay espelhando na multimídia do carro principalmente mapas, mas também claro músicas, podcasts e a conveniência de usar a assistente de voz do celular de vez em quando.

O último item que estou tentando dar um “check” para me sentir confortável em avançar para a migração é me certificar do estado do Android Auto em 2022 (e futuro).

Nos reviews que encontrei do pixel na internet nenhum fala sobre o Android Auto e ao buscar sobre Android auto em 2022 não encontrei muito conteúdo de qualidade. Mas acabei encontrando algo que me deixou um pouco preocupado em migrar, que foram algumas fontes dizendo que o Google estaria para descontinuar o Android Auto como app nos celulares e então só estaria disponível nos carros que já “tem Android auto instalado”.

Se isso for verdade, vai ser um blocker pra eu avançar, tenho um Nivus e ele não teria esse Android instalado direto na multimídia e tal.

Eu sei que o Nivus tem Waze já instalado direto na multimídia, mas não é conveniente como usar o Android Auto, além do que prefiro o Google Maps mesmo.

Vocês têm informação a respeito? Usuários aí de Android ou melhor ainda, do Google Pixel, saberiam dizer o estado atual e até futuro do Android Auto? O Android 13 ainda é compatível com o “app” do Android auto?

Eu pelo menos, acho ruim. É melhor q nada, mas minha síndrome de vira-lata crê q o Carplay seja bem melhor, mesmo sem ter usado.

Quando conecto o celular no carro aparece um aviso para ligar a localização (se já não estiver ligada) as vezes pede para conceder permissão a ler a localização e notificações (pq se ficar mto tempo sem usar o android tira os acessos). Coisas q tenho q desbloquear o aparelho pra fazer, isso quando não tive q desconectar e reconectar pra conseguir fazer funcionar.

Outra coisa q me irrita é q o android auto por padrão gosta de notificar mensagens de wpp por algum motivo. Sendo que do telegram ele não notifica (q é o certo).

Também acho o google assistent BEEEEEEEEEEM ruim pra entender endereços e nomes de contatos, mas não sei se dizer se é o mic do carro, visto q na minha tv o assistent é bastante esperto.

Já tive problemas do celular desconectar do nada no meio da rua (Usando Note 10+, com o S22 Ultra nunca aconteceu).
Disclaimer 1: acho que foi por conta do cabo, então esteja atento a isso, provavelmente não é “qualquer cabo” que vá atender sua necessidade.
Disclaimer 2: tudo q estou falando quanto a desconexão ocorreu com carros de frota da empresa, todos de uma marca coreana, e todos tem um “dedo duro” ligado no carro, então acho q tenha alguma relação com os problemas do parágrafo anterior.

No meu entendimento, esse descontinuamento seria justamente para aquele app que vc abre em separado para usar a tela do celular como android auto. Se vc tem um carro com capacidade de usar android auto (q é o caso do corona Nivus, salvo engano) basta vc espetar o celular (ou usar sem fio, se for o caso, mas nunca usei) e o carro já espelha o celular e este entra em modo android auto.

Mas tbm posso estar enganado quanto a isso.

Bom ver mais alguém com bom senso kkkkkk
Só falta o maps ter um limite de velocidade na tela como o waze.

Não to no 13 nem uso Pixel, mas nunca precisei baixar o app android auto, só atualizar o plugin do aparelho.

Pô, verdade, isso falta mesmo.

No geral, obrigado pela resposta, eu não sabia que tinha um app pra usar o celular como uma “multimídia alternativa”.

Então agora estou entendendo que a feature de conectar o celular e espelhar na função Android auto para a tela do carro deve continuar funcionando então. Bem massa, obrigado :slight_smile:

1 curtida

O Android Auto é totalmente dependente do seu smartphone, as centrais multimídia que oferecem o Android Auto na verdade são “terminais burros”. O que você vê na tela na verdade renderizado pelo seu smartphone e passado para a central via cabo ou Wi-Fi (nos modelos novos).

Atualmente o app no smartphone oferece uma opção para usar a tela do próprio smartphone ao invés da central multimídia do carro e é isso que vai ser descontinuado, só vai funcionar na central multimídia depois que matarem esse recurso.

O que gera confusão é que a Google também tem o Android Automotive. Apesar do nome parecido, o Automotive é um SO completo para carros, que funciona independente do smartphone e pode até controlar alguns ajustes do próprio carro. Ele também tem as funções do Android Auto e dispensa o smartphone na maioria dos casos. Não sei se já tem algum modelo de carro aqui no Brasil usando o Android Automotive, no entanto…

1 curtida

Perfeito, era isso que não tinha entendido.

Se isso vai continuar funcionando, perfeito, assim vou continuar usando no carro normalmente. Muito obrigado :slight_smile:

O Nivus usa um Android, agora que tipo de Android ele usa eu não consegui descobrir, mas da pra instalar e atualizar alguns aplicativos.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.