Android ainda peca no quesito atualização de sistema em smartphones antigos?

Não exatamente.
Atualizações de segurança são distintas das atualizações do sistema como um todo.
Uma única versão do Android recebe várias atualizações de segurança ao longo da vida, mas você tem que ver qual é a política de atualização de segurança de cada fabricante.
A Samsung parece estar oferecendo 4 anos de atualização de segurança para algumas linhas, mas é a exceção no mundo dos Androids.

6 curtidas

Então, não tenho fetiche por atualização de software. Mas sim por segurança, no sentido de poder usar meus apps com o menor risco possível de invasões, por exemplo. Aí, não basta ter só o app atualizado; o sistema no qual o app roda também interfere nesse quesito de segurança, não acha?

Os 4 anos de atualizações de segurança a Samsung está oferecendo para todas as linhas. Só as atualizações de sistema por 3 anos que são “exclusivas” para modelos selecionados (todos da linha S, Tab S, Note, Z e Fold e modelos selecionados da linha A).

Independente da marca, a Google também exige pelo menos 2 anos de patches de segurança, senão me engano essa exigência aumentou para 3 anos em aparelhos que tenham saído de fábrica com Android 11. Ainda assim algumas marcas (tipo a Motorola) deitam e rolam, entregando os patches de segurança (que eram pra ser mensais) só a cada 3 meses e olhe lá…

3 curtidas

Algumas atualizações de segurança ainda chegam como atualizações da Play Services, na página de desenvolvedores do Google eles dizem que o Google Play Services ainda é compatível com Android 4.1, ou seja, um Galaxy S3 de 2012 ainda recebe atualizações.

Obviamente essas atualizações da Play Services não são completas como as atualizações do IOS, mas elas permitem que seu smartphone continue compatível com novos aplicativos e não fique tão vulnerável.
Eu não me preocuparia tanto em usar um smartphone antigo, acho que você pode usar esse Moto G6 Plus sem problema.

5 curtidas

Então, eu acho que Android não é tão vulnerável assim. As vezes surgem noticias de apps comprometidos, mas isso ocorre até na loja da Apple com menos frequencia.
Se você usa senhas seguras, autenticação em 2 etapas, PIN no SIM, não usa root acho que as chances de ‘invasão’ são bem pequenas.
Com qual tipo de invasão você preocupa-se??

2 curtidas

A Samsung é a fabricante que mais se importa com qualquer tipo de atualização atualmente.
Quem comprar um smartphone da marca estará seguro.

3 curtidas

Tenho um J7 pro, um celular lançado no varejo na virada de 2017 pra 2018, ele tá com Android 9, pra mim uma versão do Android que totalmente usável, não sinto nenhum problema ou falta de recurso nela no dia a dia, e com patch de segurança de abril, mostrando que a Samsung tem se importado com a segurança nos celulares antigos, e não imagino que mude essa politica nos celulares que tem lançado agora.

Se o teu Motorola tem um patch de segurança dos últimos 6 meses, então acho que ele ainda está seguro e usável, não tem de se preocupar por não tá com a ultima versão do Android, e nem os programas que usa nele devem perder o suporte ao Android 9 tão cedo.

8 curtidas

Eu acho q está mais pra uma questão individual de fabricante do que um problema do android em si. A samsung vai garantir 3 anos de atualizações de sistema e 4 de segurança à partir dos S10 e alguns modelos da linha A, outros devem se manter em 2 anos q vinha sendo o padrão dela. Já a motorola mal garante um.

O principal problema ao meu ver é a fragmentação, é mto mais custoso e difícil de atualizar 10, 20 aparelhos como a samsung tem, do que os 8-9 que a apple atualiza, então é bastante compreensível que só a Apple consiga atualizar os aparelhos por tanto tempo.

Mas estou com o @Marcos_Daud, não entendo pq o fetiche por att de sistema, especialmente quando a fabricante tem uma launcher própria e com funções que chegam até mesmo antes do google (no caso da Samsung, por exemplo) fora que se chega atualização sempre tem aqueles comentários padrão de “estragou o celular” ou “não mudou nada”. Ao meu ver o que importa de verdade são os patches de segurança.

2 curtidas

A julgar pelas atualizações da Motorola às vezes é melhor não ter nenhuma atualização mesmo.

4 curtidas

No momento, a Apple é a fabricante que mais dá suporte de atualização aos seus devices.
Quanto a segurança, a melhor segurança é um usuário educado, independente do S.O.
E como diria Gustavo Faria, o Coca Tech, “Software bom é Software atualizado.”

1 curtida

Eu considero uma peça fundamental. Quando compro um telefone, quero ter acesso aos recursos mais recentes e isso, só com um sistema atualizado.

Exemplo das bolhas de notificações do Android 11, ou a nova API de câmera que deve melhorar significativa o Instagram pra Android 12, ou até as notificações inteligentes do novo Android tbm…

Enfim, por mais modular que o Android seja, várias funções são exclusivas para as versões mais recentes…

2 curtidas

Por mais q Samsungs ou Xiaomis da vida não sigam o design padrão do Android, elas acabam seguindo um pouco as guidelines, então é esperado mudanças visuais nas novas versões.

Fora a principal mudança, q é o tema adaptativo mesmo pra apps de terceiros… Isso é exclusivo do Android 12 e deve impactar fortemente todas as interfaces de fabricantes.

2 curtidas

Essa “segurança” que vejo todos comentando é um conceito bem genérico. Ao contrário do que ocorre com o Windows, não vejo muita divulgação das falhas que esses patches corrigem. Não que eles não sejam importantes, mas seria bom saber as falhas para poder se previnir.

É uma cortina de fumaça: ficamos tranquilos por que vemos a versão atualizada lá nas configurações de sistema e temos “segurança”, mesmo que não saibamos o que isso significa exatamente.

3 curtidas

Sempre quando sai alguma notícia falha grave, sai uma correção. No iOS é bem mais visível porque a Apple fala da falha depois de está corrigida. No Android, a Google faz a correção e manda para as fabricantes. Notícias é o que não falta. E atualizações para corrigi falha são as atualizações pequenas de mais ou menos 50MB, 100MB.

De fato. Todo mês, sem falta, recebo updates de segurança da Samsung.

Neste momento, por exemplo, já estou no patch de junho.

O update foi de cerca de 177MB, mas eu não faço ideia do que mudou. Eles alegam somente “Segurança aprimorada”.

Esse changelog é uma porcaria.

Pelo menos, você recebe patch de segurança :pensive:

Um dos motivos decisivos para eu trocar do Android para o iPhone anos atrás foi exatamente a atualização. A Apple garante o novo SO mesmo para celulares de 6 anos atrás e o sistema mesmo nesses celulares antigos continua fluido. Enquanto em um Android de 3 anos já não recebe atualizações (só as de segurança) e apresenta engasgos.

Mas eu sou desenvolvedor e entusiasta de novos SO, então pra mim é um fator que eu considero importante ter o último SO. O fato da Apple liberar para o mundo inteiro no mesmo dia é fantástico.

Agora pra quem não liga pra isso ou não é da área da tecnologia, realmente tanto faz estar ou não no último SO lançado. Apesar de eu ainda achar que é mancada não entregar para quem tem celulares antigos as novidades. E não é uma questão de “fetiche” por atualizações e sim se importar com o cliente, pós-venda, para que ele tenha as últimas novidades no celular que ele gastou o suado dinheiro para comprar, por longos anos. Mas se o dinheiro tá nascendo na árvore, realmente não precisa se importar com isso, só trocar de celular pra um mais novo.

Uns 80% no mínimo não devem ligar para atualizações, principalmente, se for de segurança devido não trazer um recurso ou função no celular

Você pode conferir o que mudou em cada patch de segurança diretamente no site do Android. A lista é meio extensa visto que eles listam as correções de todas as fabricantes de SoCs, mas é só filtrar pela marca que o seu aparelho usa…

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.