Android 13 vai ganhar recurso de lanterna que usuários da Samsung têm há anos

1 curtida

Eu não imaginava que até hoje o Android puro não tinha lanterna.
Pelo menos liberaram a opção de ajustar o brilho, mas eu talvez nunca use isso, quando quero ativar a lanterna não estou muito preocupado com a intensidade da luz.

Lanterna sempre teve. O que não tinha era configurar o brilho.

11 curtidas

Sempre não. Eu usava um Motorola razr i com Android 4.1 e o Android era bem puro, mas não tinha atalho para lanterna, eu tinha que usar um app para ligá-la.

1 curtida

Esses antigões não vou saber dizer.
Mas dos q usei, começando pelo Moto G1, todos tinham lanterna e atalho pra ela.

Ah, lembrei - o Razr i tinha sim, só q eles chamavam de “tocha” (erro de tradução pra pt-br???).
Tive esse aparelho por um curtíssimo período de tempo.

2 curtidas

eu ACHO que o atalho pra lanterna veio no Android 5, excluindo coisas de terceiros como widgets, apps e, claro, as modificações de fabricantes.

rolou um perdidos na tradução aí. Torch realmente é uma das palavras em inglês usada para lanterna (além de um Blackberry velho), mas no português normalmente uma tocha é aquele negócio dos homens da caverna.

1 curtida

O Moto G1 vinha com Android 4.4 Kit Kat…acho q esse atalho chegou antes do 5, então…
Mas nos Motorola, eu sempre acendia a lanterna com os Moto Ações.

2 curtidas

De fato, antigamente não tinha e tinha que ter um widget pra poder ativar “por fora”, porém isso foi há mto tempo atrás.

Android poderia usar como padrão o método de ligar a câmera que os Motorola tem, se fatiar o ar. Isso é mto útil! Aliás, o de chacoalhar o celular pra ligar/trocar a câmera tbm seria mto bem vindo.

1 curtida

Depende. O Moto G original foi lançado com 4.3, atualizado pro 4.4 (o meu saiu da caixa já no 4.4), depois pro 5.0 e finalmente, 5.1 (que era uma atualização menor do 5.0).
Acho que no 4.4 não tinha atalho, e o Moto G original não tinha o Moto Ações (ele não tinha o coprocessador pra isso, acho)

1 curtida

O Moto Ações tinha, pois eu só usava assim, tanto pra lanterna, como pra câmera.
O meu já veio com o KitKat. Infelizmente, joguei ele fora ano passado, senão até olharia pra conferir.

o Snapchat liberou esses dias a escolha da tonalidade e a intensidade e é ótimo, quem dera os LED’s viessem com o mesmo

Pra canera eu nao acho tão útil os gestos no ar, mas pra lanterna eu acho uma coisa fundamental, normalmente quando queremos isa a lanterna é meio que na pressa e fica procurando o icone dela não ajuda.
Na real acho que falta aos celulares 1 ou 2 botões de ações personalizáveis.

Você não confundiu com o Moto X? O Moto G só foi ter o Moto Ações no Moto G3.

1 curtida

Volta botão físico de câmera com dois estágios, volta.

3 curtidas

Não. Era o Moto G1 mesmo, cuja atualização pra Android 5 ficou um lixo.
Além da lanterna, tinha o screenshot com 3 dedos.

Posso estar enganado, pois depois tive um G4 e mais tarde um G7 Power.

De qualquer forma, atalho pra lanterna já tinha no kitkat.
Alguém falou q usava apps de terceiros - realmente existiam, mas eram aqueles apps com mais ads do que qualquer coisa, e sempre evitei esse tipo de coisa.

Pra camera acho que tudo bem mesmo, até pq no Samsung só configurar pra abrir a camera com dois toques do botão de Power.
Nesse caso do botão personalizável, na Samsung é pior pq tem o botão Bixby que só serve pra atrapalhar. Nem a personalização dele é tão boa assim.

1 curtida

ele não é bem personalizável, tu tá bem limitado no que pode fazer com ele, queria um botão que chamasse qualquer função, com opções de apertar 1 ou 2 vezes pra coisas diferentes e segurar ele também.

Tem alguns celulares com botão extra “remapeável” (às vezes essa possibilidade é bem restrita, tipo o Galaxy Note 10 Plus), mas seria legal se for algo mais mainstream e mais razoável. Acho que seria algo mais útil do que câmeras de 108MP que estão virando moda.

2 curtidas

Tem tanta coisa que, de tão óbvia, a gente imagina que seja padrão do Android. Muitas coisas chegam primeiro nas customs das fabricantes: Captura de tela rolável, notificações em bolha, gravador de tela, programação de tema escuro etc.
A grosso modo é meio o que a Apple faz com o iOS e os aplicativos de terceiros. Verifica apps que estão fazendo sucesso na App Store e adiciona sua função ao Sistema nativamente, como rastreamento de sono, mapas, tradução, gerenciamento de senha etc.