Android 11 encerra suporte à realidade virtual Google Daydream

Originally published at: Android 11 encerra suporte à realidade virtual Google Daydream • Aplicativos e Software • Tecnoblog

O fim do suporte no Android 11 é mais um prego no caixão das plataformas de realidade virtual, como era o caso do Daydream

1 curtida

Novo 3d, pior que eu ja imaginava alias realidade aumentada sera mesma coisa

Sorte da Oculos que conseguiu ser vendida ao Facebook por 1 bilhão na época que o VR estava no hype. Hoje em dia não deve valer mais nada, daqui um tempo é provável que vão descontinuar ou congelar o projeto.

Um blog de tecnologia falar de XR dessa forma… Meio bizarro. E ainda gente comentando falando sobre o Facebook descontinuar o projeto óculos no mesmo mês onde a empresa lança o Óculos Quest 2 e esgota todas as unidades em menos de uma hora.

Povo viaja. Não é atoa que a Sony está investindo nisso, e olha que a Sony tem mania de simplesmente abandonar o que não dá certo, como o vita. Até Nintendo brincou com VR essa geração.

Ontem foi o lançamento de Star Wars Squadrons com total suporte ao VR, sendo inclusive a forma indicada de se jogar o jogo. A tecnologia está mais forte que nunca. O que nunca pegou foram essas porcarias de Cardboard, Daydream, Óculos Go e Gear VR. Isso não é VR… São so visualizadores de imagem 3d. Quem experimentou somente esses produtos e nunca teve contato com uma realidade virtual de verdade, com suporte para 6dof, não tem a menor ideia de como é a coisa.

2 curtidas

Esse é um fenômeno normal e faz parte da curva de adoção de tecnologias.

Sony mal cita o PS VR nos anúncios do PS5. Na página do PS5 no site da Sony só tem um trecho bem pequeno falando que o PS VR é compatível e não tem nem uma imagem do VR ao lado. Foram lançados poucos jogos exclusivos para o PS VR e você não vê mais nada sendo anunciado, diferente de quando foi lançado, que vários jogos embarcaram na onda.
Foi lançado um Half Life esse ano, um exclusivo pra VR que foi muito elogiado (e não está disponível no PS VR), o jogo deve ter começado a ser desenvolvido na época que o VR estava no hype e aí foi lançado só agora. Esse jogo só foi desenvolvido pq a Valve tem um óculos VR próprio, aí investiram no jogo para promover o óculos. Mesmo assim, teve gente fazendo mod pra jogar Half-life sem óculos VR. Você não vê nenhuma outra produtora de jogos investindo pesado em VR, elas sabem que não dá retorno.

As vendas de óculos VR vem caindo ano a ano (fonte)

Eu fui dar uma pesquisada nos principais títulos VR disponíveis, a maioria são jogos com gráficos simples, pouco melhor que Free Fire. Aí tem alguns jogos que foram portados ao VR, como Minecraft, Resident Evil 7, Skyrim e The Last Guardian, mas você não vê mais jogos AAA sendo lançados com suporte ao VR.

E títulos relevantes como Half-life: Alyx são raros, não tem nem 5 jogos. E olha que o PS VR e HTC Vive foram lançados em 2016, já teria dado tempo de mais jogos terem sido lançados.

Eu acredito que o VR não vai morrer, mas vai ser algo muito nichado, sendo usado para alguns treinamentos, tratamentos e pra mostrar projetos. Assim como o 3D que também não morreu, ele ainda é usado em alguns brinquedos da Disney e alguns poucos filmes que ainda são lançados em 3D.

1 curtida

Uma curva que só cai? Ano a ano as vendas de VR só vem caindo.

Exatamente assim mesmo.
O mercado de tablets também está em queda faz uns bons anos.
Será que o hype em drones também passou e já está fazendo a curva de adoção cair?

Mas se continuar caindo, ninguém vai querer criar conteúdo para VR e se não tiver conteúdo, cada vez menos gente vai querer comprar um VR.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.