Android 11 é instalado em 22 celulares com mesma imagem de sistema

Originally published at: Android 11 é instalado em 22 celulares com mesma imagem de sistema – Aplicativos e Software – Tecnoblog

Desenvolvedor modificou GSIs do Android 11 para atualizar sistema em modelos da Samsung, Motorola e outras fabricantes

2 curtidas

será que com isso ficará mais fácil fazer e atualizar as ROMs?

2 curtidas

Aparelhos que não tem o Treble instalado correm risco maior de sofrerem hardbrick. Já que o processo consiste modificar as partições na memória eMMC em seu celular.
Acho que não há problemas em celulares que já tem a estrutura. Mas invasivo para um que não tem, e arriscado.

Mas não deixa de ser uma forma criativa de Custom Rom que foge dos “padrões” de quem passa horas rasurando o CMD desbloqueando bootloader. Agora me pergunto, e os drivers?

2 curtidas

Adoraria em colocar no LG K4 LTE! Existe alguma custom ROM dele?? Daria preferência ao Android GO.

deve existir sim, dá uma procurada no fórum da XDA, se existe ROM pra ele, com certeza vc encontrará lá

1 curtida

Seria tão bom se houvesse alguma possibilidade de instalar drivers do smartphones pela play store e qualquer rom oficial fosse facilmente instalável como um Sistema Operacional regular. Que pena que não é assim.

1 curtida

Existe custom ROM, porém, nem todos smartphones são suportados! AOSP, LineageOS, CarbonROM etc… Penso na seguinte ideia: que fosse possível baixar atualizações de segurança e SO nas lojas de apps – Google Play Store e APP Store! O que acha??

Mas a Google já não faz isso com o Google play service ? Que è o que justamente mantém apps atuais compatíveis com versões de OS antigas.

Quanto as atualizações de software, as fabricates compram da Google a licença do Android, a partir daí a responsabilidade è delas, o Google não se envolve mais.

1 curtida

Por experiência própria: instalar custom só faço se o em casos extremos como por ex se o Android é o 4.x e a pesssoa quer usar um aplicativo de banco que só pega em android mais novo… custom rom não é o melhor jeito de ficar com o celular leve, prefiro dar apenas desativar ou exclur apps chatos de fábrica e usar o kingoroot pra desativar programas que rodam junto na inicialização do sistema, ou seja, o mesmo que vc faz no Windows ao deixar a inicialização mais leve, só isso dá resultado real pra deixar qualquer celular mais rápido, se o celular tem SamsungPay e a pessoa paga por nfc com ele saibm que custom rom nenhuma não
o Samsung Pay não funciona, então é melhor deixar o celular com a stock rom original mesmo, um root básico, e desativar apenas as coisas da inicialização, só isso dá resultado real e deixa qualquer android 95% mais leve se vc desativar tudo da inicialização… geralmente eu deixo só o app de sms ligando junto com o sistema… todos outros apps desarivo tudo e assim não vai ficam rodando em oculto automaticamente ao ligar o celular mas sim comtinuam rodando em oculto apenas os que eu abro …exemplo… o Whatsapp, facebook, instagram, é 18Mb de ram atoa (cada um) ja durante o boot do sistema… tiro eles na inicialização do sistema de modo queno android fica leve… depois do celular ja ligado eu abro os apps, fecho eles, e ai sim eles se mantem rodando em oculto pra manter as notificações funcionar mesmo com eles fechados (o quenpor si só ja é outro serviço que de cada um… que é chamado pelo proprio app quamdo vc fecha qualquer aplicativo (por isso que algumas fabricantes colocam programinha de limpeza pra limpar a Ram, … mas se eles também ja estavam rodando desd eo boot cafa um deles gera gasta de ram em dobro normalmente… ao desativar tudo da inicialização vc percebe que alem do android ficar maiis leve a princípio permanente mais leve também mesmo apos abrir e fechar varios apps, pois cad aum passa a ter execução oculta em ram unica a parrir dai e não duplamente atoa como ocorre normalmente… ou seja… vc percebe nitidamente o celular leve se mantendo mais leve por mais tempo mesmo apos uso intenso de abrir e fechar varios apps pois a execução oculta de todos em ram fica com serviço unico pra cada a parrir daí, outra coisa que eu tambem faço é mover os apk que não posseam odex de dentro das pastas /system/app/ e da pasta /system/priv-app/ movo tudo pra pasta /data/app e reinicio, assim transformando varios apps d esistema em app de usuario normal, permitindo assim esses app serem substituídos quando a playstore atualizar cada um deles sem gerar duplicata de aplicativo por ele existir na pasta system e tambem ele próprio mais atual no espaço do usuario pela play stote ter baixado… assim fixo com apps unicos e ganho espaço e velocidade… e não me preocupo com resetar o celular justamente porque o serviço de backup da conta samsung account guarda também os apk (upa os que não existem na playstore e cria um .txt com links para os que existem na playstore e quando vc entra com sua conta samsung Galaxy ao ter feito um reset tudo volta ao que era rapidinho. Downloads automaticamente ocorrem e até os ícones de atalho volta pra sua tela, até posição dos icones volta tudo perfeito… todo tipo de personalização volta,senhas de wifi salvas, fotos, rints de tela, bloco de notas, músicas, pasta do s arquivos do telegram tambem volta e de outros apps também, e até mesmo pastas soltas e arquovos que vc largou na memoria interna volta tudo… alem disso em linha S da Samsung até seus arquivos todos do micro sD também voltam (desde que menos de 15 gigas),… alem disso até mesmo dados de programas também sao salvos, ou seja, os programas o app Samsung baixa todos denovo da playstore automaticamente e reinstala todos, e os dsdos dos programas baixa da nuvem da Samsung, alguns App voltam até com senhas aalvas dentro, biometria cadasttada ainda dentro dos Apps, todos os dados dos aplicativos deva la neles… é surreal o nivel de perfeição de backup completo do celular que a Samsung esta alcançando… e tudo de maneira boa e funcional, backup leve que vc não ente sugar a bateria do celular, não gasta os dados (faz o backup só no wifi), faz tudo sozinho sem vc perceber… é tipo sincronização mesmo e não backup completo repetitivo como o Whatsapp faz ou como o Google faz… é um nivel de tecnologia superior, bem melhor, vc sente mesmo que não corre risco de perder nada dearquivo nenhum do seu celular caso um ladrão te roube… contatos da agenda e outros dados assim leves também faz backup usando os dados moveis… enfim… vc nunca perde nada dos seus arquivos quanro vc tem um Samsung… por esse único motivo, e pelo fato de eu usar o Samsung Pay, é que caí na real de que stockRom é melhor… e olha que eu usei diversos lineageOS na vida ja hein, rremix, cianogenMod, AOSP, e outras… ja mexi muito até em arquivos PID pra redimensionar tamanho alocavel de participação do sistema, alterações pra poder usar microSD como memoria interna nativamente (em F2FS ou Ext4) sem ter de trocar uma memoria pela outra… antigamente eu usava o app "internal2external " (ou external2internal )… que trocava a memoria interna pela do cartão de memória … eu integrava tudo ao sistema pra isso ja ser o padrão do celular mesmo ao fazer o hard reset e desse jeito dexei muitos clientes felizes… ja fiz muito checkdisk pelo linux usando o adb shell pra dar e2fsck na partição corrompida apos conseguir montar o bloco…ja fiz muito jailbrake em iPhone usando apenas um cabo OTG de android e o cabo usb do proprio iphone ligando d eum celular direto no outro e usando o terminal linux de dentro do TWRP no celular android lra fazer o jailbrake no outro celular iPhone… eu era "o menino do jailbrake rápido " … já alterei muito celular pra voltar a original apos o bootloader ter sido sobrescrito (nunca perdi tempo desbloqueando bootloader nenhum, eu só dou boot direto nu twrp rodando em Ram (como um linux live cd) , carregando esse boot pelo adb mesmo… daí o twrp rodando em ram sem estar instalado no celular vc já faz miséria e mosifica tudo se quiser, resgata arquivos, quebra criptografia de disco, faz clone usamdo o comando dd e manda pra um hd externo … ou até conecta internet via linha d ecomando do terminal e manda ccomandos ds FTP, ou comandos de wget pra enviar e baixar arquivos… enfim… com o twrp rodando em ram vc faz e acontece sem se preocupar com o twrp ter de ser do exato modelo do celular (geralmente sendo um twrp feito pra mesma linhagem de processador ele ja roda em ram por esse jeito… (e claro, não rodaria estando instalado o celular por nao ser o certo do modelo do celular… mas incrivelmente dando boot na memoria ram pra rodar igual live cd não engasga por ser de modelo de celular diferente… abre de boas… foi e é assim que os celulares xiaomi e tantos outros passaram a ser melhor explorados e examinados nos últimos meses e agora ja existem twrp pra diversos modelos de celulares a mais que antes não tinha… a tendência agora é o twrp passar a existir bem rapido para todo e qualquer novo celular que lancem e também terá pra todos os celulares que ja existem… o twrp vai virar algo tao universal e banal que ta riscado alguma fábricante começar a ja trazer o twrp de fábrica…

Aparelhos sem o Treble não correm risco porque simplesmente não é possível instalar GSIs neles. Em alguns casos a comunidade pode ter tentado “portar” o Treble de outro aparelho com hardware parecido, mas por não ser algo oficial você correrá os mesmos riscos de instalar qualquer outra ROM customizada, com o agravante de ser mais complicado voltar para a firmware original.

Agora se o aparelho já saiu de fábrica com o Android 8 ou mais recente, ele suporta o Treble oficialmente por ser uma exigência a partir dessa versão. Nesses aparelhos o máximo que pode acontecer é a imagem de sistema ficar presa em um bootloop, as chances de um hard brick são praticamente nulas. Mesmo no caso do bootloop, basta utilizar o fastboot para restaurar a GSI original de fábrica (ou tentar uma GSI diferente) e o aparelho volta a funcionar…

Já estão no aparelho e são reutilizados pela GSI. O foco do Treble desde o início foi esse, separar os drivers e outros componentes específicos do aparelho da imagem do sistema, para que pudessem ser atualizadas independentemente…

2 curtidas

Alguém que entende disso, vai ter Android 11 no J6 Plus?

2 curtidas

Já fiz o teste no meu J7 PRIME com essas modificações e criação de participação espefica e rodei o Android 10, mas à câmera não funcionou perfeitamente.

Tomou chá :coffee: de :mushroom: cogumelo venenoso. KingRoot só mostra que você além de não saber mudar ROM Do celular, usa esse lixo e acha que resolve manter Android desatualizado só removendo aplicativo da ROM oficial. Que viagem.

2 curtidas

Não sabe! Dependerá se for compatível a este recurso ou demais custom ROM! O J6 Plus recebeu duas atualizações oficiais da Samsung??

2 curtidas

Oficialmente, não.
O Galaxy J6+ vai parar no Android 10 e OneUI 2.
Se quiser atualizar pro Android 11, vai ter que procurar alguma custom ROM.

1 curtida

Sabe se existe para este aparelho alguma compatibilidade com custom ROM?!

Caramba que show de desinformação que alguns deram…

wellerstz
Sim, uma vez que você não depende da fabricante liberar atualizações, você pode ir se virando. Moto G3 tem Android 10. Acho que a Motorola não deve ter ido além do Android 6 com ele.

Felipepperoni
Treble instalado? Você faz alguma ideia do que Treble ou GSI quer dizer? Tem tanto conteúdo legal falando sobre a estrutura do Kernel, das partições. Dá uma lida antes de falar e se garantir.
Acredito que a maioria dos celulares lançados de fabrica com Android 8.1 são compatíveis com o Treble. Os que não são, o pessoal tira um pedacinho da partição de dados e cria a partição da fabricante (vendor). Arriscado? Sim, se feito por leigo. Contudo, os desenvolvedores criam pacotes e scripts prontos para uso que criam e removem partições. J7 Prime é exemplo disso. Enfim, eMMC é coisa de celular lixo.
Pra sua pergunta, drivers ficam no kernel e em poucos casos são carregados externamente.
Leia source,android,com/devices/architecture (substitua as vírgulas por pontos).

RODRIGO
Pesquise e depois pergunte.

Bruno_Cabral_Peixoto
Se as fabricantes tivessem respeito pelos consumidores, liberariam o código fonte necessário para seus consumidores terem liberdade. Coisa que não fazem para travá-los na obsolescência programada.
Xiaomi libera e não tem 1 usuário de Xiaomi reclamando. Meu Mi8 tá com ROM pronta no Android 11. Não é GSI, é código compilado compilado com a árvore do Mi8.
Se todas as fabricantes fizessem o mesmo, você não precisaria de subterfúgios como sugeriu.

Luiz_Paulo_Kenny
Nunca vai ter uma stock tão boa quanto uma custom feita por um time de desenvolvedores independentes e empenhados.
E você cita Samsung, com a OneUI toda cagada… Vou nem comentar. Mas é de gosto. Tem gente que faz root, bloqueia propagandas, faz algumas coisas e fica satisfeita.
Falando de backup, olhe o Swift Backup ou Migrate e bem vindo aos backups de verdade.
Fabricante nenhuma vai alguma dia liberar celular de fabrica com recovery que instale software de terceiros. Esqueça esse sonho, ao menos para as gigantes tradicionais.

mbc07
Aparelho em bootloop pode bootar o recovery numa boa, não precisa correr pra PC pra usar fastboot.

Carolina
É possível, mas depende se alguém vai trabalhar pra fazer funcionar.

Helton_HELTON
J7 Prime é um caco em câmera. Usei a ROM do S20 no meu, ficou ok, mas não funciona pra vídeo chamada no WhatsApp.

3 curtidas

O @AdrianoA3 deu baile nas respostas! Valeu por ajudar alguns perfis! Eu perguntei por não achar qualquer resultado se J6+ é compatível ou incompatível com alguma custom ROM!

Você é conhecedor em atualizações extraoficiais(AOSP, LineageOS etc)??

Amigão, Hardbrick em aparelhos com bootloader desbloqueado ? O J7 Prime é um dos aparelhos que não tem suporte Treble porém já é possível rodar ROM GSI e Port do Android 10 de outros aparelhos. Conseguiram colocar a partição Vendor para rodar roms GSI. E os aparelhos citados acima já tem suas pasta Vendor ( Onde ficar os Drivers) tbm fica no Kernel.

1 curtida