Anatel vai verificar apps e configurações na homologação de TV box

Se alguém tinha alguma dívida, agora ficou escancarado que a Anatel protege mais as empresas que os consumidores

Esse bloqueio de TV Box piratas é algo para inglês ver. A Anacartel deveria juntamente com a Ancine barrar os apps de pirataria de TV Paga amplamente distribuídos na internet de modo eficaz. Mas a pirataria evolui com o tempo.

Historicamente a Anatel tem protegido o cartel de telecomunicações no Brasil. Ela só favorece o consumidor quando há uma enorme pressão da sociedade, como foi no caso das franquias na banda larga Fixa.

4 curtidas

Na minha TV da LG tem app de IPTV. Nem adianta esse tumulto todo.

Pirataria não vai acabar nunca. Mesmo que os detentores de conteúdo revejam o modo como disponibilizam seus conteúdos pra ser mais acessível ainda assim tem gente que vai preferir o caminho “gratuito”.

Só ver o streaming: quando a Netflix foi criada, quebrou uma hegemonia enorme de que você tinha que se prender a um modelo totalmente ultrapassado de ter que assinar TV a cabo e se programar pra consumir conteúdo X ou Y em um determinado horário. Mas daí alguns conteúdos que a Netflix negociou tinham suas “condicionantes” por conta de quem detinha: não podia ser transmitido em determinadas regiões, passaram a ter episódios semanais (séries) porque também eram exibidos na TV aberta ou fechada, etc. E daí viram que o modelo do streaming é interessante e começaram a pipocar serviços às centenas com os mesmos modelos ultrapassados de antigamente (limitação de região, só um episódio por semana em caso de séries, etc). Disso tudo acaba que o que poderia ser um incentivo pra diminuição da pirataria (sumir de vez é impossível) acaba que só fez empurrar o público de volta pra ela.

Isso sem contar eventos esportivos: vide o futebol brasileiro. A Globo detém os direitos do Campeonato Brasileiro. E se tu quer ter acesso a todo o conteúdo do seu time favorito tem que morrer em mensalidade cara, fora que eles tem exigências absurdas como jogos só em determiados dias e horários pra poder se adequar à sua grade de programação. De uns tempos pra cá, pelo menos, algumas Federações Estaduais mandaram a Globo ir pastar noutro lugar e começaram a fazer acordos com outras emissoras e até mesmo com serviços de streaming pra oferecer o conteúdo de outras formas e até mesmo gratuitamente. A Record até tentou levar o Brasileiro anos atrás com uma proposta bem generosa mas acabou que a Globo cobriu a oferta e levou de novo. Mas por mais que o esporte seja extremamente popular, a Globo está cada vez mais se vendo perder faturamento por todos os lados. Não sei se eles vão ser capazes de manter a hegemonia por muito mais tempo.

3 curtidas

Meus parabéns pra ANATEL, sério mesmo… daqui a pouco eles inventam de colocar isso nos smartphones…

  • facilidades para alterar sistema operacional, como modo root ativado de fábrica; <= qual o problema?
  • facilidades para permitir instalação de apps por fora da loja oficial; <= isso aqui não é tipo padrão do Android…?

Não era mais fácil banir todas as box que não forem Apple TV? Afinal o brasileiro é rico e pode pagar por produtos da Apple…

Velho jogo de gato e rato, enxugar gelo, etc. Como se toda TVBox em circulação fosse “original” e homologada pela Anatel, mesmo que fossem nada que uma re-configuração do aparelho não resolva, sai de fábrica nos padrões do cartel pros técnicos darem o jeitinho brasileiro antes de ir pro consumidor.

Vulnerabilidade de segurança, só pra começar. Root vai contra o modelo de segurança usado no Android.
Fora que qualquer dispositivo com Android que seja certificado pelo Google (aka vem com apps do Google de fábrica) não pode oferecer root de fábrica e tem que ter bootloader bloqueado (mas pode ter como desbloquear, ironicamente os Pixel são alguns dos melhores nisso).

É, isso aqui me deixa mais receoso, dependendo de como for a interpretação vão ter que barrar completamente a instalação de apps por sideload e isso me deixa profundamente desconfortável.

Francamente, até espero que nunca acabe, até por preservação. Se deixar apenas pelas empresas grandes, queimam o arquivo pra não ter que pagar residual nem ter outras despesas (ou até por isenção fiscal, né Warner Bros. Discovery?)
Mas essa é uma discussão longa e complicada.

Agora, achar que a situação atual da TV paga é normal e aceitável é loucura.
Eu acho incrível que os serviços piratas são até melhores que os legítimos em alguns aspectos.

O Android já é um queijo suiço por padrão. O root é só mais um “problema”. hahaha

O meu Samsung A03 tem ele desbloqueado pelo que lembro, o Redmi 7 era desbloqueavel. q

Nem a pau, de fábrica eles vem com bootloaders bloqueados. Ainda mais o Galaxy, com todo o negócio do Knox que tem até efuse que estoura se você desbloquear e depois rodar código não-assinado pela Samsung. Mas os modelos vendidos aqui podem ser desbloqueados, só liberar nas opções de desenvolvedor e dar boot segurando as teclas certas.

2023 cara, Android atualizado não é tão inseguro assim não. Eu não me espantaria se tiver mais 0-day por aí pra iOS (juro que já vi um pessoal de infosec falando algo sobre).

1 curtida

O pior que eu lembro bem do meu Redmi 7 ter bootloader desbloqueado. O A03 tem a opção de ser desbloqueado. Mas não lembro se cheguei à mexer nisso, mas é possivel resetar o eFuse sim. Lembro de ter visto que um cara do xda conseguiu faz uns 5-10 anos.

Sim, não é tão inseguro… mas tem coisa não corrigida. hahaha
Detalhe: até o Linux que o pessoal diz que é super seguro, passou 10 anos com backdoor da NSA não detectado. NSA-linked Bvp47 Linux backdoor widely undetected for 10 years hahaha

Essas medidas da Anatel até podem dificultar a vida dos pirateiros mais leigos, mas para os mais avançados, segue tudo normal. Quem quer, consegue.

Afinal, o problema não está no aparelho, mas sim no compartilhamento do conhecimento que o torna um receptor de conteúdo não licenciado. Ai só apagando a internet para ter algum efeito. :joy:

Testei um app de IPTV pirata no Android. E tem muitas emissoras, o triplo da Claro TV+.
Tem apps como o BTV que são barrados pelo Play Protect no Android. O único app de IPTV pirata que funcionou no Android foi o Brasil TV.
Quando a Anatel barrar os apps de IPTV pirata muitos ficarão insatisfeitos. Isso porque eles oferecem um serviço melhor e até a opção de assinatura vitalícia. O único problema do IPTV pirata é o delay mais elevado que no Claro TV+ e em serviços legalizados de IPTV.
Assino a Claro TV+ também, o que me faz comparar um serviço pirata com o original. Logicamente o serviço original possui um delay menor e é mais cômodo de usar para um leigo em tecnologia.

Xiaomi é bem possível que quem te vendeu tenha feito isso.

A esse ponto já devem ter corrigido essa falha né.

:thinking:

Mas só em aparelhos com Play Services né.

Sei não, se conseguiram uma vez, conseguem de novo. É aquela brincadeira que o pessoal gosta… sempre quebrar o inquebravel.

Eu não vi recentemente nenhuma falha desse nível, pelo menos não em Samsung. Pra fazer root em qualquer Samsung recente só desbloqueando o bootloader mesmo.

Normal.
A “solução” seria um misto de dificultar a pirataria mais casual e ter preços mais decentes, mas até hoje não entenderam essa segunda parte.

Como assim reduzir os preços vai aumentar o número de assinantes? - Pergunta um executivo chocado.

Tem quase nada seguro a ataque direcionado, Linux como qualquer outro SO é um queijo suíço como vc falou

Tenho a impressão que isso vai acontecer, e vai ser junto com bootloader. Esperar que as fabricantes façam meia boca

Kkkkkkkk isso é muito comédia, assinatura para piratear kkkkkk os executivos dos principais player audiovisual devem ficar muito puto com isso

1 curtida

Em dispositivos que rodam serviços Google, o bootloader já tem que ser bloqueado.
Tem um exploit pra modelos mais antigos do Chromecast com Google TV, por exemplo, mas não tem uma opção “oficial”, afaik https://www.xda-developers.com/chromecast-with-google-tv-bootloader-unlock-exploit/

1 curtida