Anatel quer destinar faixa de 6 GHz para Wi-Fi mais rápido

Originally published at: https://tecnoblog.net/393211/anatel-quer-destinar-faixa-de-6-ghz-para-wi-fi-mais-rapido/

Anatel estuda destinar 1.200 MHz de espectro para Wi-Fi 6E; Huawei, Nokia e Ericsson defendem uso da faixa de 6 GHz para 5G

Essa decisão da Anatel é boa ou ruim?

Aparentemente boa (nas condições atuais)

Acho que eu prefiro mais banda pro wifi, nos próximos anos acho que só os desktop vão continuar no cabo, nenhum notebook mais vai usar cabo de rede.

2 curtidas

A decisão somente seria ruim para o cartel da telefonia móvel no Brasil, na minha opinião.
O uso intensivo do Wi-Fi nos smartphones no Brasil se deve em parte às baixas franquias de internet móvel, bem como o alto custo e às limitações que a internet móvel possui.
As operadoras do cartel queriam limitar a banda larga fixa para equilibrar e aumentar o uso de internet móvel no Brasil, o que não ocorreu na prática. Isso por causa do crescimento das operadoras regionais que investiram em fibra e em um melhor atendimento.
Hoje, o que se vê é uma ociosidade das redes de internet móvel por causa da proliferação do Wi-Fi nos grandes centros do país, apesar do lento crescimento das franquias.

1 curtida

Fora o fato de que as operadoras hoje tem banda o suficiente para te dar uma navegação acima dos 100Mbps no LTE (como elas gostam de propagandear), mas só entregam mesmo é algo entre 10 e 30Mbps. Só em casos bem específicos de certas regiões mais abastadas e que tem baixa densidade populacional é que se consegue velocidade maior. Isso é só engodo. Frequências tão altas ficam na primeira parede de concreto que encontra. Isso deve ser para projetos M2M, só pode.

1 curtida

Exatamente, o foco dessa faixa de frequência para o 5g parece ser para uso na indústria mesmo.

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.