Anatel propõe cobrar R$ 2,60 por GB em roaming; TIM quer quase o dobro

3 curtidas

Pelo visto o cartel de telecom no Brasil está com medo de perder as fatias da Oi.
Mas essa tarifa do Roaming é abusiva demais. Principalmente porque algumas operadoras ainda cobram tarifas de roaming nacional em planos pré-pagos.

6 curtidas

Isto que da deixar tres apenas no mercado principal e legal é cobrar por este servico estando na mesma rede so que em outro estado kkkk

2 curtidas

Em todos os países do mundo existem apenas 3 ou 4 operadoras no mercado principal, as big players, o resto é MVNO, operadoras virtuais que usam a infraestrutura das big players, e que não são populares por aqui, os preços não são competitivos.
Essa tal grande concorrência e várias operadoras pra escolher é uma utopia no mundo todo.

10 curtidas

Não existe espectro pra suportar mais doq 4 players. O resto é MVNO. Isso em qualquer país

5 curtidas

Roaming só deveria existir pra quando se usasse rede de outras operadoras, roaming na rede da mesma operadora (tipo usar em outro estado) não deveria contar como roaming pois é a mesma operadora.

9 curtidas

Tá aí um negócio que eu nunca entendi, eles vendem espaço na antena, vendem GB’s próprios pra outro usar, ainda tem a tiração de ter que trocar de numero pra cada estado

2 curtidas

Desde que começou essa novela toda ainda não consegui encontrar os números dos processos das liminares/cautelares da Claro, Tim e Vivo pra estudar os fundamentos e argumentos.
Ao que parece a Anatel extrapolou um pouco a competência nesse preço da ORPA. A tal viabilidade jurídica da “reversão” da venda da Oi Móvel ameaçada pela Anatel também parece fraca. Mas um parecer disso a gente só consegue estudando os processos.
Ajuda aí @giovannistrosa :pray:
Quem sabe isso não vira um TCC…

2 curtidas

Esse era um costume antigo das operadoras do BR antes de virarem nacionais. O público tava acostumado e elas se aproveitaram disso, mas é algo que já tá caindo ultimamente. Boa parte dos planos controle e pós já não possuem mais isso.

Porém o roaming q a matéria cita é para as pequenas operadoras, tipo a Brisa ou Algar, q tem cobertura limitada e precisam desses acordos com as gigantes pra funcionarem fora dos respectivos estados de atuação.

4 curtidas

Também não necessariamente, já tivemos TIM, Claro, Vivo, Oi e Nextel (5 big players) coexistindo!!
Mas em parte vc tá certo, o que falta aqui são as operadoras “virtuais” (MVNO) popularizarem!

2 curtidas

Chega a ser cômico a Anatel ameçar AGORA o cancelamento da venda da Oi Móvel. Aprovaram em tudo quanto é lugar/órgão e do nada decidem subir na mesa pra causar. De qualquer forma, esse cartel que é a cobrança de roaming sempre foi abusivo e era de se imaginar que houvesse resistência com essas alterações.

1 curtida

Nextel era um caso bem peculiar, uma vez que eles não operavam em cima do GSM e sim do iDEN, desenvolvido pela Motorola. O modo como o iDEN usa o espectro é sensacional.

Quando eles passaram pro GSM, para ofertar 3G e 4G, foi usando sobra de espectro “rejeitado” pelas quatro grandes.

2 curtidas

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.